Você certamente já ouviu falar que hoje as séries de TV estão mais interessantes do que os filmes nos cinemas. E isso não está de todo errado. O que acontece é que o cinema está cada vez mais voltado aos blockbusters e filmes para os jovens – sendo cada vez mais difícil encontrar um bom entretenimento adulto para assistir. Bem, para isso realmente precisamos nos voltar para as séries. Aí sim, temos grandes produções de todos os gêneros, apostas arriscadas e histórias fora da caixinha. O fato traz enorme alegria.
Desta forma, grandes nomes de Hollywood, tanto de trás das câmeras, quanto da frente delas, aderiram ao formato episódico na hora de contar histórias. E o que ganhamos por vezes é um “filme de 10 horas”. Em 2024 já vimos muitas séries de imensa qualidade chegar às nossas TVs, como por exemplo o épico ‘Xógun – A Gloriosa Saga do Japão’. O sufocante suspense ‘Bebê Rena’. O espetáculo visual de ‘Fallout’. A trama policial de ‘Magnatas do Crime’. E a expansão do universo de Star Wars em ‘The Acolyte’. Isso sem contar com as novas temporadas de ‘True Detective’, ‘The Boys’, ‘A Casa do Dragão’, ‘O Urso’ e ‘Cobra Kai’.
Mas não pense você que acabou, pois nessa nova matéria iremos justamente trazer para você as séries bastante promissoras que chegam nesse segundo semestre de 2024 e que prometem dar o que falar. Confira abaixo.
05.09 – O Casal Perfeito
No início de setembro chega a primeira participação da estrela vencedora do Oscar Nicole Kidman em uma série da Netflix. A estrela de Hollywood é uma das que mais aderiu aos programas de TV, tendo no currículo duas séries da HBO Max, uma da Hulu (Disney), uma da AppleTV, uma da Paramount e uma da Amazon – além de dois filmes originais da Netflix. Em sua primeira série na casa, temos a reunião de uma família rica e aparentemente perfeita. Até que um de seus membros aparece morto, afogado no local. E daí se inicia a investigação de um mistério. O elenco conta ainda com Liev Schreiber e Dakota Fanning.
17.09 – High Potential
Agora partimos para uma série da concorrente Hulu – propriedade da Disney, e antiga Star+ (que acabou de encerrar as atividades) aqui no Brasil. Por trás do programa como criador temos Drew Goddard, e esse é seu maior chamariz. Isso porque ele é o mesmo responsável por obras como ‘Demolidor’ (da Netflix), ‘Lost’, ‘Perdido em Marte’ e ‘O Segredo da Cabana’. Aqui, no entanto, temos um programa mais intimista, que promete um show de Kaitlin Olson. A atriz interpreta uma mãe solteira, aceitando o emprego como faxineira no turno da noite no departamento de polícia. A sacada é que a mulher possui uma mente brilhante e começa a ajudar em casos insolúveis de assassinato.
18.09 – Agatha Desde Sempre
Primeira série em live-action da Marvel no ano (vamos fingir que ‘Echo’ não aconteceu) e provavelmente a única. O MCU foi bastante econômico no ano de 2024, afinal depois de algumas bolas-fora era preciso reorganizar a casa. Assim, tivemos um único filme, com ‘Deadpool e Wolverine’, e uma série em animação (‘X-Men 97’). Embora este seja mais um derivado que ninguém pediu, de um personagem coadjuvante, como ‘Echo’, existe expectativa que a trama leve a algum lugar dentro da narrativa maior. Sendo essa uma série de bruxas, bem que o lançamento poderia ser no mês de outubro, para coincidir com o halloween. A estreia, no entanto, será em meados de setembro.
19.09 – Pinguim
No dia seguinte da aguardada série da Marvel ‘Agatha’, teremos um programa que gera enorme expectativa, sendo ele também um derivado, pelas mãos da rival DC/ Warner/ HBO Max. Falamos do que promete ser o épico de máfia, ‘Pinguim’. Aqui teremos mais um tour de force do sempre ótimo Colin Farrell, irreconhecível novamente debaixo dos quilos de maquiagem que compõem o personagem. É claro que a primeira aparição de Farrell dentro deste universo foi no excelente ‘Batman’, de Matt Reeves, reboot do cavaleiro das trevas estrelado por Robert Pattinson, dono de uma pegada detetivesca que o herói nunca havia recebido. O filme é mais um suspense do que um filme de ação. ‘Pinguim’ deve seguir esse tom de realismo.
10.10 – Teacup
‘Agatha’ da Marvel perdeu a oportunidade de ser lançado no dia das bruxas, mas um programa que irá aproveitar essa janela é ‘Teacup’ – uma série que igualmente tem tudo a ver com a data. Esse é o novo programa com assinatura de um dos mestres do terror atual, James Wan, responsável pela criação do “Invocaverso”. ‘Teacup’ é uma produção da Peacock, a plataforma da Universal Pictures nos EUA, e tem um clima meio apocalíptico. A trama mostra um grupo de vizinhos em uma área rural no interior dos EUA, precisando se unir, colocando de lado suas desavenças, para enfrentar uma ameaça mortal. Quem estrela é Yvonne Strahovski e Scott Speedman.
11.10 – Difamação
No dia seguinte deste thriller arrepiante, ainda no mês de outubro, é a vez de outro projeto para lá de renomado. Quem encabeça é uma das melhores atrizes da atualidade, a duas vezes vencedora do Oscar Cate Blanchett. Tudo bem, sabemos que ultimamente a atriz não teve a melhor das sortes, graças a ter se metido em um dos maiores fracassos da história do cinema, com ‘Borderlands’ – mas todos tem direito a um dia ruim no escritório. Outro fator que conta bastante a favor deste programa é que ele tem criação de ninguém menos que Alfonso Cuarón, responsável por obras prestigiadas como ‘Gravidade’ e ‘Roma’. A história segue uma documentarista especializada em desmascarar grandes organizações. No elenco, Kevin Kline e Sacha Baron Cohen.
02.11 – Homem-Aranha: Ano do Calouro
Como dito acima, ‘Agatha’ será a única série em live-action da Marvel no ano. Bem, ao menos é o que tudo indica. Porém, não será a única série a estrear. Já tivemos uma aceitação muito positiva com ‘X-Men 97’, a continuação direta do programa original de 1992, que caiu com força nas graças dos fãs. É por esse caminho que o estúdio deseja seguir com sua segunda propriedade mais popular: o Homem-Aranha. Enquanto o quarto filme de Tom Holland não chega às telonas, ficaremos com a promissora animação que, ao contrário de X-Men, não será a continuação da série animada dos anos 90, mas uma reformulação do herói em seus dias como calouro se tornando o Homem-Aranha. Chama atenção também o estilo retrô da animação.
Novembro – Duna: Profecia
Em novembro, mas ainda sem data definida para a estreia, teremos uma das séries mais badaladas da temporada. Isso porque se trata do primeiro derivado de um dos maiores sucessos de 2024 no cinema: ‘Duna’. O mundo do clássico literário Duna foi explorado nas telonas como nunca anteriormente, pelo diretor sensação Denis Villeneuve. Para tanto, o cineasta dividiu a história em duas, e lançou a primeira parte em 2021. Como resultado, o longa terminou indicado ao Oscar de melhor filme. Muito provavelmente, a continuação seguirá pelo mesmo caminho três anos depois. ‘A Profecia’ irá focar no covil conhecido como Bene Gesserit – videntes poderosas com grande influência política e religiosa em tal universo. A estreia, é claro, será na HBO Max.
03.12 – Turma do Esqueleto
E se teremos uma série do blockbuster de ficção e aventura ‘Duna’, também teremos mais um programa em live-action da maior franquia de todos os tempos, ‘Star Wars’. Ao todo tivemos seis programas com atores de carne e osso dentro deste universo: ‘The Mandalorian’, ‘O Livro de Boba Fett’, ‘Obi-Wan Kenobi’, ‘Andor’, ‘Ahsoka’ e ‘The Acolyte’. No início de dezembro, a Disney irá presentar os fãs com mais uma atração da franquia em seu streaming. ‘Turma do Esqueleto’ ou ‘Skeleton Crew’ será a primeira série de Star Wars no estilo ‘Os Goonies’ e as produções clássicas dos anos 80 focadas nas aventuras de um grupo de crianças. A criação é de Jon Watts, responsável pelos filmes do ‘Homem-Aranha’, com Tom Holland.
Dezembro – Dexter: Original Sin
A série com o psicopata mais querido e carismático da cultura pop fez tanto sucesso que continua sendo falada até hoje. ‘Dexter’ estreou em 2006 e durou até 2013. O ator Michael C. Hall virou sinônimo do justiceiro que castiga psicopatas com a mesma crueldade dos criminosos. Em 2021, quase uma década após o encerramento da série original, ‘Dexter’ voltaria em uma minissérie de 10 episódios em ‘New Blood’. Este ano conheceremos as origens do personagem, em um programa onde pela primeira vez Dexter será interpretado por outro ator. Patrick Gibson herda o manto do psicopata, vivendo a juventude do personagem. Mas Michael C. Hall volta como o narrador da história. Com produção do Paramount+, o programa conta ainda com nomes como Christian Slater, Patrick Dempsey e Sarah Michelle Gellar no elenco. A data é em dezembro, sem dia definido ainda.
Novas Temporadas:
27.08 – Only Murders in the Building
Nem só de programas novos vivem os fãs de séries, aliás muitos possuem seus seriados de estimação e gostam mais é de ver as novas temporadas deles. Uma das mais queridas do público é a comédia dos veteranos Steve Martin e Martin Short, ícones do humor de Hollywood. ‘Only Murders in the Building’ chega à sua quarta temporada no fim de agosto, dia 27, com o bom-humor conhecido do programa, brincando com os famosos podcasts de true crime (extremamente populares). A série da Hulu (que no Brasil agora vai ao ar pela Disney) caiu tanto no gosto do público que conseguiu atrair nomes como Meryl Streep, Paul Rudd, Amy Schumer, Sting, Amy Ryan, Cara Delevingne, Tina Fey, Nathan Lane, Matthew Broderick e Shirley MacLaine em temporadas passadas. A nova não ficará devendo em nada com a adição de Melissa McCarthy, Zach Galifianakis, Eugene Levy, Eva Longoria e Kumail Nanjiani.
29.08 – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Dois dias depois da estreia da nova temporada de ‘Only Murders in the Building’ (um título que os brasileiros adoram dizer), teremos o lançamento de uma das propriedades mais quentes da Amazon Prime Video. Finalmente estará entre nós o segundo capítulo da saga ‘Os Anéis de Poder’, o novo produto de uma das maiores franquias da cultura pop ‘O Senhor dos Anéis’. A promessa aqui é do encontro com o grande vilão da história: o surgimento de Sauron.
26.12 – Round 6
No fim de dezembro, o ano termina com a volta de um dos maiores fenômenos recentes da Netflix – e acredite a empresa possui muitos. ‘Round 6’ ou ‘Squid Game’ volta para a tão aguardada segunda temporada. A série sul-coreana bolou um teaser bem criativo para anunciar a data da segunda temporada, e de quebra anunciar também a temporada final para 2025. Com o mote das olimpíadas, vemos os pés de corredores preparados para a largada. No meio da corrida percebemos os competidores uniformizados, caindo e sendo pisoteados. Ao que encontramos os soldados nas fantasias já icônicas dos responsáveis pela segurança (dos realizadores) no local inóspito. E claro, a infame boneca do “batatinha frita um, dois, três’, responsável pelo massacre. Espere muitas mortes e jogos macabros no estilo ‘Saw – Jogos Mortais’.