O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado hoje, 20 de novembro, e é dedicada à reflexão sobre a existência e inserção da comunidade negra na sociedade brasileira – cujas problemáticas se estendem desde os tempos da escravidão e permanecem vivos até a contemporaneidade
A data foi escolhida em razão da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro que se tornou um dos principais expoentes contra o sistema escravista e a favor da libertação de seu povo. Dessa forma, a instituição dessa celebração não insurge apenas para celebrar seu legado, mas também para validar o reconhecimento dos descendentes africanos e da construção do nosso país, abrindo espaço para questões de extrema importância na atualidade – incluindo racismo, disparidade social e igualdade.
Dessa forma, o dia de hoje é um ótimo momento para assistir a produções nacionais e internacionais que falem sobre os temas supracitados, ainda mais quando pensamos em consciência de classe, discriminação estrutural e privilégios.
Para tanto, separamos uma breve lista com 10 produções para se pensar essa data tão importante, excluindo as que escolhemos na nossa matéria especial passada.
Confira abaixo nossas escolhas:
12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
SELMA: UMA LUTA PELA IGUALDADE
LUTA POR JUSTIÇA
FAÇA A COISA CERTA
CARA GENTE BRANCA
A adorada e dinâmica série da Netflix é adaptação do longa-metragem homônimo dirigido por Justin Simien. Acompanhando um grupo de estudantes negros de uma importante, elitista e estruturalmente discriminatória universidade dos Estados Unidos, cada episódio é focado em um determinado personagem e traz ácidas discussões à tona – guiadas principalmente por Sam White (Logan Browning), criadora do programa de rádio que empresta seu nome à produção.
MARIELLE: O DOCUMENTÁRIO
MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR
O vencedor do Oscar de Melhor Filme pode parecer apenas mais um drama tour-de-force, mas abre discussões sobre inúmeros temas sociais – incluindo sexualidade, identidade de gênero, racismo, tráfico e muito mais. A narrativa é centrada em Black, que mergulha numa jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.
MALCOLM X
Mais um clássico de Spike Lee, ‘Malcolm X’ retrata a vida do líder afro-americano titular que teve seu pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos vinte anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e, a partir daí, passa a lutar pela liberdade do povo negro na linha de frente das lutas raciais. O filme foi estrelado por Denzel Washington, que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator por sua performance.
CIDADE DE DEUS
Inegavelmente uma das maiores e mais aclamadas produções brasileiras, ‘Cidade de Deus’ foi indicado a quatro categorias do Oscar e infelizmente não levou nenhuma. A poderosa trama é centrada em Buscapé, um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.