Que saudades daqueles filmes ruins, de outros tempos, que amamos! Protagonizado por um dos grandes astros dos filmes de ação dos anos 90, Nicolas Cage, chegava aos cinemas mais de duas décadas atrás um filme que é pura adrenalina, um suco do melhor e o pior dos filmes de ação, navegando sua trama a partir do olhar de um homem que após cometer um erro e ir parar num lugar infernal tem a chance de se redimir e voltar pra casa. Con Air – A Rota da Fuga e suas mentiradas divertidas é pra assistir sem ligar um pingo de reflexão, puro entretenimento mas nem por isso descartável.
Na trama, conhecemos Cameron Poe (Nicolas Cage) um soldado do exército norte-americano, do grupo de elite conhecido como Rangers, que após lutar contra arruaceiros inescrupulosos que incomodavam ele e sua esposa grávida Tricia (Monica Potter), em legítima defesa, acaba sendo condenado pela morte de um deles e assim vai parar na prisão federal por uma década. O tempo passa e sem nunca ter contato com sua filha, Cameron tem a chance de sair da prisão em condicional mas no dia de sua transferência embarca em um avião repleto de criminosos insanos, comandados por Cyrus ‘The Virus’ Grissom (John Malkovich), que acabam sequestrando o avião. Buscando soluções e resgatando seus dias de herói, o protagonista tentará salvar o dia, ao lado do agente Vince Larkin (John Cusack), e voltar para os braços de sua família.
Estreia na direção do cineasta Simon West e indicado para dois Oscars (Melhor Canção e Melhor Som), Con Air possui um roteiro desenfreado em fazer brilhar as cenas de ação, deixando a profundidade dos conflitos dos personagens, principalmente seu protagonista, em segundo plano. As linhas escritas por Scott Rosenberg seguem o padrão de uma jornada do herói, seu conflito, sua partida ao objetivo, sua volta pra casa. Aqui no caso, num desenvolvimento repleto de tiros, explosões, destruição de veículos, uma barulheira danada mas que empolga quem só quer se divertir vendo um filme e ponto final.
Um fato curioso é que esse filme foi lançado apenas algumas semanas antes de outro longa-metragem emblemático da carreira de Nicolas Cage, A Outra Face. Ambos são muito lembrados até hoje. Pra quem se interessar, ou até mesmo rever, Con Air – A Rota da Fuga está disponível no catálogo da Star Plus.