sábado, abril 27, 2024

10 Séries Recentes Baseadas em Clássicos dos anos 80 que Você Não Sabia!

A nostalgia dos anos 80 voltou com tudo. Seja em filmes ou séries, a querida década está presente na cultura pop atual e mais viva do que nunca. Até mesmo os mais novos, que não viveram o período, muitas vezes podem sentir como se nela tivessem estado graças a alguma produção audiovisual.

Mas nem tudo o que foi feito na década teve a abrangência e ecoou por todas essas décadas, como por exemplo, digamos, ‘Star Wars’, ‘De Volta para o Futuro’, ‘Karatê Kid’ e ‘Os Caça-Fantasmas’. Existe muita coisa que ficou obscura. Assim, visando jogar uma luz em tais obras clássicas da década de 80, revelaremos abaixo algumas séries recentes, que você provavelmente já ouviu falar, mas não sabia que eram baseadas em filmes desta querida e saudosa época. confira abaixo.

Gêmeas: Mórbida Semelhança (2023)

Com seis episódios, a série da Amazon Prime Video é uma das mais recentes a aparecer aqui na lista. Protagonizada pela sempre ótima Rachel Weisz, a atriz vive gêmeas, médicas ginecologistas, donas de uma clínica para mulheres. Embora sua aparência seja idêntica, elas não poderiam ser mais diferentes. Weisz dá show no papel duplo. Mas antes de virar uma série na Amazon, o livro ‘Twins’, de Jack Geasland, havia se tornado um filme para o cinema em 1988, dirigido por David Cronenberg, e com Jeremy Irons no papel principal dos gêmeos.

The Mosquito Coast (2021-2023)

Série original da AppleTV+, ‘The Mosquito Coast’ durou duas temporadas, e chegou ao fim este ano. O seriado também teve como base um livro, que conta sobre um americano idealista, decidindo se mudar com a família para a América Latina. A obra literária foi escrita por Paul Theroux, assim nada mais justo do que seu sobrinho, o ator Justin Theroux, fosse escalado para viver o protagonista na série. Mas essa obra igualmente já havia sido adaptada para as telonas, em 1986, onde ninguém menos que o Indiana Jones em pessoa, Harrison Ford, era o protagonista.

Atração Fatal (2023)

Essa é um pouco mais fácil. Isso porque ‘Atração Fatal’ é um filme bastante icônico dos anos 80, ainda muito mencionado quando o assunto é suspense. Baseado em um roteiro original, o filme foi lançado em 1987, e conta sobre um pai de família (Michael Douglas), que cai em tentação e “pula a cerca” quando sua esposa e filha estão viajando. O problema é que Alex (Glenn Close) é uma mulher que diz que não será usada e largada. A história arrebatadora ganhou nova versão nas telinhas, da Paramount+, com Joshua Jackson e Lizzy Caplan.

American Gigolo (2022)

Não deixe de assistir:

Estrelada pelo sempre ótimo Jon Bernthal e com produção do canal Showtime, em parceria com o canal da Paramount, a série conta sobre um michê libertado da prisão, que volta com tudo para se inserir na indústria sexual de Los Angeles. Bernthal vive o protagonista Julian Kaye. Mas, como alguns podem saber muito bem, Kaye já havia dado as caras anteriormente nos cinemas, nas formas de Richard Gere, no thriller ‘Gigolô Americano’, de 1980, escrito e dirigido por Paul Schrader, sobre um gigolô acusado de um assassinato que não cometeu.

A História do Mundo – Parte 2 (2023)

Tão estranho quanto lançar uma série chamada ‘A História do Mundo – Parte 2’, sem que ninguém saiba onde está a parte um, foi nos anos 80 lançar um filme chamado ‘A História do Mundo – Parte 1’ e deixar o público a ver navios sobre a parte dois, que nunca viria. Ou melhor, demoraria 42 anos para tal. Tudo trolagem do gênio da comédia Mel Brooks, que dominou os cinemas nos anos 70 e 80. Seu filme era um amontoado de esquetes que refletiam famosos momentos da história humana, da idade média, passando pela Roma antiga, tudo com muito bom humor e sarro. A ‘Parte 2’, produção da Hulu (Star+) segue pelo mesmo caminho.

Ela Quer Tudo (2017-2019)

O grande Spike Lee, um dos diretores mais representativos da cultura negra de todos os tempos, será para sempre lembrado por seu trabalho seminal ‘Faça a Coisa Certa’, de 1989. Os mais novos, por outro lado, passaram a se ligar no diretor graças ao igualmente elogiado ‘Infiltrado na Klan’ (2018), seu grande acerto moderno. Mas o que talvez nem todos saibam é que o primeiro filme do diretor foi ‘Ela Quer Tudo’, de 1986, que conta sobre Nola Darling, e seus três relacionamentos amorosos.

O próprio Lee resolveu trazer sua história para os tempos modernos, em uma série da Netflix, que foi ao ar entre 2017 e 2019, por duas temporadas, e serviu para apresentar a beleza e o talento de DeWanda Wise como a nova Nola Darling. Na versão original a personagem era vivida por Tracy Camilla Johns – que voltou em uma participação na nova série.

Teen Wolf (2011-2017)

A série adorada pelos adolescentes, do canal CW, pegou carona no sucesso de ‘Crepúsculo’, voltado ao mesmo público. Ou seja, uma história de romance água com açúcar, que apenas finge ter o terror como pano de fundo. Em ‘Crepúsculo’ eram vampiros, em ‘Teen Wolf’ eram os lobisomens. Mas o programa fez um enorme sucesso com seu público-alvo. Por outro lado, quantos deles sabem que a ideia era baseada no clássico cômico de mesmo nome, de 1985, com o astro Michael J. Fox. A diferença é que ‘O Garoto do Futuro’ (como ficou conhecido por aqui), era uma comédia adolescente escrachada. Enquanto a série fingia ter ares de suspense e terror.

O Cristal Encantado (2019)

Um dos filmes de aventura e fantasia mais marcantes dos anos 80, que usavam e abusavam das criaturas animatrônicas e fantoches criados por Jim Henson, o responsável pela criação dos Muppets. Um mundo mágico inteiramente criado na imaginação dos realizadores, sem o uso de atores reais. Tudo o que vemos em tela são as criações de Henson em todo seu estado de glória. Cult por excelência, os fãs sempre pediram uma nova investida neste universo. E eles finalmente foram atendidos em 2019, com uma série em parceria entre os estúdios Henson e a Netflix – com efeitos modernos, mas sem esquecer os queridos fantoches.

Willow (2022)

Por falar em aventura épica e fantasia, aqui temos um dos maiores cult representantes do gênero, saído dos anos 80. Com produção de George Lucas e direção de Ron Howard, ‘Willow – Na Terra da Magia’ não foi exatamente um sucesso na época em que passou nos cinemas, em 1988, mas logo depois foi redescoberto nas locadoras. A trama é quase bíblica, e conta sobre uma feiticeira atrás de um bebê. Willow (Warwick Davis) é um fazendeiro e aprendiz de mágico, que termina salvado a criança e fica incumbido de protege-la. Assim, ele recruta a ajuda de um cavaleiro (papel de Val Kilmer) e de uma guerreira (Joanne Whalley).

Por décadas, os fãs sonhavam com uma continuação, e ela finalmente chegaria na forma de uma série, na Disney+. O programa traz de volta Davis no papel principal, e Whalley como Sorsha, agora rainha. Mas Kilmer, por motivos de sua doença, ficou ausente. Infelizmente, o programa viria a ser cancelado após uma única temporada.

Heathers (2018)

Você já ouviu falar em ‘Heathers’? Ou ‘Atração mortal’? Na época ninguém ouviu. Isso porque o filme de 1989, passou totalmente em branco, mas foi redescoberto nas locadoras, e a cada nova geração, vindo a se tornar um cult querido. Para pegarem a ideia, a trama é mais ou menos um ‘Meninas Malvadas’ da época. Só que, sendo uma produção dos anos 80, o filme pega muito mais pesado em sua visão de pequenas megeras e a punição que elas recebem.

Uma reimaginação na forma de uma série foi planejada, mas como o tema de mortes de adolescentes é sempre muito sensível, e na época da estreia havia ocorrido mais uma tragédia em colégios americanos, o programa havia sido engavetado, vindo a ser liberado pouco tempo depois, meio que na surdina e sem ninguém falar muito sobre.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS