Uma lenda famosa na China, que ganhou o coração do mundo quando virou filme
Um dos maiores sucessos da Disney, ‘Mulan’, está completando 20 anos do seu lançamento. Antes ganhar um filme e ser aclamada pelo mundo, a personagem já arrebatava o coração dos chineses, na lenda antiga e famosa no país. Lembrando, a animação da Disney não é uma adaptação 100% fiel da história que ficou popular na China, mas o CinePOP te conta as diferenças.
MENTIRA
A jovem realmente entrou no exército disfarçada como homem para proteger seu pai, não há variação deste fato. No entanto, a “Mulan original” não fugiu escondida para ir à guerra, como no filme Disney. Na lenda chinesa, Mulan reúne sua família para os convencê-los que a melhor opção era ela ir no lugar de seu pai idoso. No começo todos relutaram, mas ela persistiu e eles acabam concordando.
SEMPRE PODEROSA
Diferente da animação, a Mulan da lenda sempre foi treinada. Seu pai lhe ensinou a lutar e também como usar espada e atirar com arco e flecha. Por isso, quando ela decide ir para a guerra, sua família lhe apoia, pois eles sabem que ela se sairá bem. Já na Disney, Mulan é uma jovem desajustada, que está à procura de seu lugar no mundo e que aprende tudo durante seu treinamento no exército.
SEM MUSHU E SHANG
Na lenda, Mulan sempre foi uma mulher bem sucedida, então, ela nunca precisou do seu dragão e protetor, Mushu. Outro nome não citado é o de Shang, parece que a ‘Mulan Original’ nunca teve um interesse amoroso. Isso deve explicar o porquê a Disney eliminou o personagem do live action, que estreia em 2020.
TEMPO
A Mulan da Disney, ao que parece, serve ao exército por um ou dois anos. Já a “original”, ficou no exército por doze anos, onde recebeu inúmeras honrarias.
DESCOBERTA
Quando finalmente estava se ajustando e conseguindo seu lugar no exército, a Mulan da Disney teve seu segredo revelado. O mesmo não acontece na lenda chinesa. Na história que inspirou a animação, a personagem nunca foi descoberta. Quando voltou para casa, após doze anos e encontrou novamente sua família, a “ Mulan Original” resolveu dar uma festa e convidar seus colegas de exército. Foi neste momento que todos descobriram a verdade, já que ela mesma contou tudo.
REAÇÃO
Ao ser descoberta, no filme, Mulan precisa provar seu valor. Já na lenda, mesmo espantados com a notícia, os soldados reagem de forma positiva ao saberem que o grande guerreiro era na verdade uma mulher.
BÔNUS:
A lenda de Mulan é muito antiga, datando do Século VII, com isso sofreu variações sobre alguns fatos. Mas algo não muda, a história é sobre coragem, lealdade, honra e a virtude confucionista, que para os chineses é como “ensinamentos dos sábios”.