Essa semana teve uma data muito especial. Lançado em 14 de julho de 2000, o terceiro filme da Dreamworks Animations recebeu críticas mistas em seu lançamento, mas foi resgatado pela internet que “redescobriu” recentemente O Caminho Para El Dorado e justamente começou a apontar suas qualidades.

A Dreamworks teve um início muito criativo nos cinemas e O Caminho Para El Dorado não é uma exceção. Apostando no humor, o roteiro é simples, mas bastante divertido. Ambientada no século XVI, a trama acompanha dois pilantras espanhóis, Túlio e Miguel, que ganham um mapa para a cidade perdida de El Dorado em um jogo de dados numa praça de Sevilha. Clandestinos na embarcação do colonizador Hernán Cortés, eles partem rumo à América Latina para buscar o tesouro prometido no mapa.



O grande mérito do filme está na dupla de protagonistas. Túlio (Kevin Kline) e Miguel (Kenneth Branagh) são extremamente atrapalhados e divertidos. A personalidade e o jeito atrapalhado deles eram clássicos dos coadjuvantes dos vilões das animações da Disney, além, claro, das motivações dos protagonistas serem típicas dos malfeitores. Então, com uma manobra genial, a Dreamworks Animations subverteu escalando esse arquétipo de vilões para os protagonistas. Além disso, Hernán Cortés, responsável pelo extermínio dos nativos do México, não foi retratado como herói, mas sim como colonizador.

O visual do filme é encantador, mostrando as matas da América Central, a arquitetura fascinante dos povos e todo o brilho do ouro, a animação misturou a tecnologia 2D com a 3D, que realizava alguns detalhes importantes do longa. Outro ponto a ser destacado é a presença mais que ilustre de Elton John, que deu voz ao narrador do filme na versão original.

Aproveite para assistir:



Por fim, a trilha sonora é composta pela parceria entre John Powell e Hans Zimmer. As canções vieram da parceria entre Elton John e o compositor Tim Rice, que também havia trabalhado na trilha sonora de O Rei Leão (1994). Uma curiosidade interessante é que os backing vocals da música “Friends Never Say Goodbye” foram feitos pelos Backstreet Boys.

Agora, com 20 anos de existência, O Caminho Para El Dorado já pode ser considerado mais do que um clássico da Sessão da Tarde. A história é divertida, os personagens esbanjam carisma, a animação é competente e belíssima, a trilha sonora é fantástica… O que está faltando para que seja reconhecido como um bom filme?



O Caminho Para El Dorado está disponível no Telecine.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva