O cenário do entretenimento é marcado por incontáveis produções que são lançadas no circuito cinematográfico e televisivo dia após dia – e, por essa razão, alguns títulos passam longe de cair no nosso radar.
Há cinco anos, o mundo seriado era marcado pelo lançamento de diversas produções extremamente aclamadas pela crítica e pelo público, como a comédia esportiva ‘Ted Lasso’, que reiterou seu poder na indústria ao conquistar uma legião de fãs e inúmeros prêmios desde sua estreia; a apaixonante dramédia de época ‘Bridgerton’, adaptação dos romances homônimos de Julia Quinn; e a incrível minissérie ‘O Gambito da Rainha’, que reiterou as incríveis habilidades performáticas de Anya Taylor-Joy.
Entretanto, certas produções não se tornaram tanto populares quanto mereciam e, pensando nisso, preparamos uma breve lista com cinco séries pouco conhecidas que completam meia década em 2025.
Veja abaixo as nossas escolhas e nos conte qual esquecemos de colocar:
CONTOS DO LOOP

Onde assistir: Prime Video
Em 2014, o artista sueco Simon Stålenhag lançou um livro artístico intitulado ‘Contos do Loop’, uma série de imagens incríveis que mostravam a sociedade lidando com a presença de um massivo acelerador de partículas chamado Loop, localizado nos subterrâneos de uma cidade do interior. As incríveis imagens foram compostas com um tom retro-futurista e logo caíram no gosto popular – e é claro que não demoraria muito até que essas histórias sem falas ganhassem uma versão televisiva ou fílmica.
Em 2020, o Prime Video decidiu comprar os direitos intelectuais da obra de Stålenhag e deu origem à adaptação homônima, uma reflexiva e sinestésica produção antológica dividida em oito capítulos que, apesar de ter um tom bastante peculiar e arrastado nos primeiros minutos, desponta em uma catártica crítica à essência da vida e do ser humano.
HOME BEFORE DARK

Onde assistir: Apple TV+
Apesar de ter conquistado fama considerável com títulos como ‘Wicked’, ‘Podres de Ricos’ e ‘Em Um Bairro de Nova York’, Jon M. Chu já se aventurou pelo mundo televisivo com a subestimada série de mistério ‘Home Before Dark’ – que chegou ao catálogo da Apple TV+ sem muito barulho e que merecia maior reconhecimento.
Estrelada por Brooklynn Prince, a trama é inspirada em eventos reais e baseada nas reportagens da jovem jornalista investigativa Hilde Lysiak, contando a história de uma jovem moça que se muda do Brooklyn para a pequena cidade em que seu pai morava. Quando chega lá, sua necessidade de descobrir a verdade traz à tona um caso que cada morador (incluindo o pai) tentou enterrar.
LUNA NERA

Onde assistir: Netflix
Desde que se sabe, as místicas figuras das bruxas sempre fizeram parte do imaginário popular e foram transcritas das mais diversas formas para as telonas e telinhas. É claro que essas mágicas criaturas, muitas vezes associadas a algo maligno, já existiam há milênios e até hoje existem – e seu conceito simbológico delas foi arquitetado, desconstruído e virado do avesso com o passar dos anos, protagonizando obras adoradas como ‘As Bruxas de Eastwick’, ‘Abracadabra’, ‘Convenção das Bruxas’ e, mais recentemente, a pouco conhecida série ‘Luna Nera’.
Baseada no livro ‘As Cidades Perdidas – Lua Negra‘, escrito por Tiziana Triana, a produção acompanha uma adolescente forçada a fugir da sua aldeia com seu irmão mais novo após ser acusada de praticar magia negra. Ela encontra refúgio em um grupo de mulheres acusadas do mesmo crime, até que precisa escolher entre o amor de um caçador de bruxas e a liderança da irmandade mágica num mundo dividido entre razão e misticismo.
THE OUTSIDER

Onde assistir: HBO Max
Baseada no romance homônimo de Stephen King, ‘The Outsider’ teve uma sólida recepção crítica, mas infelizmente foi cancelada após uma temporada – e, mesmo assim, acompanhar a breve leva de episódios estrelada por nomes como Ben Mendelsohn, Cynthia Erivo e Bill Camp é uma ótima pedida.
A trama segue o detetive Ralph Anderson (Mendelsohn), enquanto ele tenta investigar o corpo mutilado de Frankie Peterson, de 11 anos, encontrado na floresta da Geórgia. As misteriosas circunstâncias que cercam esse crime horrível levam Ralph, ainda lamentando a recente morte de seu próprio filho, a chamar uma investigadora privada não ortodoxa, Holly Gibney (Erivo), cujas habilidades estranhas ele espera que o ajudarão a explicar o inexplicável.
THE THIRD DAY

Onde assistir: HBO Max
A HBO Max é lar de algumas das melhores produções televisivas da atualidade e, em meio a tanto sucesso, alguns títulos costumam passar longe dos nossos olhares – como foi o caso da minissérie dramática ‘The Third Day’, estrelada por Jude Law e que também trouxe nomes como Emily Watson, Naomie Harris e Katherine Waterston em um incrível elenco.
Dividida em seis capítulos, a produção segue um estilo parecido ao do terror ‘Midsommar’ e explora as experiências de dois indivíduos, Sam e Helen, em uma misteriosa e isolada ilha britânica chamada Osea. Sam, às voltas com uma tragédia pessoal, sente-se atraído pela ilha e seus estranhos rituais, enquanto Helen, em busca de respostas, chega com suas filhas, o que leva a um conflito com os habitantes da ilha e suas tradições.
