sábado, abril 27, 2024

90 anos de Michael Caine: alguns dos grandes filmes desse genial artista!

Filho de uma faxineira e um porteiro, Michael Caine nasceu em Londres, Inglaterra, no ano de 1933. Durante a Segunda Guerra Mundial teve que ir para outro região britânica, onde numa nova escola, fez sua primeira apresentação como ator. Já na adolescência, perto de se formar, trabalhou como arquivista e mensageiro para uma produtora de filmes. Quando completou a maioridade, Caine foi para o serviço militar servindo no batalhão dos Fuzileiros da Marinha do Exército Britânico e enviado para a Guerra da Coreia.

Quando voltou da guerra, resolveu ir atrás do grande sonho de ser ator. Ele frequentou algumas companhias de teatro da época ganhando experiência nos palcos, nessa época usava o nome de Michael White. Esse nome teve que ser trocado pouco depois, quando já estava em Londres novamente, pois já havia outro ator usando-o. O curioso desse caso é que ele criou o sobrenome Caine no mesmo instante que recebeu a notícia que tinha que fazer a troca, ele estava em uma cabine telefônica que dava vista para um cinema onde estava passando o filme A Nave da Revolta (The Caine Mutiny), daí surgiu a ideia do nome!

Seu primeiro filme no cinema foi A Hill in Korea, dirigido por Julian Amyes, lançado no ano de 1956. Daí pra frente virou história! Com mais de 170 trabalhos no cinema, vencedor de dois Oscars, sendo um dos atores britânicos mais aclamados de toda a história do cinema, Michael Caine completou 90 anos em 2023. Para comemorar sua gloriosa carreira, segue abaixo uma lista com alguns dos grandes filmes desse genial artista:

 

A Educação de Rita

Dirigido pelo cineasta Lewis Gilbert, baseado em uma peça teatral homônima escrita por Willy Russell, A Educação de Rita conta a história de um professor universitário que se torna o orientador de uma mulher que deseja terminar seus estudos. O filme foi Indicado para três Oscars.

Não deixe de assistir:

 

Hannah e Suas Irmãs

Com um elenco maravilhoso, 37 anos atrás chegava aos cinemas de todo o mundo, escrito e dirigido por Woody Allen, Hannah e Suas Irmãs. Na trama, acompanhamos os conflitos amorosos de três irmãs que moram em Nova Iorque ao longo de consecutivos Dias de Ação de Graças (talvez o maior dos feriados americanos, uma comemoração pelos acontecimentos ocorridos durante o ano). Caine venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esse trabalho.

 

Regras da Vida

Lançado no penúltimo ano do século XX, dirigido pelo cineasta sueco Lasse Hallström, com roteiro escrito por John Irving, o emocionante filme Regras da Vida conta a história de um órfão que aprende sobre medicina com o diretor do orfanato onde mora. Mais tarde, o protagonista resolve descobrir a vida fora da instituição, voltando anos mais tarde. Por esse filme, Caine venceu seu segundo Oscar.

 

O Último Amor de Mr. Morgan

O quão triste é perder alguém? Escrito e dirigido pela cineasta alemã Sandra Nettelbeck, do excelente filme Helen (2009), O Último Amor de Mr. Morgan é um filme, vale dizer, sensível. Quem possui qualquer tipo de relação conturbada com seu pai terá suas estruturas abaladas. O vulnerável protagonista, interpretado brilhantemente pelo britânico Michael Caine, guia o espectador pela força que as imaginárias lembranças de sua falecida esposa tem sobre ele. Assim, somos jogados em um mar dramática cheio de emoções a todo instante.

 

O Americano Tranquilo

Lançado em 2002, o drama baseado na obra do escritor britânico Graham Greene, ambientado no início da década de 50 no Vietnã, nos mostra a formação de um triângulo amoroso entre um jornalista, um agente da Cia e uma Vietnamita. O filme foi indicado ao Oscar na Categoria de Melhor Ator (Michael Caine).

 

Alfie (1966)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Alfie é uma comédia dramática que nos mostra a história de Alfie, um conhecido mulherengo morador de Londres precisa enfrentar as consequências da vida quando uma de suas namoradas fica grávida. Michael Caine foi indicado ao Oscar por esse papel.

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS