Nas últimas semanas, tivemos notícias sobre continuações para Um Príncipe em Nova York (1988), Os Caça-Fantasmas (1984 e 1989) e Bad Boys (1995 e 2003). Além disso, temos Vidro chegando aos cinemas de todo Brasil. Tudo isso nos fez pensar em sequências que são lançadas nos cinemas muitos anos após o original.
E são vários os exemplos. Fiquem ligados na nossa lista! Sentiu falta de algum? É só comentar!
VIDRO
Sequência de: Corpo Fechado
Intervalo: 19 anos
Vamos começar logo pelo exemplo mais recente. Vidro chega aos cinemas 19 anos após o lançamento de Corpo Fechado. O filme pode ser tratado de forma especial pois também é sequência de Fragmentado (2016). Mas tendo em vista que este último conta apenas com uma ponta de Bruce Willis, não vamos considerá-lo como sequência do hit de 2000. Vidro sim segue diretamente a história do original. Um prato e tanto para os fãs do diretor M. Night Shyamalan.
INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
Sequência de: Indiana Jones e a Última Cruzada
Intervalo: 19 anos
Steven Spielberg também precisou de quase duas décadas para tirar nosso Indiana Jones da vida ociosa. Lançado em 2008, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal tinha a ideia de passar para frente o clássico chapéu do herói. Vivido mais uma vez por Harrison Ford, Indiana Jones passa por aventuras ao lado do filho Mutt (Shia LaBeouf). Cate Blanchett é a vilã principal da história. E a grande ausência com relação ao longa anterior é Sean Connery. Sempre recluso e aposentado, ele se recusou a voltar ao papel de Henry Jones.
A MALDIÇÃO DE CARRIE
Sequência de: Carrie, a Estranha
Intervalo: 22 anos
Clássico dirigido por Brian De Palma e estrelado por Sissy Spacek, Carrie, a Estranha revolucionou o cinema de horror da década de 70 e até hoje é uma referência no gênero. Você já viu quantas variações para clássica cena do balde de sangue? Muitas, não é mesmo? Pois o filme teve uma sequência lançada em 1999. A trama gira em torno de Rachel (Emily Bergl), meia-irmã de Carrie que agora sofre com bullying no colegial. Amy Irving é o principal nome do elenco na pele de uma conselheira escolar.
WALL STREET – O DINHEIRO NUNCA DORME
Sequência de: Wall Street – Poder e Cobiça
Intervalo: 23 anos
Repetindo o que aconteceu em Indiana Jones 4, Shia LaBeouf é o rostinho mais novo em Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme (2010). Ele é o mais recente pupilo de Gordon Gekko (Michael Douglas). Além de Douglas, o filme conta com o retorno do diretor Oliver Stone e ainda traz uma breve participação especial de Charlie Sheen. Ao mesmo tempo em que busca voltar a ganhar destaque no mundo dos negócios, Gordon tenta se aproximar da filha Winnie (Carey Mulligan).
PSICOSE 2
Sequência de: Psicose
Intervalo: 23 anos
Assim como no caso de Carrie, a Estranha, estamos diante de uma continuação que gostaríamos de ter esquecido. Um dos maiores clássicos de Alfred Hitchcock e filme que revolucionou o gênero do suspense/terror, Psicose ganhou uma continuação em 1983, mais de duas décadas após o lançamento do original. Anthony Perkins se manteve no papel de Norman Bates, mas a direção ficou com o nada memorável Richard Franklin.
TRON – O LEGADO
Sequência de: Tron – Uma Odisséia Eletrônica
Intervalo: 28 anos
Clássico do início dos anos 80, Tron levou quase três décadas para ganhar uma continuação. Se o primeiro filme chegou num período em que a informática ainda era algo de difícil acesso, a sequência surge já na era da internet e das redes sociais. Ainda assim, os realizadores conseguiram criar uma trama inventiva e bem conectada com a do original. Garrett Hedlund e Olivia Wilde são os protagonistas de Tron – O Legado (2010). O destaque, no entanto, fica com Jeff Bridges, que volta ao papel de Kevin Flynn.
MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
Sequência de: Mad Max Além da Cúpula do Trovão
Intervalo: 30 anos
Foram necessárias três décadas para George Miller voltar ao universo distópico de Mad Max. Mas não foi por falta de tentativa. O projeto foi iniciado e engavetado diversas vezes neste período. E até perdeu seu protagonista, Mel Gibson. Mas não foi problema. Tom Hardy assumiu o papel do guerreiro das estradas Max. O elenco conta ainda com as excelentes participações de Charlize Theron, Nicholas Hoult, Zoë Kravitz, Rosie Huntington-Whiteley e Riley Keough. O filme conquistou nada menos que seis estatuetas do Oscar.
STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA
Sequência de: Guerra nas Estrelas – O Retorno de Jedi
Intervalo: 32 anos
“Mas e a trilogia do anos 90 e 2000?”, você deve estar se perguntando. Devemos lembrar que os três filmes iniciados com A Ameaça Fantasma representam um prelúdio da história iniciada por George Lucas nos anos 70. A verdadeira continuação de O Retorno de Jedi surge apenas em dezembro de 2015, com o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força. Foram mais de três décadas de espera. Mas valeu a pena para revermos o trio formado por Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill. Além deles, tivemos a oportunidade de nos apaixonarmos por um novo time: John Boyega, Daisy Ridley, Oscar Isaac e Adam Driver.
BLADE RUNNER 2049
Sequência de: Blade Runner – O Caçador de Androides
Intervalo: 35 anos
Adaptação de obra clássica de Philip K. Dick, Blade Runner – O Caçador de Androides é um dos maiores cults do cinema de ficção científica. Um dos trabalhos mais conhecidos de Ridley Scott, o filme trazia Harrison Ford, Rutger Hauer e Sean Young numa trama repleta de personalidade. Por muito tempo, o mercado julgou uma continuação algo improvável, embora Scott volta e meia revelasse o interesse. Mas foi o ambicioso Denis Villeneuve que assumiu a responsabilidade. E contou com a ajuda de Ryan Gosling, Robin Wright, Ana de Armas, Dave Bautista e Jared Leto. Isso sem falar em Harrison Ford, é claro, que voltou ao papel de Rick Deckard.
O RETORNO DE MARY POPPINS
Sequência de: Mary Poppins
Intervalo: 54 anos
O Retorno de Mary Poppins é daqueles casos de continuação que servem praticamente como uma refilmagem. Ainda assim, a opção por seguir a história é interessante para não tentar apagar o que veio antes, ainda mais por se tratar de um dos maiores clássicos dos musicais. Emily Blunt assumiu a responsabilidade de ficar com o papel que consagrou a inesquecível Julie Andrews (a atriz conquistou um Oscar na pele da babá voadora). Lin-Manuel Miranda, Ben Whishaw, Emily Mortimer, Meryl Streep, Angela Lansbury e Colin Firth completam o elenco da produção, mas inesquecível mesmo é a participação do lendário Dick Van Dyke. Musicalmente, talvez o clássico de 1964 seja difícil de superar, mas é certo que o novo longa alcançou um voo bem alto.