sexta-feira, março 29, 2024

5 Animes que Merecem uma Adaptação para o Cinema

Não posso ser considerado um grande fã de animes porque não assisto tantos assim e, geralmente, fico restrito aos OVA’s (produções para lançamento em vídeo e não na TV) ou séries de TV menores de temas que me interessam. Ainda assim, quando um anime chama minha atenção e dedico tempo para aproveitá-lo, quase sempre a experiência é muito gratificante. Desta forma, resolvi fazer uma lista com 5 animes que já assisti e que acredito que merecem uma adaptação “live action” para o cinema.

Alguns podem questionar a escolha de animes como fonte para adaptações ao cinema, mas geralmente são aqueles que nunca assistiram um bom anime. Existem vários exemplos dessas animações que as afastam do estereótipo de que são “desenhos infantis”, trazendo não só uma temática adulta como também um ótimo desenvolvimento de personagens. Em uma época de extrema falta de criatividade em Hollywood em que direitos de adaptação de livros são vendidos (e às vezes adaptados) antes mesmo das obras serem concluídas e onde continuações e reboots acontecem mais do que deveriam, os animes são uma ótima opção para encontrar histórias inovadoras e interessantes.

Além disso, já ficou provado que é possível fazer uma boa adaptação de animes para a telona, desde que se respeite o material original e se faça as devidas conversões de formato para o cinema. Um ótimo exemplo recente é a trilogia de filmes de Rurouni Kenshin (mais conhecido como Samurai X no Brasil) que adaptou a história dos OVA’s e da série de TV sobre o samurai que deixou sua vida de assassino e fez um juramento de que nunca mais iria matar, adotando a famosa espada de corte invertido “sakabatou”. Os filmes conseguiram manter o espírito do anime com muita ação e toques de humor e sem criar algo caricato demais.

Claro que também temos exemplos de péssimas adaptações que não deram certo, como o famigerado filme de ‘Dragon Ball’. Mas neste caso o que vimos foi um total desrespeito ao material original e ao seu legado. Outro erro que também pode ser cometido é de se tentar condensar muita história em apenas um filme, o que acredito ter sido o problema da adaptação de ‘Attack on Titan’, um dos animes mais badalados dos últimos anos.

De qualquer forma, considerando que as adaptações sejam feitas da maneira correta, não há dúvidas de que esses animes da lista dariam origem a ótimos filmes ou franquias. Só lembrando que não se trata de um “Top 5”, então fique à vontade para sugerir nos comentários outras opções de animes que você assistiu e que acredita que dariam bons filmes.

 

5. Record of Lodoss War

Este anime foi criado a partir do que, a princípio, seria um jogo de RPG. Além de 11 OVA’s temos também uma série de TV com cerca de 30 episódios. Com temática de fantasia medieval e um mundo povoado por elfos, anões, magos, orcs e dragões, fica clara a influência do universo de Tolkien e do ‘Senhor dos Anéis’. Temos uma história maior que exige a reunião de heróis para combater as forças do mal e vemos também o amadurecimento do protagonista Parn para se transformar em um guerreiro. Com uma ótima história de amor entre um humano teimoso e uma elfa e com monstros fantásticos e conspirações, existe muito material com potencial para criar uma franquia e preencher o vazio deixado nas telonas pelo fim da adaptação das obras de Tolkien.

 

4. Bersek

Não deixe de assistir:

Apesar de ser um outro anime com temática medieval, temos aqui uma história muita mais sombria e seguimos um personagem carregado de conflitos e de características que o identificariam mais como um vilão. O “Berseker” que dá nome ao anime é uma figura extremamente interessante e dramática. Além disso, temos ótimas cenas de ação com batalhas de espada que ficariam ótimas no cinema. Isso sem falar do extenso material já existente que envolve uma série de TV e vários OVA’s.

 

3. Full Metal Alchemist

Partindo mais para o lado da fantasia em um nicho que se assemelharia ao de Harry Potter, temos um excelente anime que mostra um mundo “steampunk” pós revolução industrial em que a alquimia é uma das mais poderosas armas da humanidade. Seguimos a história de dois irmãos que, após uma tentativa fracassada de trazer sua mãe de volta à vida que resultou na perda de seus corpos (ou partes deles), partem na busca de um catalisador lendário chamado “Pedra Filosofal” para poderem voltar ao normal. Com ótimas cenas de ação e personagens carismáticos, desde que haja a devida simplificação para agradar ao público geral, temos aqui um grande potencial para alguns filmes.

 

2. Cowboy Beebop

Este talvez seja o anime mais famoso da lista e também o que já esteve mais perto de virar filme. Com sua pegada de ficção científica misturada com western, este anime agradou muitas pessoas com sua excelente história de um grupo de caçadores de recompensa e ao abordar diversos temas filosóficos. Em 2009 Keanu Reeves chegou a ser anunciado no papel do protagonista “Spike” mas logo depois o projeto foi cancelado. Uma pena, pois seria uma ótima oportunidade para vermos um rico universo ganhar vida no cinema.

 

1. Ninja Scroll

Este anime vem do longínquo ano de 1993 e é um dos meus favoritos de todos os tempos. Já teve uma série de TV mais recente, mas estou me referindo mesmo ao longa animado original. Ele conta a história de “Jubei”, um samurai andarilho que, ao tentar ajudar uma mulher em perigo, acaba se envolvendo em um plano para a tomada do poder no Japão feudal e reencontrando o seu grande nemesis do passado, “Gemma”. Além de uma temática adulta e cenas de lutas impressionantes, este anime traz uma das histórias de amor mais trágicas e bonitas que já vi em um filme. Por volta de 2008 houve rumores de uma adaptação para o cinema e do envolvimento de Di Caprio na produção, mas nada foi realmente confirmado. Em meus sonhos, eu imagino uma versão adaptada por Quentin Tarantino recheada daquilo que vimos em Kill Bill. Eu sei, eu sei, mas sonhar não custa nada.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS