terça-feira, maio 21, 2024

Barbie | Ken muda de sexo? Barbie é lésbica? Conheça as teorias mais INSANAS dos fãs! [SPOILERS]

Cuidado: muitos spoilers à frente.

‘Barbie’ estreou hoje, 20 de julho, e já se tornou um dos grandes eventos do ano.

Estrelado por Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig, o longa-metragem acompanha a boneca titular, que vive no mundo perfeito das bonecas, chamado Barbielândia, onde todo dia é incrível. No entanto, quando ela entra em uma crise existencial, acaba sendo exilada devido às suas imperfeições. Agora, a boneca precisa optar por viver uma aventura no mundo real dos humanos, onde aprenderá uma importante lição sobre a vida e o que realmente importa.

Enquanto nem todos os fãs já assistiram à produção, as teorias acerca da narrativa continuam a todo vapor nas redes sociais – desde indicações bizarras de que Barbie seria lésbica ou que Ken (Ryan Gosling) trocaria de sexualidade.

Pensando nisso, trouxemos várias teorias criadas pelos internautas – e contaremos se elas são verdade ou não. Portanto, cuidado com os spoilers.

BARBIE É LÉSBICA?

Uma das teorias que viralizaram nas redes sociais – e que fomentaram um boicote completamente sem noção por parte dos conservadores e retrógrados – apontava que Barbie seria lésbica. Já podemos dizer que não, isso não é verdade, mas o relacionamento que ela tem no filme não altera em nada a narrativa. A história tem como foco a jornada de autodescoberta e empoderamento da boneca – e em momento algum ela sequer chega a demonstrar um sentimento de afeto maior por Ken do que amizade. Ela, inclusive, deixa bem claro que o enxerga apenas como amigo e que ele deveria encontrar o próprio caminho em vez de se colocar como submisso às vontades de alguém que não o ama da forma como ele queria.

KEN MUDA DE SEXO?

Um dos grandes elementos de ‘Barbie’ é a presença certeira e icônica de Gosling como Ken – que deve lhe render uma merecida indicação ao Oscar. E é claro que teorias sobre o personagem também ganhariam as redes sociais, sendo a mais estranha delas a possibilidade de que ele mudaria de sexo.

Novamente, isso não é verdade. Não há qualquer indicativo no trailer ou no material promocional que isso aconteceria; o que existiu foi, mais uma vez, um surto conservador que misturou a produção a pautas ideológicas para diminuir a importância da luta trans e criar uma tempestade em copo d’água apenas para justificar um preconceito enraizado. Ken continua Ken (mas, se não continuasse, também não haveria problema).

Não deixe de assistir:

MAX STEEL APARECE NO FILME?

Além da Barbie, Max Steel é outro produto da Mattel que se tornou um ícone cultural – e que também ganhou adaptações em live-action e seriadas. E não é nenhuma surpresa que os espectadores acreditaram que o boneco teria chances de aparecer no longa-metragem de Gerwig, talvez numa suposta cena pós-créditos.

Entretanto, nenhuma das afirmações é verdadeira. Max Steel não aparece em nenhum momento no filme – e a produção sequer tem cenas pós-créditos. A história termina em si, abrindo, de fato, espaço para continuações, mas funcionando como uma jornada solo que não precisa de ganchos para sequências ou coisas afins.

KEN É O VILÃO?

Recentemente, vi a teoria de Ken poderia ser o vilão da trama – e, para aqueles que já assistiram, isso é verdade. Mas não o vilão como imaginamos, e sim produto de uma sociedade patriarcal e separatista que invade Barbielândia e que muda para sempre a engrenagem daquele cosmos cor-de-rosa e vibrante.

No filme, Ken acompanha Barbie até o Mundo Real e, percebendo que os homens estão no comando, ele se depara com livros que falam sobre o patriarcado e resolve levar o que descobriu para casa. Inadvertidamente, é claro, mas que causa um desmantelamento do que as Barbies conheciam e que colocaram os Kens, pela primeira vez, como os “machos-alfa” da Barbielândia em uma representação clara de como o machismo também tem impacto nos homens.

BARBIE É UMA CÓPIA DE O SHOW DE TRUMAN?

Em uma recente entrevista ao Letterboxd, Gerwig revelou os 33 filmes que a inspiraram para construir o mundo de ‘Barbie’ – incluindo uma referência bem inesperada: ‘O Show de Truman’.

Logo, várias pessoas acreditaram que Barbie e Ken estariam tentando fugir da Barbielândia da mesma forma que Truman tentou fugir de sua prisão cênica no clássico longa com Jim Carrey. Mas isso também não é verdade: as inspirações de Greta se restringiram às técnicas de filmagem para rodar o filme dentro de um estúdio, visto que boa parte da produção é ambientada em um mundo irreal. O único laço que podemos atar com ‘O Show de Truman’ são as incursões existencialistas promovidas pela narrativa.

POR QUE AMY SCHUMER SE AFASTOU DO PROJETO?

Antes da Sony Pictures abandonar o live-action de ‘Barbie’Amy Schumer estava cotada para viver a boneca. Todavia, ela se afastou do projeto em virtude de conflitos de agenda, como havia sido revelado à imprensa. Mas isso não é verdade: a atriz deixou o longa-metragem em virtude de conflitos criativos.

Como ela comentou ao Cinema Blend, “acredito que nós declaramos que eu saí [do projeto] por causa de conflitos na agenda, mas foi por causa de diferenças criativas. Mas há uma nova equipe por trás desta adaptação [com a Margot Robbie], e parece ser muito feminista e divertida. Estou ansiosa para assistir ao filme”.

Além disso, a roteirista Diablo Cody também havia se afastado do projeto pela mesma razão, visto que ela queria manter a essência da personagem e utilizar a imagem loira e sexy da boneca como forma de empoderamento – mas a Sony, por sua vez, queria construir uma narrativa feminista: “eles queriam uma Barbie feminista e poderosa, e eu não consegui escrever isso, porque é justamente o que a Barbie não é”, ela disse à GQ Magazine.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS