Crítica | Chá com as Damas – uma jornada pelas histórias das relíquias britânicas

Imagina se você pudesse sentar em uma mesa no jardim de uma casa de campo para conversar sobre a vida com as Damas do cinema britânico e internacional, conhecidas como Judi Dench, Maggie Smith, Eileen Atkins e Joan Plowright. Agora pensa como seria esta tarde, você ouvindo as histórias do passado das carreiras dessas veteranas, situações vividas, histórias compartilhadas e até mesmo o que pensam sobre o agora e/ou futuro. Imaginou? Pois bem, em Chá com as Damas você, caro leitor, pode ter a oportunidade de vivenciar como seria isso pessoalmente.

No início do filme de Roger Michell (Um Lugar Chamado Notting Hill) aparece uma frase que diz mais ou menos o seguinte: uma vez por ano quatro amigas se reúnem para conversar, mas desta vez será com a câmera ligada. O longa-metragem caminha suavemente entre seus 84 minutos, bem montado e editado, ele imerge o espectador facilmente dentro do universo que está sendo mostrado fazendo com que o mesmo se sinta também naquele local escutando as Damas britânicas.

O documentário, totalmente narrado pelas próprias atrizes, torna todo o diálogo compartilhado mais íntimo e casual, parecendo que o espectador também é parte daquele momento. Atkins, Smith, Dench e Plowright compartilham histórias sobre seus passados nas companhias de teatro, seus relacionamentos com outros atores e também com a família, assim como, a amizade construída entre elas. Fica evidente, logo no início da produção, quão próximas as mesmas são umas das outras.

Durante a narrativa, as Damas também abordam assuntos sobre seus maridos e atores com quem compartilharam as telas ou palcos como por exemplo Laurence Olivier, Robert Stephens, Michael Williams, Julian Glover, Vanessa Redgrave, Finty Williams, entre outros. É intrigante, para quem assiste, visualizar este passado pela perspectiva das atrizes e ter uma participação, mesmo que de fora, de toda a trajetória que vivenciaram. É como se abrisse uma cortina sobre este por trás das câmeras e o telespectador pudesse enxergar para além do que já foi mostrado em filmagens e entrevistas.

Para o público mais velho e também conhecedor dos trabalhos das Damas, a produção é nostálgica, divertida e ao mesmo tempo entrega uma sensação que mistura o tom dramático, ao dar-se conta de como a idade de fato chega para todos, e felicidade por saber que se teve a oportunidade de viver na mesma época que essas lendas. Já os mais jovens, que as conhecem somente pelos trabalhos mais famosos e hollywoodianos, é a chance de descobrir quão rica são as carreiras e sabedoria das mesmas.

Chá com as Damas é uma jornada incrível pelo passado de Judi Dench, Maggie Smith, Joan Plowright e Eileen Atkins. É como adentrar os mundos dessas relíquias do cinema, redescobrir suas histórias e personalidades, admirar ainda mais os caminhos que trilharam para chegar onde estão e desejar que esta amizade somente se fortifique ainda mais. O longa-metragem é a certeza que somos pessoas sortudas por termos essas Damas no audiovisual.

Notícias

‘A Múmia 4’: Ator de ‘Obsessão’ pode se juntar ao elenco da sequência

De acordo com o Variety, Michael Johnston ('Obsessão') está...

23ª temporada de ‘Grey’s Anatomy’ ganha data de estreia

A ABC finalmente anunciou quando a 23ª temporada de...

‘A Terra do Meu Pai’: Premiado drama em preto e branco ganha data de estreia

Após estrear mundialmente no prestigiado Festival de Cannes 2026,...

Camila Pitanga vai estrelar cinebiografia da icônica sambista Clara Nunes

Camila Pitanga, conhecida por atuar em produções como 'Beleza...