domingo, abril 28, 2024

10 Trilhas Sonoras Inesquecíveis dos anos 80 que Qualquer um Consegue Cantarolar ainda Hoje!

No que diz respeito ao som de um filme, sua trilha é uma das coisas mais importantes que o compõe. Por exemplo, uma trilha sonora é capaz de emocionar qualquer um se for inserida no momento certo, harmonicamente colocada com aquela cena de partir o coração. Em filmes de terror e suspense, podem causar arrepios até o último pelo do pescoço. Mas não confunda trilha sonora com a canção de um filme. A canção performada por um artista ou banda – que também nos leva imediatamente a algum filme inesquecível -, é algo diferente de sua trilha sonora instrumental composta por um maestro ou músico.

A trilha sonora é o tema de um filme ou de algum personagem durante uma cena. É instrumental e não possui letras cantadas. Justamente por isso, são categorias diferentes no Oscar, por exemplo. Aqui, iremos lembrar com você em mais uma matéria nostálgica, algumas das trilhas sonoras mais memoráveis da adorada década de 80. Que você certamente consegue cantarolar, mesmo que não tenha vivido no período. Confira abaixo.

Um Tira da Pesada (1984)

Começamos a lista com este que é o maior sucesso da carreira do comediante Eddie Murphy. E por que escolhemos esta? Porque o quarto filme vem aí, em parceria com a Netflix, e o trailer empolgou todos os nostálgicos quando inseriu a icônica trilha composta por Harold Faltermeyer. Como eram os anos 80 e falamos de um filme pop e moderno, o compositor usa e abusa de sintetizadores. No novo filme o arranjo foi atualizado.

Indiana Jones (1981)

Quando falamos de alguns dos maiores filmes da década de 1980, precisamos falar do maestro John Williams. Em especial suas parcerias com Steven Spielberg e George Lucas. Aqui, trazemos o emblemático tema de um dos maiores heróis da sétima arte, o aventureiro e arqueólogo Indiana Jones, vivido por Harrison Ford em cinco filmes. Em especial a trilogia da década de 80 mora em nossos corações, e a trilha sonora fez grande parte disso.

E.T. – O Extraterrestre (1982)

Mais uma composição lindíssima e emocionante de John Williams, que ainda hoje traz alegria a qualquer coração cinéfilo com seus acordes. A história de amizade entre um menino e um pequeno ser intergaláctico sem dúvida se tornou mais especial com o toque do maestro. Essa é uma das trilhas das quais somos imediatamente remetidos ao filme a quem pertence. E enquanto por ‘Indiana Jones’, Williams foi indicado, aqui ele vencia o prêmio máximo do cinema, o Oscar.

Batman (1989)

Não deixe de assistir:

Os filmes de super-heróis nunca mais seriam os mesmos depois da versão sombria de Tim Burton para ‘Batman’. E grande parte desse apelo e atmosfera foram servidos pela trilha sonora em forma de marcha enérgica de Danny Elfman, ex-vocalista da banda Oingo Boingo, que serviu a música de grande parte dos filmes de Burton. E ‘Batman’ sem dúvida é a mais memorável.

Blade Runner (1982)

Outro compositor inesquecível dos anos 80 é o saudoso Vangelis. Um grande artista que nos deixou recentemente. Um de seus trabalhamos mais marcantes na cultura popular foi a trilha onírica de ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’, um filme que retrata um futuro único, onde humanos e máquinas donas de inteligência artificial convivem em uma sociedade caótica. O filme ainda é muito influente, seja em sua mensagem, na direção de arte hipnotizante, e graças a Vangelis, em sua trilha sonora transcendental.

O Império Contra-Ataca (1980)

Aqui voltamos para o grande John Williams para mais uma de suas trilhas inesquecíveis. É claro que falamos de ‘Star Wars’, parceria com George Lucas. O primeiro ‘Star Wars’, ou ‘Guerra nas Estrelas’ foi lançado ainda em 1977, apesar de suas duas continuações ‘O Império Contra-Ataca’ e ‘O Retorno de Jedi’ serem dos anos 80, e a trilha permanecer pelos três filmes. Aqui falamos da imponente trilha de abertura de todos os filmes, que faz o coração acelerar até hoje, nos filmes mais modernos. Mas se quisermos ser mais específicos dos anos 80, temos a “marcha imperial”, a trilha do vilão Darth Vader, introduzida apenas na sequência, ‘O Império Contra-Ataca’.

Carruagens de Fogo (1981)

E se aqui na matéria falamos sobre três composições antológicas de John Williams, não poderíamos deixar o igualmente talentoso Vangelis com apenas uma. É justamente por isso que o artista aparece novamente na lista com sua segunda trilha sonora mais famosa. Ou seria a primeira? Bem, por mais que ‘Blade Runner’ seja um dos filmes mais cultuados dos anos 80, foi em ‘Carruagens de Fogo’ que Vangelis se consagrou no Oscar um ano antes, levando para casa a estatueta na categoria.

De Volta para o Futuro (1985)

É claro que a matéria não poderia terminar sem a inclusão do que é provavelmente o longa mais icônico dos anos 80: ‘De Volta para o Futuro’. Mas nada disso adiantaria se o filme não tivesse uma trilha sonora marcante, afinal é o propósito deste texto. Mas é claro que uma obra-prima do cinema entretenimento deste porte viria servida com uma música à altura. As notas musicais que encorpam as desventuras de Marty McFly através do passado, presente e futuro são servidas por Alan Silvestri, outro dos grandes nomes de Hollywood no segmento, responsável também pelas trilhas de ‘Forrest Gump’ e ‘Vingadores: Ultimato’, por exemplo.

O Exterminador do Futuro (1984)

Um ano antes da história sobre volta no tempo de comédia e aventura em ‘De Volta para o Futuro’, ganhávamos outra produção que abordava a viagem temporal em sua trama, porém, mais volta para o nicho de gênero, adicionando elementos de thriller e até terror. ‘O Exterminador do Futuro’ fez certo sucesso em sua época de lançamento, mas viria a se tornar item cult, sendo descoberto por mais pessoas quando foi lançado em vídeo. Parte da afeição do público se deu graças à trilha incisiva e melancólica (também com uso de sintetizadores) criada por Brad Fiedel, que deu o tom que a história precisava.

Rambo – Programado para Matar (1982)

Finalizando a matéria temos outra trilha sonora marcante dos anos 80, facilmente reconhecível para todo e qualquer fã da época. Composta por outro artista icônico do período, Jerry Goldsmith, a trilha de ‘Rambo’ traduz com perfeição a angústia e tristeza do veterano do Vietnã protagonizado por Sylvester Stallone que, após retornar para casa ao ter lutado em nome de seu país, vê o mesmo se voltar contra ele quando é maltratado e escorraçado de uma pequena cidade pela força policial. O filme fez tanto sucesso que gerou duas continuações nos anos 80, uma série animada na TV e fez nascer na época uma verdadeira “Rambomania”.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS