Sempre que encontramos aquela série marcante, a primeira coisa que queremos é sair debatendo com os amigos os temas apresentados. Seja em um profundo drama familiar, ou em caçadas à serial killers, muitas obras seriadas prendem nossa total atenção. Abaixo, separamos algumas produções não muito antigas que, se você não viu, não sabe o que está perdendo:
Mindhunter (Netflix)
Com duas intensas temporadas, o seriado Mindhunter, ambientado nos anos 1970, nos mostra as análises sobre executores de crimes através de um departamento criado dentro do FBI que seria fundamental para traçar recortes psicológicos de criminosos terríveis.
Heels (MGM+)
As dificuldades no relacionamento entre dois irmãos completamente diferentes. Focando na história de uma família ligada ao universo da Luta Livre de mentirinha (aquelas lutas onde heróis e vilões brigam sem golpes que acertam), Heels chegou de mansinho, sem muito alarde, no streaming Lionsgate+. Com oito episódios nessa primeira temporada, o roteiro segue para caminhos bem profundos e outros ainda rasos se tornando interessante para pontos reflexivos quando pensamos em família, negócios no complicado e cheio de atalhos universo do entretenimento. Criada por Michael Waldron (showrunner do aclamado LOKI), Heels tem como protagonistas Stephen Amell e Alexander Ludwig.
Operação Ecstasy (Netflix)
Partindo de uma operação policial (baseada em fatos reais), um enorme e complexo ramo dramático inextricável, ao longo dos dez episódios da primeira temporada do seriado belga-holandês Undercover, ou Operação Ecstasy no Brasil, é criado seguindo o caminho de outras boas produções do gênero mas sempre tentando ter sua identidade e reflexões próprias. Disponível na Netflix, consegue colocar uma carga bem densa na profundidade que atinge nos fazendo a todo tempo perguntas sobre quais são os limites mesmo você estando do lado certo da lei. Interessantíssimo seriado que até ganhou um filme Spin-off chamado Ferry (o vilão desse seriado), também disponível na líder dos streamings.
A Escada (HBO MAX)
Baseada em fatos reais, em A Escada, minissérie disponível na HBO Max, que conta com um elenco maravilhoso, tendo como protagonistas o britânico Colin Firth e a australiana Toni Collette, nos mostra a história do escritor Michael Peterson acusado de matar a esposa. O corpo dela fora encontrado nos primeiros degraus de uma escada da casa em que moravam.
Black Bird (Apple TV+)
A caminhada conflitante para a confiança nos próprios valores. Criado pelo escritor norte-americano Dennis Lehane, autor de romances policiais que viraram filmes de grande sucesso, como Sobre Meninos e Lobos e Ilha do Medo, Black Bird é mais uma série inquietante do ótimo streaming da Apple Tv+. Misturando uma intensa caçada policial à um estudo amplo e muito complexo sobre personalidades humanas (não é à toa que é possível fazer um paralelo com outro seriado, Mindhunter), ao longo de seis angustiantes episódios. Destaque para a atuação fantástica de Paul Walter Hauser.
O Homem das Castanhas (Netflix)
Quando as surpresas são bem guardadas. Disponível no catálogo da Netflix, o seriado dinamarquês O Homem das Castanhas, com bastante maestria, contorna a psique humana não importando a ótica que mais nos chama a atenção. Repleta de personagens ricos em conflitos, seja uma mãe policial com dificuldades de criar sua filha, um investigador que precisa lidar diariamente com os traumas do passado ou uma ministra que vê sua família desabar após um desaparecimento, cada ponta desse ótimo roteiro escrito pelo trio: Dorte Warnøe, Høgh David Sandreuter e Mikkel Serup, nos leva a um desfecho impactante.
Os Favoritos de Midas (Netflix)
O conflito entre a ética e a moral imersas dentro de um contexto de sentimentos variados em uma sociedade egoísta e longe de ser unida. Seriado espanhol da gigante do Streaming Netflix, Os Favoritos de Midas, criada pela dupla Miguel Barros e Mateo Gil, baseado em partes em uma obra homônima de Jack London, é uma alucinante busca por um grupo misterioso que envia cartas e mata além de inúmeras portas perigosas e nada amistosas a se abrir para um protagonista que além de milionário começa a perceber que nunca estará no controle total de sua própria vida.
Mare of Easttown (HBO MAX)
A força dentro das surpresas e desilusões. O que você faria se fosse atormentado por uma tragédia em sua família? Se seu trabalho é questionado por todos ao seu redor? Se sua vida amorosa é um quebra cabeça complicado de se entender? Essas e outras questões estão dentro do contexto de pulsantes emoções da protagonista de Mare of Easttown, minissérie de sete capítulos da HBO que possui um roteiro afiado, repleto de mistérios e dramas profundos gerando inúmeras reflexões pelo caminho. No papel principal, uma das grandes atrizes do planeta cinema, Kate Winslet, em mais uma atuação nota 10. Impecável trabalho que merece ser visto por todos que gostam de boas histórias.
The Americans (Disney Plus)
Entre 2013 e 2018 foi exibido o seriado The Americans, uma trama tensa, cheia de conflitas que mostra dois agentes soviéticos que conseguem se infiltrar nos Estados Unidos e viram uma família durante a Guerra Fria. Pra quem curte histórias de espionagens e reviravoltas esse seriado é um prato cheio!
Criminal Minds (Disney Plus)
Nesse seriado de 16 temporadas que estão disponíveis no catálogo da Star Plus, acompanhamos um esquadrão de elite do FBI especializado em traçar perfis e capturar perigosas mentes conturbadas.
