O halloween já está entre nós. O mês de outubro é a época perfeita para os fãs de terror e todos os que curtem esse clima, a decoração de abóboras e das casas. A data chegou com força ao Brasil também nos últimos anos. Com o dia 31 se aproximando rapidamente, corremos com mais uma série de matérias de dicas de filmes perfeitos para serem assistidos na data. Ou seja, essa é A SEMANA para comemorar. Começamos com nada menos do que 20 filmes imperdíveis, disponíveis na Netflix para você maratonar na data. Confira.
01) Entrevista com o Demônio (2024)
Exibido em festivais de cinema pelo mundo na segunda metade de 2023, ‘Entrevista com o Demônio’ entrou em circuito nos EUA, Brasil e pelo mundo no início de 2024. Somente para continuar seu hype e se tornar um dos longas mais elogiados do gênero nos últimos tempos. Na trama, um apresentador de talk-show nos anos 70, desesperado por audiência, resolve aceitar em seu programa uma menina dita estar possuída pelo capeta. Grande erro.
02) Saga Pânico (1996/ 1997/ 2023)
‘Pânico’ (1996) ressuscitou o subgênero slasher no fim dos anos 90, apresentando este tipo de terror jovem a toda uma geração. Agora o clássico absoluto de Wes Craven estreia no catálogo da Netflix em versão remasterizada em 4K, com mais qualidade de imagem. Mas não é apenas o filme original, como também sua sequência direta (de 1997). O sexto e último (até o momento) também faz parte do catálogo da plataforma.
03) O Mal que nos Habita (2023)
Uma das maiores surpresas do terror no ano passado, ‘O Mal que nos Habita’ é uma produção argentina que demonstra que os hermanos vão muito além das comédias ácidas, românticas e os filmes do excelente Ricardo Darín. O longa sobre possessão é um dos mais originais de tempos recentes e pegou o mundo de assalto.
04) Hereditário (2018)
De tempos em tempos recebemos um filme que termina comentado por todos. No fim da década passada esse filme foi ‘Hereditário’, considerado um digno herdeiro de ‘O Exorcista’. Um dos filmes mais perturbadores dos últimos anos, o longa escreveu o nome de Ari Aster em Hollywood, e aborda de forma muito real a maldição de uma família.
05) Um Lugar Silencioso (2018)
O ano de 2018 foi muito rico para o terror. Só de ter a dobradinha ‘Hereditário’ e ‘Um Lugar Silencioso’ já valeria à pena. O segundo não é tão assustador quanto o primeiro, mesmo assim é uma das mais criativas e inventivas investidas no gênero. Em especial por apresentar um mundo apocalíptico dominado por monstros, onde não se pode falar ou emitir sons.
06) Trilogia Rua do Medo (2021)
‘Rua do Medo’ foi um projeto bastante ambicioso da Netflix, que deu muito certo. Baseado em uma série de livros juvenis, a versão em filme não pegou leve, muito pelo contrário. Dividido em três filmes, acompanhamos uma trama que vai e volta no tempo, dos anos 90 aos 70, até à época da caça às bruxas em 1666.
07) Cadáver (2018)
Voltando ao ano de 2018, um dos longas mais subestimados da época é este ‘Cadáver’ (The Possession of Hannah Grace). Há algo de muito inquietante em filmes lidando com necrotérios. É assim com ‘A Autópsia’ (2016), e também com este aqui. Aliás, os dois filmes guardam suas semelhanças. É o tipo de filme que nos divertiria nas clássicas exibições do Supercine aos sábados à noite.
08) Boneco do Mal (2016)
Seguindo a mesma linha de diversão despretensiosa em um filme de terror, esqueça a terrível continuação que o filme teve em 2020, estrelada por Katie Holmes, que resolve embarcar de vez no clima sobrenatural. Aqui, no original, o que conta é a construção de uma atmosfera angustiante, sobre um boneco tratado como um menino de verdade por seus pais idosos. E o mistério por trás das paredes de uma mansão. O pesadelo de qualquer babá.
09) Madrugada dos Mortos (2004)
Existem dois Zack Snyder. O primeiro, e mais conhecido, é o diretor de blockbusters de ação e super-heróis, que dirigiu as superproduções da DC nas telonas. Esse Snyder começou logo em seu segundo filme, ‘300’ (2007). O segundo Snyder, é o de início de carreira, quando investiu em uma eficiente refilmagem de um clássico de George Romero, ‘O Despertar dos Mortos’ (1978). Muitos consideram ‘Madrugada dos Mortos’ seu melhor filme.
10) Dia dos Namorados Macabro (2009)
Por falar em remakes de clássicos do terror, aqui temos outro bem eficiente. ‘Dia dos Namorados Macabro’ de 2009 não fica devendo nada ao original da década de 80, e se diverte bastante ao criar um escopo maior e mais caro para a produção. Numa pequena cidade, um maníaco resolve atacar no dia dos namorados. E sim, resta ao público descobrir sua identidade.
