InícioMatérias5 filmes que refletem sobre a mais sangrenta guerra civil norte-americana

5 filmes que refletem sobre a mais sangrenta guerra civil norte-americana


A sangrenta batalha entre milícias do sul e norte dos estados unidos, com vitória da segunda região mencionada, conhecida como guerra civil norte-americana ou mesmo Guerra de Secessão, é uma página importante da história mundial tendo como palco a maior potência do mundo. Alguns filmes ao longo do tempo buscaram refletir sobre esse período de incertezas em solo norte-americano. Pensando nisso, separamos abaixo alguns filmes que de alguma forma nos fazem refletir sobre esse período:

 

Anjos Assassinos



Com mais de quatro horas de duração e dirigido por Ron Maxwell, o filme mostra uma das mais sangrentas batalhas durante a guerra civil norte-americana, a Batalha de Gettysburg. Baseado no livro homônimo escrito por Michael Shaara em 1974.

 

Tempo de Glória

Lançado nos cinemas no final da década de 80, e dirigido pelo excelente cineasta Edward Zwick, em Tempo de Glória acompanhamos a história de um regimento militar de soldados negros que liderados por um oficial branco, lutam contra os confederados e o preconceito.

 

Rastros de Ódio

Na trama, conhecemos Ethan (John Wayne) um ex-soldado confederado (da parte que lutou pelos estados do Sul na Guerra Civil norte-americana) que visita a casa de seu irmão, no Texas, após alguns anos do término da guerra. Pouco tempo depois, a casa de seu irmão é atacada por um grupo da tribo indígena dos comanches que sequestra Debbie (Natalie Wood) a sobrinha de Ethan e mata o restante da família. Assim, ao lado do filho adotivo do irmão, Martin (Jeffrey Hunter), de quem o protagonista não conhece como sendo família por sua ascendência indígena, Ethan enfrentará diversos conflitos e obstáculos embarcando em uma jornada de longos anos atrás da sobrinha raptada.

 

Lincoln

Retratar a vida do mais famoso de todos os presidentes americanos não era uma missão fácil. Mas Steven Spielberg topou o desafio e reuniu um elenco deveras competente, liderado por um ator fora de série, construindo uma espécie de thriller político e apresentando com pouco mais de 2:30 de duração sua visão sobre os quatro últimos meses de vida do 16° presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.

 

12 Anos de Escravidão

O filme conta a incrível história real da luta de um homem para sobreviver e enfim encontrar sua liberdade. O longa é ambientado antes da Guerra Civil dos Estados Unidos, e assim conhecemos o protagonista Salomão Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre do norte de Nova York. Certo dia, após aceitar trabalhar em Washington, é raptado e vendido como escravo. Assim, o protagonista procura a sobrevivência diária em busca de sua liberdade tirada.

 

 

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS