sábado, fevereiro 7, 2026
InícioMatériasOs 10 Melhores Filmes Adolescentes

Os 10 Melhores Filmes Adolescentes





Filmes “teen” normalmente são feitos com a única e exclusiva intenção de tirar dinheiro de adolescentes que não tem o que fazer nas férias e então se enfiam no cinema com um bando de amigos pra assistir qualquer coisa que esteja em cartaz com seus ídolos do momento.
Ok, exagerei.

- Publicidade -

Mas que ninguém se engane achando que os filmes adolescentes de hoje são feitos pensando em elevar o nível cultural dos jovens (o que também seria pedir muito, mas os filmes não são feitos nem pra que o adolescente pense um pouquinho – o negócio é totalmente “fast food” – assiste agora, esquece daqui a 10 minutos). Nesse ponto vou ter que concordar com a senhora minha mãe; tem filme que faz a gente “desaprender”, e os filmes teen se encaixam direitinho nessa colocação.

Mas nem tudo está perdido, ainda existe quem acredite que o jovem tem capacidade cerebral suficiente pra compreender uma história inteligente – graças a Deus! Mas que é muito mais freqüente que um filme dito “teen” seja uma embromação absoluta do que um clássico, isso é. De qualquer maneira – mesmo sendo ruins – os filmes voltados para o público adolescente costumam fazer rios de dinheiro. Nada é perfeito.

Nesta matéria, uma lista com 10 filmes adolescentes que valem a pena ( 5 dos anos 90 e 5 dos anos 80).


ANOS 90 – década na qual se proliferaram as bobeiras “teen” e em que os estúdios e atores medíocres encheram os bolsos de dinheiro.  

- Publicidade -

1 – SEGUNDAS INTENÇÕES (diretor: Roger Kumble) – 1999

 Baseado no mesmo livro que gerou o também ótimo “Ligações Perigosas” (e mais outros dois filmes além desse), esse filme leva a história de traição, mentira e falsidade para o mundo adolescente – o que nem sempre dá certo. Sarah Michelle Gellar em seu melhor personagem, e uma trilha sonora extremamente bem sucedida fazem desse filme um clássico adolescente que marcou a vida de muitas pessoas de 20 e poucos anos…


2 – VAMOS NESSA (diretor: Doug Liman) – 1999 

- Publicidade -

Excelente filme! Uma espécie de “Pulp Fiction” adolescente. “Vamos Nessa” passou despercebido pelos cinemas – uma pena, pois trata-se de um filme excepcional que deve ser visto. “Vamos Nessa” conta as aventuras de três jovens em busca de diversão – a partir da perspectiva de cada um deles. A edição do filme é um arraso, a trilha sonora é pra lá de bacana e o elenco todo está ótimo. Diversão garantidíssima!


3 – ROMEU E JULIETA (diretor: Baz Luhrmann) – 1996

Filme extremamente bacana, cheio de estilo e com trilha sonora muito legal. A grande sacada de Baz Luhrmann foi levar a mais clássica história de amor para o final do século XX e no entanto manter a narrativa original de Shakespeare, isso faz com que essa adaptação de Romeu e Julieta seja diferente de todas já feitas e sem sombra de dúvida a melhor dentre todas. Leonardo Di Caprio (um ótimo ator que tem gente que gosta de criticar) está perfeito como Romeu.


4 – TRÊS É DEMAIS (diretor: Wes Anderson) – 1998 

Três é Demais” não é um filme convencional. O filme é diferente, meio “metido” demais em alguns momentos, mas é bem bacana. Primeiro, esqueça do título em português – tentaram vender o filme como uma comédia romântica e ele está muito – muito longe disso (o título original é “Rushmore” – nome de um colégio). Mesmo não se apaixonando pelo filme, é preciso admitir que “Três é Demais” é um filme inteligente e sensível, qualidade pouco freqüente hoje em dia.


5 – ELEIÇÃO (diretor: Alexander Payne) – 1999

Comédia inteligente e despretensiosa que diverte bastante e conta com ótimas interpretações de Reese Witherspoon e Mathew Broderick. O roteiro é dos mais bacanas (foi indicado pro Oscar). Clichê dos clichês, o filme se passa em uma escola – na época em que acontece uma eleição para presidente do grêmio, ou coisa que o valha – mas não vá achando que “Eleição” é igual a tonelada de filmes que tem como “base” uma escola. O filme é muito bem sacado, o diretor é dos bons e os atores estão perfeitos. Não tem desculpa pra não assistir.


ANOS 80 – década de filmes bacanérrimos.Seria injusto dizer que eles não eram feitos pra faturar alto, mas pelo menos subestimavam menos a inteligência dos adolescentes.

1 – NEGÓCIO ARRISCADO (diretor: Paul Brickman) – 1983

Totalmente cool! Uma das melhores coisas que o Tom Cruise já fez. Aquela cena famosa em que Cruise – então em comecinho de carreira – dança de cueca é realmente muito bacana. Vale a pena assistir, diverte bastante.


2 – O CLUBE DOS CINCO (diretor: John Hughes) – 1985

Nos anos 80, o diretor John Hughes chegou a ser considerado o Steven Spielberg dos adolescentes, e esse título não veio à toa. Hughes falava sobre jovens de uma maneira inteligente e extremamente bem sacada. “Clube dos Cinco” reúne uma turma de jovens atores que à época do filme eram considerados os garotos mimados de Hollywood (The Brat Pack), todos tinham um futuro promissor (Emilio Estevez, Judd Nelson, Anthony Michael Hall, Ally Sheedy, Molly Ringwald), mas o tempo passa, e hoje estão todos sumidos. “Clube dos Cinco” giram em torno de cinco adolescentes que são obrigados a passar um dia trancados em uma biblioteca – como castigo escolar – lá eles passam a dividir seus sonhos, segredos e traumas. Um filme bem legal.


3 – CURTINDO A VIDA ADOIDADO (diretor: John Hughes) -1986

Mais um filme do John Hughes, e esse é um clássico dos anos 80. “Curtindo a Vida Adoidado” é um dos filmes mais bacanas dessa década e na minha opinião, o melhor do diretor. Quem não se lembra da cena em que Mathew Broderick canta “Twist and Shout”? – Ferris Bueller (personagem de Broderick) é um ícone da juventude. “Curtindo a Vida…” tem vários momentos memoráveis. Um grande filme sem dúvida.


4 – A GAROTA DE ROSA CHOQUE (diretor: Howard Deutch) – 1986

Esse aqui John Hughes não dirigiu, mas escreveu o roteiro ( o homem estava em todas!!). “A Garota de Rosa Choque” conta a clássica (clichê absoluto) história da menina feia e pobre que se apaixona pelo garoto mais bonito e rico da escola. Não é um filmão, mas cumpre seu papel direitinho.


5 – NAMORADA DE ALUGUEL (diretor: Steve Rash) – 1987

Entretenimento garantido. Um clássico da Sessão da Tarde. “Namorada de Aluguel” é bem bacana e mesmo não sendo um dos melhores filmes adolescentes que a década de 80 criou, consegue ser mais legal que todos os “American Pie” da vida juntos.


Se você é fã incondicional de “American Pie”, “Cara, Cadê Meu Carro?”, “Todo Mundo em Pânico” e similares, mude um pouquinho o foco e assista alguns dos filmes dessa lista (quer uma dica: alugue “Vamos Nessa” e “Eleição”). Garanto que você vai gostar!

- Advertisement -

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

Renato Marafon
Renato Marafonhttps://cinepop.com.br
Apaixonado por cinema, filmes, TERROR, e criador do site CinePOP aos 13 anos em 1999.

LEIA MAIS

MATÉRIAS

CRÍTICAS