sábado, abril 27, 2024

10 razões para assistir Abbott Elementary, a série de comédia da Disney mais elogiada e premiada do momento

Abbott Elementary chegou de fininho no Brasil, sem chamar muita atenção na plataforma de streaming Star+. Mas seu indiscutível sucesso nos Estados Unidos e suas recentes vitórias nas principais premiações estão gradativamente mudando esse quadro.

Acompanhando um grupo de professores de uma conturbada escola pública da cidade de Filadélfia, a original da emissora ABC/Hulu tem muito a ver com a realidade brasileira e mostra, com muito bom humor e idealismo, como é possível vencer os desafios do descaso público através do amor pela profissão.

E se você ainda não foi convencido de que essa pode ser sua nova série de comédia favorita, separamos 10 motivos para te encorajar a assistir Abbott Elementary. Confira!

Formato mockumentary

O subgênero de pseudo documentário (mockumentary) é uma excelente forma de subverter a comédia, fazendo do sarcasmo seu maior aliado. Mas executar isso do jeito certo é um desafio. E em tempos onde todos se sentem tão ofendidos e vitimizados, resgatar esse formato pode acabar sendo um tiro no pé. Mas Quinta Brunson – protagonista e criadora de Abbott Elementary – acerta em cheio.

Com um roteiro afiado que sempre mantém um ar um tanto idealista, a série consegue enfrentar o fogo cruzado da zona de cancelamento sem precisar se curvar a qualquer agenda. Focando nos dilemas dos professores a partir de personagens tão diferentes que, a série é um sopro de novidade em meio a roteiros tão blasé que têm surgido nos últimos tempos.

Otimismo regado por crítica social

A escola Abbott Elementary vive de perrengue em perrengue, rendendo em uma lista infindável de críticas sociais ao sistema norte-americano. Mas um dos aspectos mais cativantes da produção é justamente sua visão otimista e promissora de um presente tão caótico.

Sempre regada por mensagens inspiradoras que celebram os professores (genuínos heróis sem capa), a série funciona como uma bela e encorajadora homenagem, que direciona seus olhos para uma das classes mais fundamentais da sociedade, mas muitas vezes tão esquecida. Brunson faz um trabalho lindo ao unir um entretenimento da mais alta qualidade a uma proposta sociocultural tão valiosa.

Não deixe de assistir:

Personagens excelentes

Abbott Elementary é feita de personagens diversos que sabem muito ocupar o seu lugar dentro da trama. Às vezes mais caricatos e dentro dos tropos tradicionais de Hollywood, às vezes mais complexos e sensíveis, eles são bem elaborados, fogem da superficialidade e rapidamente se conectam com a audiência.

E com um roteiro que sabe muito sincronizar cada um desses arcos de forma que todos contribuam diretamente para a trama principal, fica difícil não se apaixonar por ele. Inclusive pela diretora Ava, a nossa Michael Scott da série.

Episódios curtos e dinâmicos

Seguindo o formato do subgênero mockumentary, a original da plataforma Star+ sabe desenvolver sua trama dentro de menos de 30 minutos. Dando espaço de tela suficiente para todos os protagonistas principais brilharem, os episódios sempre exploram os dilemas dos professores de forma criativa e engraçada – sem perder aquela boa dose de crítica social que serve como denúncia para o descaso do ensino público norte-americano.

Perfeita para quem tem saudades de The Office e Modern Family

Os cortes rápidos, os ângulos constrangedores e as histórias mais peculiares que jamais seriam flagradas se não fosse por uma câmera documental são alguns dos elementos que tornaram The Office e Modern Family os sucessos que até hoje são. Abbott Elementary resgata toda essa estranheza e sarcasmo que tanto sentíamos falta. Com uma direção perspicaz e um roteiro que serve sacadas cômicas bem ácidas e desconfortáveis, a série de Quinta Brunson é a resposta pra quem ainda morre de saudades da Dunder Mifflin e do clã Pritchett-Dunphy.

Tyler James, o Chris de Todo Mundo Odeia o Chris

Você já pode parar de atazanar o ator Tyler James Williams com uma coletânea infindável de frases da amada comédia Todo Mundo Odeia o Chris! O astro – que por sinal é também um ótimo cantor – traz um novo fôlego pra sua carreira com um papel excelente em Abbott Elementary. Introspectivo e soturno, ele dá vida a Gregory Eddie, um professor substituto perfeccionista que sonha em ser o diretor de escola, mas que ainda sofre com as pressões de suprir as expectativas de seu pai.

Com uma atuação excelente e bastante irônica, ele entrega um humor do avesso – que fica muito nas entrelinhas. Sua performance, além de lhe garantir um ótimo destaque diante um elenco que já é brilhante, ainda lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical em 2023. E te garanto, você vai ficar tão na dele!

Humor inteligente feito pra todo mundo

A criadora e protagonista da série, Quinta Brunson, soube combinar estrategicamente o humor leve com uma abordagem social mais madura. Tratando assuntos sérios sem perder a oportunidade de brincar com a comédia, ela convida a audiência para se divertir de forma despretensiosa, mas não a deixa encerrar seus episódios sem um ponto reflexivo e inspirador.

E assim, sem perceber, o público aprende mais sobre os desafios da educação básica pública dos EUA, encontra suas inúmeras identificações com a realidade brasileira e ainda se diverte com o pessimismo de professores veteranos que já estão habituados com um sistema corrupto. Cinco episódios depois e fica inegável se sentir completamente envolvido com cada uma dessas histórias.

Futuro promissor

Os mais recentes prêmios conquistados pela série no 80º Globo de Ouro já garantiram sua renovação para a 3ª temporada, com um horizonte bastante otimista. Com seu segundo ciclo ainda em exibição nos Estados Unidos (mas não no Brasil), aqueles que detestam começar uma série nova sem saber até onde ela pode chegar podem ficar aliviados. Abbott Elementary está bem longe de entrar em qualquer tipo de recesso escolar.

Origem inspiradora

Embora Abbott Elementary seja uma série fictícia, ela é baseada nas experiências da mãe da atriz e criadora Quinta Brunson, que foi professora do ensino básico público na cidade de Filadélfia – onde a trama se passa. Além disso, o próprio nome da série é uma homenagem a uma das professoras da artista, chamada Joyce Abbott.

Sheryl Lee Ralph de volta ao estrelato, aos 66 anos de idade

Sheryl Lee Ralph possui uma longa trajetória em Hollywood, mas seus anos dourados pertenciam ao passado até a chegada de Abbott Elementary. Com pequenas participações de destaque na séries ‘Ray Donovan‘ e ‘Motherland: Fort Salem‘, a veterana parecia ter caído no ostracismo, com seu talento sendo esquecido pela indústria.

Famosa por seu trabalho na amada sitcom familiar ‘Moesha‘ e na sequência ‘Mudança de Hábito 2‘, Sheryl viu seu valor profissional ser esquecido pelo tempo e por sua idade madura. Mas Abbott Elementary não apenas lhe resgatou das sombras de Hollywood, como ainda lhe garantiu o reconhecimento digno diante do público e de seus colegas de profissão. Sua performance como a professora crente Barbara lhe renderam o Oscar da televisão, o Emmy Award.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS