Na selva você deve esperar, até um cinco ou um oito alguém tirar. Baseado na obra homônima criada pelo escritor e ilustrador norte-americano Chris Van Allsburg no início dos anos 1980, a aventura Jumanji, lançada em janeiro de 1996 nas salas de cinema do Brasil, é um dos filmes de maior sucesso na televisão nos anos 1990. Com muitos efeitos em CGI (imagens geradas por computadores) e um orçamento na casa dos 65 milhões de dólares, o filme arrecadou mais de 250 milhões de dólares somente em bilheteria.
Na trama conhecemos Alan (Robin Williams/Adam Hann-Byrd), um jovem que tem problemas de relacionamento com o pai que certo dia acaba achando um jogo de tabuleiro chamado Jumanji em meio a uma obra de uma casa. Quando resolve jogar, ao lado da amiga Sarah (Bonnie Hunt/Laura Bell Bundy), acaba ficando preso no jogo. Depois de duas décadas, os irmãos Judy (Kirsten Dunst) e Peter (Bradley Pierce), que recentemente perderam os pais, acham o mesmo jogo, libertando Alan. Agora, todos eles precisam terminar de jogar até o fim.
Com três linhas temporais, 1869, 1969 e 1995, alinhadas de forma linear e complementar, essa certeira diversão para toda a família tem suas camadas profundas ligadas ao luto e a perda. Nesse ponto em comum, mesmo com as passagens de tempo, os personagens se desenvolvem através de uma forte carga dramática também ligado ao abandono e solidão. A narrativa, em meio ao ritmo alucinante das cenas de aventura, contorna com atenção esses pontos.
E por falar nessas cenas que estão no imaginário de muitos cinéfilos até hoje, os artistas envolvidos na produção tiveram que abrir a imaginação pois a maior parte do tempo estavam interagindo com o que não exista já que todas as cenas com os animais foram aplicadas por CGI na finalização do longa.
O filme foi rodado no Canadá e nos Estados Unidos, tendo a cidade de Keene, em New Hampshire, um dos lugares marcantes, onde até hoje tem a placa da Parrish Shoes (a loja de sapatos do pai de Alan). Uma figura adorada pelos moradores e uma das grandes atrações do filme, o inesquecível Robin Williams, teve que cumprir agenda também no filme Nove Meses de Chris Columbus, durante as filmagens de Jumanji.
Já com duas continuações também cinematográficas, Jumanji: Bem-Vindo à Selva e Jumanji: O Nível Seguinte, essa primeira jornada de Jumanji é empolgante e deve perdurar pra as próximas gerações. O filme atualmente está disponível no streaming Sony One.
Qual é o seu filme preferido da franquia?
30 ANOS de ‘Jumanji’, um clássico da sessão da tarde!
Qual é o seu filme preferido da franquia?
— CinePOP (@cinepop) January 12, 2025