Com a estreia de uma Mostra Competitiva, a exibição de mais de 140 filmes com acesso gratuito, encontros voltados ao debate de políticas públicas nas áreas de Preservação, Cinema e Educação, e uma merecida homenagem à atriz Marisa Orth, a histórica cidade de Ouro Preto se prepara para se transformar no grande epicentro da cinefilia brasileira no final de junho, durante a 20ª edição da CINEOP.

O evento conta com uma curadoria primorosa, mais de 140 filmes de 10 estados brasileiros e 5 países serão exibidos ao longo de 12 mostras. O público será convidado a uma imersão rica e diversa em obras que refletem diferentes aspectos da sociedade e da memória, distribuídas entre três espaços de exibição: a icônica Praça Tiradentes, o Centro de Artes e Convenções da UFOP e o Cine-Museu da Inconfidência.

Um dos grandes destaques da programação é um olhar para o humor feminino. Nesta 20ª edição, a CINEOP propõe uma reflexão sobre o papel do humor no cinema brasileiro sob a ótica das mulheres, valorizando suas trajetórias tanto em cena quanto nos bastidores das produções. Um ícone do humor brasileiro, a atriz Marisa Orth, será uma das homenageadas da edição 2025.

Ao longo de seis dias, o público terá a oportunidade de conferir muitos debates, exposições, lançamentos de livros, atividades complementares e encontros de grande importância para o setor audiovisual. Um dos destaques é a roda de conversa O Riso das Medusas, que vai acontecer no dia 26 de junho, 11h30, e vai refletir sobre a comicidade feminina no cinema e terá a presença da diretora Anna Muylaert e da atriz homenageada desta edição.

A sessão de abertura, no dia 26 de junho, às 19h30, na Praça Tiradentes, marca o pontapé inicial da programação com a exibição de curtas emblemáticos, como A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal, de Carla Camurati, A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti, de Anna Muylaert, e A Má Criada, de Sung Sfai.

A 20ª CINEOP (Mostra de Cinema de Ouro Preto) acontece entre os dias 25 a 30 de junho de 2025. O Cinepop estará fazendo toda a cobertura do evento a convite do festival. Acompanhem tudo pelas nossas redes sociais e pelo nosso site. Viva a CINEOP! Viva o Cinema Brasileiro!
