sábado, abril 20, 2024

7 filmes sobre loops temporais que você PRECISA conferir

A ficção científica sempre foi um terreno extremamente fértil para a criação de narrativas incríveis, imaginando futuros distópicos, cenários pós-apocalípticos e a complexa relação entre humanidade e tecnologia.

Entretanto, há outras subtramas que fazem parte do gênero e que envolvem uma premissa bastante conhecida: as viagens no tempo. E, dentro desse escopo, temos as conhecidas investidas do loop temporal, em que um ou mais personagens percebem que estão presos em um ciclo sem fim que começa em determinado momento e termina em outro, apenas para recomeçar de novo e de novo e de novo.

Uma das primeiras narrativas que entrou para o mainstream e que revolucionou o modo de contar esse tipo de história na indústria audiovisual ocorreu na série ‘Star Trek: The Next Generation’, com o episódio “Cause and Effect”, que se afastou da costumeira construção antológica e prendeu os protagonistas e coadjuvantes em um loop sem fim. Desde então, títulos como ‘Feitiço do Tempo’‘Questão de Tempo’‘A Morte Te Dá Parabéns’ chegaram aos cinemas e dominaram o coração do público, apresentando enredos interessantes e instigantes.

Pensando nisso, separamos uma lista com sete longas-metragens nesse estilo que você precisa conferir.

Veja nossas escolhas abaixo e conte para nós qual o seu favorito:

FEITIÇO DO TEMPO (1993)

Um repórter (Bill Murray) de televisão que faz previsões de meteorologia vai a uma pequena cidade fazer uma matéria especial sobre o celebrado “Dia da marmota”. Pretendendo ir embora o mais rapidamente possível, ele inexplicavelmente fica preso no tempo, condenado a vivenciar para sempre os eventos daquele dia.

TRIÂNGULO DO MEDO (2009)

Quando Jess embarca em um veleiro com um grupo de amigos para o alto mar, ela tem o pressentimento de algo está errado. Sua suspeita se concretiza quando eles vão parar no meio de uma tempestade e para sobreviverem, todos são forçados a embarcar em um misterioso e aparentemente desocupado transatlântico. Ao caminhar pelos corredores, Jess tem a sensação de que já esteve no local antes e repara que o relógio do navio está parado. Estranhas coisas começam a acontecer e eles percebem que não estão sozinhos: alguém está caçando-os, um por um, e Jess, sem saber, está com a chave para encerrar todo esse terror.

Não deixe de assistir:

NO LIMITE DO AMANHÃ (2014)

Quando a Terra é tomada por alienígenas, Bill Cage (Tom Cruise), relações públicas das Forças Armadas dos Estados Unidos, é obrigado a ir para a linha de frente no dia do confronto final. Inexplicavelmente ele acaba preso no tempo, condenado a reviver esta data repetidamente. A cada morte e renascimento, Cage avança e, antecipando os acontecimentos, tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt).

ANTES QUE EU VÁ (2016)

Em ‘Antes que Eu Vá”, Samantha Kingston (Zoey Deutch) é uma adolescente que tem tudo o que uma jovem pode desejar na sua idade. Contudo, essa vida perfeita chega a um final abrupto no dia 12 de fevereiro, dia de sua morte. Segundos antes de realmente morrer, ela terá a oportunidade de mudar a sua última semana e, talvez, o seu destino.

A MORTE TE DÁ PARABÉNS (2017)

Tree (Jessica Rothe) é uma jovem estudante que trata mal os meninos, desdenha das amigas e não parece estar muito disposta a atender as ligações do pai no dia do aniversário dela. No fim do mesmo dia, no entanto, ela é brutalmente assassinada por um mascarado. Acontece que ela “sobrevive”, ou melhor, acorda no mesmo e fatídico dia, numa espécie de looping macabro, que termina sempre com a morte da garota. Repetir, seguidamente, o mesmo dia, por outro lado, dá a Tree a chance de investigar quem a está querendo morta e o porquê.

MATE OU MORRA

THE MAP OF TINY PERFECT THINGS (2021)

A história gira em torno de Mark, um jovem adolescente que se contenta em viver o mesmo dia de sua vida em um eterno looping. Seu mundo é colocado de cabeça para baixo quando ele conhece a misteriosa Margaret, também presa no lopping. Mark e Margaret formam uma magnética parceria, tentando descobrir todas as pequenas coisas que fazem daquele dia algo perfeito. O que se segue é uma história de amor com reviravoltas incríveis, à medida que os dois lutam para descobrir como escapar do dia infinito.

MATE OU MORRA (2021)

Preso em um loop temporal que constantemente repete o dia de seu assassinato, o ex-agente das forças especiais Roy Pulver descobre pistas sobre um projeto secreto do governo que poderia desvendar o mistério sobre sua morte. Em uma corrida contra o relógio, Pulver deve caçar o Coronel Ventor, chefe do programa em questão, enquanto foge de assassinos treinados e impiedosos que querem mantê-lo longe da verdade.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS