InícioMatérias2a Edição do Festival de Cinema de Xerém celebra a trajetória de...

2a Edição do Festival de Cinema de Xerém celebra a trajetória de Antônio Pitanga, um dos mais importantes artistas do Cinema Brasileiro


Você sabia que existe um festival de cinema no Brasil onde os filmes e artistas disputam o Troféu Zeca Pagodinho? É o Festival de Cinema de Xerém! Após o sucesso da primeira edição, o evento retorna em 2025 para sua segunda edição, que acontecerá de 5 a 7 de junho. Serão exibidos 20 filmes, alguns deles participando das mostras competitivas, divididas nas categorias Nacional, Baixada e Gospel.

Foto do filme ‘Sertão 2138’, de Deuilton do Nascimento

O júri desta edição conta com nomes de peso, bem conhecidos pelos amantes do cinema, como Patrícia Pillar, Vinícius de Oliveira e Marcelo Marão. Ao lado de outros integrantes, eles terão a missão de escolher os destaques nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Ator.

Foto do filme ‘A Caverna’, de Louise Fiedler

A programação especial do festival também inclui mais quatro longas da Mostrinha Infantil, com títulos voltados ao público infanto-juvenil e ainda oferece a oficina, aberta ao público, “Atuação para Câmera” – ministrada pelo ator Vinícius de Oliveira.



Foto do filme ‘Dura na Queda’, de Tatiane Campos

O evento, com entrada gratuita, realizado novamente em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, irá homenagem o ator e diretor Antônio Pitanga e também o presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz Carlos da Silva. Após a cerimônia de abertura será exibido o longa Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga.

Crédito foto: Aderi Costa / Divulgação do Festival de Xerém

Realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, a segunda edição do Festival de Cinema de Xerém, conta com a direção de Sergio Assis e tem tudo para se consolidar como mais um festival de destaque em território brasileiro neste ano.

 

Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

A Caverna, de Louise Fiedler

TCC – Trabalho Caótico de Cinema, de Ricardo Santos

Intangível Tangível, de Tales Ordakji

Sertão 2138, de Deuilton do Nascimento

As Gingers, de Pedro Murad

 

Mostra Competitiva Baixada

Paçoca, de Marçal Vianna

São Jorge de Meriti, de Ricardo Rodrigues e Léo de Assis

Dura na Queda, de Tatiane Campos

Desde Criança Sempre Quis Morar no Rio, de Sharon Félix e Roumer Canhães

O Teste, de Emanuel Sedano

 

Mostra Competitiva Nacional Gospel

Lúcia, de Murilo Santos

Clowndio, de Samuel Rodrigues

Solum, de Daniela Vitória e Annie Salgado

José, o Carpinteiro, de Leandro Azevedo

O Perdão é Vermelho, de Patrícia Evangelista

 

 

Serviço:

Festival de Cinema de Xerém

De 05 a 07 de Junho de 2025.

Espaço Bellogio Rua Eneas Rias Frutuoso, n° 198 – Xerém – Duque de Caxias – RJ

Entrada Gratuita

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS