Toda carreira musical eventualmente preza por mudanças – e tais mudanças são muito bem-vindas. É claro que, apesar das múltiplas tentativas, essa busca por algo novo às vezes enfrenta obstáculos e acaba caindo em convenções conhecidas e monótonas ao invés de oferecer ao público algo original e interessante. Felizmente, não foi isso o que aconteceu com ‘1989′, quinto álbum de estúdio de Taylor Swift e que representa, de longe, um incrível ápice em sua carreira iniciada aos quinze anos de idade.
Contando com algumas de suas canções mais aclamadas e bem-sucedidas, o compilado de originais é considerado um dos melhores do século e responsável por transformar Swift em um ícone da música pop como a conhecemos hoje.
Vencedor do cobiçado gramofone dourado de Álbum do Ano em 2015, ‘1989’ completou uma década no último dia 27 de outubro e, para celebrá-lo, preparamos uma lista elencando suas cinco melhores músicas.
Confira nossas escolhas abaixo:
5. “ALL YOU HAD TO DO WAS STAY”
“All You Had To Do Was Stay” pode não ser um single oficial de ‘1989’, mas é um de seus pontos altos depois de “Out of the Woods”. Trazendo Swift no melhor de sua composição pop, a semi-balada é construída com singelo crescendo que se envolve em um dançante refrão e uma análise de um amor que não foi correspondido e que, agora, é tarde demais para ser recuperado.
4. “BLANK SPACE”
Álbum: 1989
“Nice to meet you, where you been” é o verso que abre “Blank Space”, um dos melhores singles de ‘1989’. Permanecendo nada menos que sete semanas no tipo da Hot 100 da Billboard, a canção é belissimamente escrita e garantiu duas indicações nas categorias principais do Grammy: Música do Ano e Gravação do Ano. De seu lançamento até hoje, a track já vendeu mais de 10 milhões de cópias.
3. WILDEST DREAMS
A balada synth e dream-pop “Wildest Dreams” não poderia ficar de fora da nossa lista, ainda mais por ser um dos singles mais tocados e conhecidos de ‘1989’. Elogiado pelos vocais de Swift, a canção incorpora uma produção atmosférica belíssima que utiliza as batidas do coração da cantora como ponto inicial.
2. “STYLE”
Álbum: 1989
Com uma produção impecável do lendário Max Martin, ao lado de Shellback e Ali Payami, “Style” também merece um lugar especial na nossa lista, pelo simples motivo de ser extremamente bem escrita e trazer uma narrativa sobre reflexões sobre um relacionamento que não vai mais voltar. A faixa é uma mistura interessante e comovente de funk-pop, pop rock e synth-pop.
1. “OUT OF THE WOODS”
Álbum: 1989
Swift arquitetou um conto de fadas sinistro e distorcido em ‘1989’ com “Out of the Woods”, uma de suas semi-baladas mais incríveis. Aliando-se a Jack Antonoff, que se tornaria constante colaborador de suas produções, o single é uma ode synth-pop de indietronica, um arranjo oitentista contemporaneizado que gira em torno de dois amantes que enfrentaram e continuarão a enfrentar obstáculos – não importa o quão difíceis eles sejam.
BÔNUS: NEW ROMANTICS
Assim como tantos outros hinos esquecidos em ‘1989’, “New Romantics” se tornou uma das favoritas dos fãs por sua lírica antêmica e otimista que fala sobre amor em suas mais variadas formas. Aqui, além dos ótimos versos assinados por Swift, somos presenteados com uma ótima produção synth-pop que resume o que há de melhor no álbum.