Uma boa série é aquela que nos fisga desde o início, prende nossa atenção e nos deixa contando os minutos para saber o desfecho. Algumas produções conseguem ir além: marcam a memória, geram discussões acaloradas e viram assunto certo nas rodas de conversa. Pensando nisso, separamos abaixo uma lista com séries que merecem sua atenção:
Origem (Globoplay)
Na trama, conhecemos Jim (Eion Bailey), um engenheiro que constrói atrações de parques de diversões e sua esposa Tabitha (Catalina Sandino Moreno), um casal em crise, perto de assinarem o divórcio que resolvem fazer uma última viagem juntos de trailer com os dois filhos após uma tragédia. Durante o caminho, são surpreendidos por uma árvore que impede de continuarem, regressando para uma outra parte da estrada onde se veem presos em uma cidade, dividida em dois grupos, que tem como referência o ex-militar e atual autoridade do lugar Boyd (Harold Perrineau). Muitas perguntas aparecem: será que eles sobreviveram ao acidente que sofreram? Aonde eles estão? O ótimo episódio piloto prende a atenção sem deixar de esconder os principais mistérios e nos contextualizar de boa parte do que seria a jornada dali pra frente.
Abordando muitos detalhes de um julgamento onde todos são atores exceto um dos jurados, acompanhamos uma ideia inusitada, que mistura reality show e pegadinha, se tornando um dos projetos mais criativos do universo dos streamings em 2023.
Tulsa King (Paramount Plus)
Criada pelo texano Taylor Sheridan (de sucessos como Yellowstone, O Dono de Kingstown e outros sucessos), na trama, conhecemos Dwight ‘The General’ Manfredi (Sylvester Stallone) que após quase três décadas preso sem falar uma palavra sobre a família da máfia nova-iorquina da qual pertence, acaba indo parar na cidade de Tulsa no estado de Oklahoma, situado no centro-oeste dos EUA, com um único objetivo de levantar um domínio criminoso na região. Aos poucos vai conhecendo outros personagens que se juntam a ele nessa jornada que também navega pelo campo pessoal, principalmente no relacionamento conturbado com a única filha.
Silo (Apple Tv Plus)
Ficção científica lançada na Apple Tv Plus, Silo nos leva para uma reflexão sobre a sobrevivência em um futuro distópico onde pessoas vivem em um lugar controlado por regras e repleto de restrições. Baseado na obra do escritor norte-americano Hugh Howey.
O seriado The Boys, disponível na Prime Video, sem dúvidas é um dos projetos mais aclamados por crítica e público nos últimos anos. Na história, baseada em uma HQ escrita pela dupla Garth Ennis e Darick Robertson, acompanhamos super-heróis que possuem um lado sinistro quando estão fora dos holofotes, usando seus poderes para o caos, entrando em conflito com um grupo que tem como objetivo principal deter as ações deles.
Os Assassinatos de Åre (Netflix)
Crônicas do caráter no gelo e no sangue. Dividido em duas partes, com complementos vindos apenas do desenvolvimentos dos protagonistas, a série sueca Os Assassinatos de Åre é uma engenhosa e macabra trama que parte de duas personalidades que tinham tudo para entrar em rota de colisão e nos guia até mentes doentias. Essa importância e detalhes na construção dos arcos dramáticos deixam poucas pontas soltas, dando chance para o suspense brilhar e surpreender.
Watchmen (HBO MAX)
Brilhante minissérie que revista uma das mais aclamadas HQ’s da década de 1980, nos leva até uma realidade alternativa ambientada décadas depois da história dos quadrinhos onde alguns famosos personagens retornam após alguns ocorridos.
Whiskey on the Rocks (Disney Plus)
Pincelando as ironias da geopolítica com um episódio absurdo que aconteceu durante o período de guerra fria, a brilhante minissérie sueca Whiskey on the Rocks – pouquíssimo divulgada aqui no Brasil – usa sem abusar da sátira nos levando para um registro histórico que ficou perto de colocar em linhas de combate os Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS). Criada por Henrik Jansson-Schweizer e Björn Stein, Whiskey on the Rocks também é um show de desabafos que mostra através da comédia tensões em três pontos do mundo num momento caótico do planeta.
Demolidor (Disney Plus)
Na brilhante trama, voltamos a encontrar Matt Murdock, um advogado que perdeu a visão quando criança que de noite vira o herói Demolidor combatendo criminosos inescrupulosos por toda Nova Iorque.
Na trama, conhecemos o advogado Björn Diemel (Tom Schilling) que trabalha em um grande escritório de advocacia na função de liberar bandidos para um chefão local. Infeliz no trabalho, com dificuldades em reestruturar os laços afetivos da própria família, vive seu cotidiano com a corda no pescoço. Tudo isso muda quando resolve fazer um intensivão num curso de ‘atenção plena’ com um guru que lhe entrega saídas para momentos difíceis. Assim, colocando em prática tudo que aprendeu, se envolve em uma série de situações conflitantes a partir da morte de um famoso criminoso, cliente dele.
