De 23 a 31 de janeiro, um dos eventos mais interessantes do circuito de Festivais de Cinema no Brasil, a Mostra de Cinema de Tiradentes, chega em 2026 com uma programação que promete muitas emoções! Com 140 filmes – entre curtas, médias e longas-metragens -, esse festival é um importante ponto de encontro do cinema brasileiro.

Além das exibições, programas de formação, rodas de conversa e uma linda homenagem a atriz e diretora Karine Teles também vão preencher os nove dias de evento. Para já começarmos a falar sobre essa Mostra, após uma boa estudada nas obras que serão exibidas, separamos abaixo alguns filmes para ficarmos de olho:
Ambientada numa Brasília de quase quarenta anos atrás, conhecemos Helena (Carolina Dieckmann) e seus dois filhos – uma criança e um adolescente – que chegam à capital do Brasil e se mudam para um prédio numa região central. Frustrada pela partida do marido, que logo viaja a negócios, ela se vê perdida e aflita, enquanto marcas do passado e inesperadas aventuras do presente se chocam, nos levando a um recorte cheio de conflitos, não só pra ela, mas para seus dois filhos.
Jean encontra uma vidente na madrugada. Sara vai ao velório de Irene. Verónica interpreta uma guerrilheira em uma peça de teatro. No submundo do centro de uma metrópole, fragmentos de histórias de amor, delírios e separações cintilam durante a noite. (Sinopse Oficial)
Dolores (Carla Ribas) é uma mulher solteira, já sexagenária, com marcas no passado. Perto de completar mais um aniversário, tem um sonho revelador. Mantém uma relação conflituosa com a filha Deborah (Naruna Costa), que aguarda a libertação do grande amor de sua vida para, enfim, ser feliz. Em contrapartida, Dolores possui uma ótima relação com a neta Duda (Ariane Aparecida), que trabalha numa espécie de clube de tiro e recebe uma oferta de emprego fora do país. Essas três mulheres vão se jogar em uma jornada em busca da realização de seus sonhos.

Quando os pilares se vão, o lugar perde o sentido e o que resta são memórias, silêncios e feridas antigas. Contado em sete capítulos, o filme acompanha os últimos suspiros de uma família à beira do esquecimento. (Sinopse Oficial)

1994, interior de Minas Gerais, Brasil. A inércia dos últimos dias da vida de Francisco é rompida por uma visita inesperada. (Sinopse Oficial)
Gilson de Souza – Na Corda Bamba

Às vésperas do Golpe Militar de 1964, um jovem negro nascido no interior está dividido entre duas paixões: o samba e o boxe. Em conflito, ele precisará decidir seu caminho. Inspirado na vida do sambista Gilson de Souza. (1944-2022). (Sinopse Oficial)

Em uma quebrada da Zona Leste de São Paulo, Murilo busca descobrir o que ser quando crescer. Ao lado de seu melhor amigo Luquinhas, ele encontra no graffiti uma forma de transformar a realidade ao seu redor, mas conforme traumas e cobranças da vida ameaçam sua vocação na arte, Murilo passa a refletir sobre os custos de seu amadurecimento através de um diário animado que une animação 2D, animação 3D e live-action para narrar sua infância, memórias e a cena do hip-hop paulista. (Sinopse Oficial)
Ladeiras da Memória – Paisagens do Clube da Esquina

Com depoimentos de integrantes do movimento Clube da Esquina, Ladeiras da Memória – Paisagens do Clube da Esquina registra o encontro de músicos de diferentes gerações num estúdio para revisitar canções marcantes do repertório do grupo. Assim, este filme traz um olhar sobre as construções narrativas da memória, da identidade e da criação artística que marcam o Clube da Esquina e sua relação com Minas Gerais. (Sinopse Oficial)

Em um porto no extremo sul do Brasil, Leandro vive informalmente recolhendo a soja que foi extraviada durante o transporte. Mas a crise que acomete o país põe em risco seu sustento. Sem perspectivas, ele vaga com seu carro com o som no máximo. Noite adentro, ele parte em busca de companhia, mas nada sai como esperado. (Sinopse Oficial)
Copacabana, 4 de maio

Em 2024, Madonna fez o maior show de sua carreira. As areias de Copacabana receberam 1,6 milhões de pessoas. Este filme mostra como o Rio de Janeiro se preparou para este evento. E como os personagens foram afetados, esperando por 4 de maio, recordando as bandeiras que a cantora levantou durante sua vida. (Sinopse Oficial)

Palco Cama é um mergulho íntimo no universo de José Celso Martinez Corrêa. Filmado em seu quarto, o teatrólogo transforma a cama em palco e revisita a gênese de suas obras em uma entrevista performática. O filme registra o material bruto dessa conversa, onde Zé Celso encena, reflete e se entrega diante da câmera, revelando o corpo e a palavra como forças centrais de sua arte e reafirmando sua importância na história do teatro brasileiro. (Sinopse Oficial)
Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil

Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil, como sugere o próprio título, é um longa-metragem documentário, com 90 minutos de duração, que focaliza as lembranças do ator Sérgio Mamberti, descortinando assim um panorama de mais de 60 anos de cultura brasileira por meio da trajetória deste grande ator, que também atuou como diretor e participou ativamente da política do nosso País. (Sinopse Oficial)

A queda de uma ponte numa noite de tempestade une os mundos de Elsa e Oswaldo, que acabam por se encontrar no Rio de Janeiro às vésperas do Ano Novo, nos escombros de um prédio abandonado por seus construtores. (Sinopse Oficial)

Meu Tio da Câmera acompanha 30 anos de filmagens realizadas por Paulo Henriques de sua família em Vitória, uma família capixaba de classe média crescendo no Brasil dos anos 90 e 2000. Na intimidade de sua câmera, é esboçado um panorama político do Brasil a partir da afetividade familiar masculina. (Sinopse Oficial)

Amuleto revela a história do cinema brasileiro pela perspectiva de Duque de Caxias. Mostra como Chico Santos, Erley José e Severino Dadá criaram com Nelson Pereira dos Santos “O Amuleto de Ogum” (1975). O documentário expõe disputas de classe no audiovisual e demonstra como a periferia não só foi representada, mas produziu cinema contra todas as probabilidades, transformando Caxias em coração criativo de uma obra que desafiou estruturas de poder. (Sinopse Oficial)

Duas irmãs, Bethânia e Laura, se reencontram para tratar de um assunto familiar. Elas seguem viagem pelas estradas do agreste pernambucano em busca do corpo do pai, Seu Lauro. Em casa, a filha de Bethânia edita um vídeo em que vivos e mortos se confundem num jogo de silêncios e revelações. Ao Sabor das Cinzas é um realismo fantástico sobre o colapso da comunicação e o luto transmitido em tempo real. (Sinopse Oficial)

O filme acompanha os últimos dias das eleições presidenciais brasileiras de 2022 através de lives e edits da rede social chinesa TikTok, que naquele momento tinha cerca de 80 milhões de usuários ativos no país. (Sinopse Oficial)
Sabes de mim, agora esqueça

Rubia estava em fuga quando o comboio em que viajava quebrou. Resgatada por Margô, dona de um dos poucos cabarés que sobrevivem à repressão dos Lanternas, Rubia descobre um segredo guardado por séculos, no fundo de um corredor. (Sinopse Oficial)

Em Obeso Mórbido, Diego Bauer revisita sua história e confronta as marcas da obesidade que moldaram sua vida e carreira. O filme expõe as tensões entre corpo e identidade. (Sinopse Oficial)

Junho de 1979. Centenas de exilados brasileiros reunidos em Roma discutem a proposta de lei de anistia do governo militar que absolve os torturadores. Um jovem exilado filma o evento e guarda os negativos em um sótão, em Paris. 40 anos depois, esse material ativa lembranças do passado em alguns desses militantes, reacendendo o debate sobre a persistência do aparato repressivo da ditadura. Sequelas de uma democracia negociada ecoam no presente. (Sinopse Oficial)



