InícioDestaque5 produções imperdíveis para conhecer a carreira do saudoso Robert Redford

5 produções imperdíveis para conhecer a carreira do saudoso Robert Redford


No último dia 16 de setembro, o mundo do cinema perdeu um de seus nomes mais prestigiados: Robert Redford, padrinho do cinema independente e um dos fundadores do Sundance Film Institute – que logo daria vida ao prestigiado Festival de Sundance.

Vencedor do Oscar por seu trabalho como diretor no clássico Gente como a Gente e conquistando outras três indicações e um prêmio honorário da Academia, Redford faleceu as 89 anos de idade e eternizou inúmeros projetos, incluindo Butch Cassidy‘Golpe de Mestre’‘Três Dias do Condor’ e o icônico Todos os Homens do Presidente, além de ter participado de produções como ‘Conspiração e Poder’‘Vingadores: Ultimato’.

Para celebrar sua carreira e seu legado, preparamos uma breve matéria elencando cinco produções indispensáveis para conhecer sua filmografia.



Confira:

BUTCH CASSIDY (1969)

Existe uma premissa universal que acompanha certas produções cinematográficas que nunca falha em se concretizar – e que diz a respeito de filmes incompreendidos ou subestimados. E esse é o caso de Butch Cassidy, clássico dos anos 1960 que trouxe Redford atuando ao lado de Paul Newman. À época de seu lançamento, o filme teve uma recepção medíocre por parte dos especialistas, mas logo caiu nas graças da reavalização e se tornou um dos ícones do gênero western.

O filme funciona como um estudo de personagem de uma amizade notável entre Butch Cassidy (Newman), possivelmente o bandido mais simpático da história da fronteira, e seu associado mais próximo, o lendário e sempre perigoso Sundance Kid (Redford) – contando a verdadeira história de embates e passeios selvagens, batalhas com posses, trem e assaltos a banco, um caso de amor tórrido e o sentido da vida.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)

Se você gosta de thillers políticos e acompanha cada título do gênero que sai nos cinemas ou nos streamings, agradeça ao irretocável clássico Todos os Homens do Presidente. O longa-metragem estrelado por Redford e por Dustin Hoffman tornou-se um trabalho seminal no gênero e, até hoje, é considerado como uma das melhores produções cinematográficas do século XX, conquistando inúmeras estatuetas do Oscar e reafirmando o poder perfomático de ambos os atores.

Com direção de Alan J. Pakula, o filme funciona como um drama também biográfico sobre o escândalo Watergate, que colocou em xeque o governo do então presidente Richard Nixon. A trama é baseada no livro homônimo de Carl BernsteinBob Woodward, os dois jornalistas que investigaram o caso (interpretados respectivamente por Hoffman e Redford).

GENTE COMO A GENTE (1980)

Redford tornou-se um dos ícones do cinema entre os anos 1970 e 1980 – mas, por incrível que pareça, seu maior número de indicações ao Oscar veio de seu trabalho como diretor e produtor. E sua primeira e única vitória competitiva foi dada por um aclamado projeto conhecido como Gente como a Gente, que chegou às telonas em 1980 e marcou a aclamada estreia de Redford atrás das câmeras.

Merecidamente levando para casa a estatueta de Melhor Direção, o astro e realizador construiu uma potente narrativa dramática inspirada no romance homônimo de Judith Guest e trazendo nomes como Donald SutherlandMary Tyler MooreJudd HirschTimothy Hutton no elenco protagonista. Na trama, um adolescente se culpa após o irmão ter morrido afogado em seu barco. Apesar de intensivas sessões de terapia, ele não consegue se libertar da crença de que deveria ter morrido em seu lugar e seus pais também não oferecem muito consolo.

PROPOSTA INDECENTE (1993)

Proposta Indecente sofre do mal de ter sido massacrado à época de seu lançamento, mas que, mesmo sendo “ruim”, permanece como um dos filmes favoritos dos fãs dos dramalhões novelescos da década de 1990. Estrelado por Redford e por Demi Moore em uma história envolvente, sensual e regada à celebração do erotismo, o projeto amargou 34% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas fez um sucesso de bilheteria estrondoso que o tornou um dos mais rentáveis do ano em que foi lançado.

Dirigido por Adrian Lyne, a trama é centrada em um adorável casal formado por David e Diana Murphy, ambos com um futuro brilhante. Ele é um arquiteto; ela corretora. Mas eles estão passando por uma crise financeira. Em uma última tentativa de salvar a casa de seus sonhos, eles vão para Las Vegas a fim de ganhar dinheiro no jogo e conseguirem pagar a hipoteca. Após perderem tudo, um misterioso bilionário oferece uma solução para o seu problema financeiro: um milhão de dólares, se ele puder dormir com Diana.

QUIZ SHOW – A VERDADE DOS BASTIDORES (1994)

Quase uma década depois de sua primeira investida atrás das câmeras, Redford fez um retorno glorioso à cadeira de direção com o irretocável drama de mistério ‘Quiz Show – A Verdade dos Bastidores’. Apresentando um novo lado de suas habilidades como realizador cinematográfico, Redford construiu uma pequena joia do cinema contemporâneo ao se aliar ao roteiro de Paul Attanasio para analisar os escândalos envolvendo o programa de perguntas e respostas Twenty-One, que ganhou as manchetes dos Estados Unidos.

Baseada nas memórias do advogado congressista Richard N. Goodwin, a trama acompanha um advogado idealista que descobre que um popular quiz show televisivo não passa de uma armação. Mas para provar isso, ele precisa da ajuda de um dos concorrentes do jogo – o operário Herbert Stempel, que vem se saindo muito bem no programa. Só que os produtores do show preferem um outro concorrente, mais carismático, Charles VanDoren, que recebe as perguntas com antecedência para garantir sua vitória, motivo suficiente para Stempel denunciar todo o esquema.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS