Desde o início da década de 1980 preenchendo com emoção as lacunas de seus inúmeros personagens na televisão e no cinema, o mineiro Selton Mello é um dos grandes nomes quando pensando em artistas brasileiros. Com mais de 30 trabalhos, atuando como ator na sétima arte, Selton completou 52 anos nesse final de 2024.
Para homenagear e também sugerir a vocês alguns dos seus grandes trabalhos na telona, segue abaixo 5 ótimos filmes da carreira dele:
Na trama, um grupo de artistas circenses se apresenta de cidade em cidade alegrando a todos por onde passam. Ao decorrer da história, seu mais famoso representante, o palhaço Pangaré (Benjamin) entra em uma crise existencial e corre em busca de encontrar a esperança em algum lugar, sem saber que ela estava mais perto do que ele imagina.
Na trama, ambientado na década de 30 no nordeste brasileiro, conhecemos dois amigos inseparáveis que se metem em diversas confusões próximo à região de Taperoá, na Paraíba. Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) são dois jovens, pobres, que fazem vários bicos em busca de suas próprias sobrevivências. Conhecendo bem a região e seus moradores, envolvem a maioria desses em diversas situações que mexem com a fé, com as tradições, com a ambição, com o desejo. O Auto da Compadecida é, sem dúvidas, um clássico do cinema brasileiro.
Um dos mais aclamados filmes brasileiros dos últimos anos, Ainda Estou Aqui nos leva até o início da década de 1970 onde uma família tem seus destinos completamente mudados quando o pai, Rubens (Selton Mello) é levado por militares e nunca mais aparece. Ao longo do tempo, a esposa Eunice (Fernanda Torres) precisa encarar os enormes desafios na criação dos filhos e as incertezas do que aconteceu com o marido.
Ambientado na década de 1940, ao longo de quase três horas acompanhamos a história de André que após fugir de sua família caba retornando ao lar e enfrenta conflitos intensos. Baseado num romance homônimo escrito pelo brasileiro Raduan Nassar.
Nessa deliciosa comédia conhecemos Lisbela (Débora Falabella), uma jovem sonhadora que ama ir ao cinema para se emocionar (e sonhar) com as lindas histórias que passam na telona. Ela mora com o pai, o chefe de polícia da cidade (André Mattos), é noiva de Douglas (Bruno Garcia), um jovem que adora mexer no cabelo e adota gírias e trejeitos da juventude do Rio de Janeiro, de onde voltou faz pouco tempo. Paralela a essa história, conhecemos o malandro Leléu (Selton Mello), um nômade mulherengo que chega na cidade de Lisbela fugindo das garras do matador de aluguel Frederico Evandro (Marco Nanini) por conta de seu envolvimento amoroso com Inaura (Virginia Cavendish), essa última, mulher de Frederico. Um dia, Lisbela e Leléu se encontram, algo que fará seus destinos andarem pela mesma estrada mesmo que enfrentem muitos desafios por esse caminho.