11) À Sombra do Medo (2016)
Também conhecido como ‘Sob a Sombra’, esse é o primeiro trabalho do diretor iraniano Babak Anvari – que depois viria a dirigir obras tensas como ‘Contato Visceral’ (2019) e ‘Passei por Aqui’ (2022). O longa pode ser considerado parte do chamado “terror social”, já que mistura a cruel realidade do Teerã nos anos 80, com fantasia sobrenatural.
12) Fragmentado (2017)
M. Night Shyamalan é e sempre será um dos grandes mestres do cinema autoral de Hollywood. Afinal, quantos outros diretores têm em seu currículo uma estreia tão triunfal quanto ‘O Sexto Sentido’. Não tinha muito para onde subir depois disso. Mesmo assim, vira e mexe o cineasta nos surpreende, como foi o caso do tour de force de James McAvoy em ‘Fragmentado’, simplesmente inesquecível.
13) Identidades em Jogo (2024)
O bom de lista de dicas é sempre mesclar o novo com os clássicos e também os filmes queridos. Aqui temos a categoria dos filmes novíssimos, que acabaram de chegar. E que só o tempo dirá se resistirão. Sucesso deste ano no festival de Sundance, a Netflix tratou de comprar e trazer para seu catálogo. Na trama, em uma despedida de solteiro, um jogo se mostrará fatal para um grupo de amigos.
14) Ilha do Medo (2010)
Com certos filmes não tem muito como errar. Sabendo disso, a Netflix não abre mão de ‘Ilha do Medo’, mantendo o longa em seu acervo por um longo período de tempo. Aliás, ao que parece, desde que adquiriu os direitos, a plataforma ficou com o filme e não quis saber de tirá-lo de seu acervo. Também pudera, se trata de um dos filmes mais populares da carreira do diretor Martin Scorsese e do ator Leonardo DiCaprio, perfeito para o dia das bruxas.
15) Beijos que Matam (1997)
Voltando para uma época que gostamos muito, os anos 90, chegamos a um dos thrillers de maior sucesso do período. Seguindo de perto a cartilha de clássicos como ‘O Silêncio dos Inocentes’ e ‘Seven’, ‘Beijos que Matam’ é baseado em um dos livros escritos pelo romancista de suspense James Patterson, sobre o detetive Alex Cross. No filme, o protagonista é vivido por Morgan Freeman, que caça um psicopata que sequestra jovens mulheres.
16) Holy Spider (2022)
Depois de ‘À Sombra do Medo’, temos um segundo filme de terror e suspense iraniano. Esse, um bem mais realista, desconfortável, mas também servindo de denúncia. Baseado em uma história real, o filme conta sobre um psicopata que matou 16 mulheres entre 2000 e 2001. Tentando descobrir sua identidade, uma jornalista arrisca sua vida para pôr um fim no pesadelo, em um país completamente machista, onde a mulher possui poucos direitos.
17) Atração Fatal (1987)
Voltando para uma das décadas que mais gostamos, os anos 80, corra para conferir na Netflix um dos maiores clássicos disponíveis na plataforma atualmente. ‘Atração Fatal’ marcou época e foi indicado ao Oscar de melhor filme – acredite! Na trama, um caso extraconjugal nunca foi tão perigoso, quando a amante não aceita o término, colocando a vida, não apenas do adúltero, mas também de sua família, em risco. Influente até hoje, o longa continua a inspirar “imitadores”.
18) Fuja (2020)
Levemente baseado no escândalo de assassinato envolvendo Gypsy e Dee Dee Blanchard, a filha que matou a mãe depois de passar décadas sobre seu abuso físico e psicológico. A mãe forjava a deficiência física e mental de sua filha, que era dopada constantemente. É sobre esse distúrbio psicológico de superproteção materna que ‘Fuja’ fala, com um show da sempre ótima Sarah Paulson e a estreia da carismática jovem atriz cadeirante Kiera Allen.
19) Sob as Águas do Sena (2024)
Que tal um bom filme de tubarões assassinos para começarmos a fechar a lista? Esse aqui é um exemplar novíssimo do gênero, lançado na primeira metade de 2024 na Netflix. Produção francesa, quem estrela é a indicada ao Oscar Bérénice Bejo, no papel de uma cientista que descobre que as águas do rio Sena são a nova casa de um tubarão branco imenso, que ela pesquisa há tempos. Agora, ao lado das autoridades do país, ela precisa evitar o pior.
20) O Poço (2019 / 2024)
Um experimento insano, no qual presidiários são colocados empilhados em andares, em uma prisão única, jamais apresentada anteriormente. A produção espanhola é uma fantasia de terror e uma grande analogia social. O longa fez um enorme sucesso e se tornou um dos filmes mais badalados no auge da pandemia – o que o ajudou, já que poderiam ser traçados vários paralelos com a realidade, como escassez de comida e recursos. Fechando a lista de forma triunfal, a Netflix acaba de lançar a continuação ‘O Poço 2’, que segue a trama do sucesso original. Aliás o streaming, é claro, possui os dois filmes em seu acervo.