O cinema não é conhecido como a sétima arte por qualquer motivo, visto que reúne, em um mesmo espectro, diversas expressões artísticas que foram imortalizadas ao longo da história – incluindo a música.
Dessa maneira, são inúmeros os nomes contratados para não apenas compor trilhas sonoras envolventes e impactantes, mas canções originais que marcam época, ou, em alguns casos, passam longe do radar mainstream e entram para o grupo de músicas subestimadas que mereciam maior reconhecimento.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com dez canções originais em filmes que foram desvalorizadas à época de seu lançamento, e que mereciam atenção do público.
Confira abaixo as nossas escolhas:
“MASTERPIECE”, Madonna (2011)

Filme: W.E. – O Romance do Século
“Masterpiece” é uma das poucas faixas realmente bem produzidas de ‘MDNA’, mas fez parte originalmente do drama histórico ‘W.E.’, dirigido e escrito por Madonna. Transformando a costumeira orquestra das baladas românticas em um folk-pop trabalhado arduamente pela artista e por William Orbit, a música levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Canção Original – e continua sem ter os espólios que merecia, mesmo quase uma década e meia depois de seu lançamento.
“ALL IS FOUND”, Frozen 2 (OST) (2019)

Filme: Frozen 2
Seja na voz de Evan Rachel Wood, seja pela melódica rendição de Kacey Musgraves, “All Is Found” deve passar batido pelos fãs de ‘Frozen 2’, mas não ficou fora de nossa lista. A cantiga de ninar que abre o longa-metragem é perfeitamente construída, talhada em meio a um ritmo celta que reflete a expansiva mitologia da história – e até mesmo o preciosismo excessivo vai ao encontro do que é proposto.
“ABOUT LOVE”, MARINA (2020)

Filme: Para Todos os Garotos que Já Amei
MARINA emprestou sua conhecida e melódica voz para a sequência do filme ‘Para Todos os Garotos que Já Amei’ – e o resultado foi o melhor do suis generis das semi-baladas pop. Misturando piano com sintetizadores, a canção é uma análise bastante humana do que significa se apaixonar e do que é o amor.
“DOUBLE TROUBLE”, Will Ferrell, My Marianne, Tiësto (2020)

Filme: Festival Eurovision da Canção
‘Festival Eurovision da Canção’ estreou há alguns meses na Netflix e, ainda que não tenha encantado muitos fãs ao redor do mundo, de fato nos entregou algumas das melhores canções do ano. A mais emblemática delas é “Double Trouble”, performada por Will Ferrell, My Marianne e porduzida pelo lendário Dj Tiësto em uma carta de amor ao Europop dos anos 1990.
“BOSS BITCH”, Doja Cat (2020)

Filme: Aves de Rapina
A trilha sonora de ‘Aves de Rapina’ já abre do melhor jeito possível com a incrível proeminência de Doja Cat e a impecável arquitetura de “Boss Bitch”. Apesar de bastante familiar (ainda mais quando pensamos na transição dos anos 2000 para os 2010), a canção transborda com um delicioso rap guiado por sintetizadores do electro e do dance-pop, entregando uma rendição frenética e inebriante ao extremo – sabendo o momento certo de recuar para um instrumental mais densa e de utilizar os familiares moduladores de voz.
“VEGAS”, Doja Cat (2022)

Filme: Elvis
Com “Vegas”, música original da cinebiografia ‘Elvis’, Doja Cat nos leva para um clube à la Nova Orleans dos anos 1950, misturando passado e presente em uma divertida releitura da carreira de Elvis Presley, o rei do rock. Doja já mostrou que é uma das grandes vozes da atualidade e, continuando a nos encantar com seus versos pungentes, se diverte como nunca.
“NOBODY LIKE U”, 4*TOWN (2022)

Filme: Red – Crescer é uma Fera
Em 2022, a Pixar lançou a animação ‘Red – Crescer é uma Fera’, cuja história acompanha uma jovem garota apaixonada por uma boyband e com o poder de se transformar em panda quando passa por experiências estressantes. É claro que o filme contaria com uma trilha sonora memorável, incluindo a canção “Nobody Like U”, estruturada pelos múltiplos vencedores do Grammy Billie Eilish e Finneas O’Connell (e uma das cotadas para a próxima edição do Oscar). A faixa pega elementos do pop dos anos 1990 e faz referências nostálgicas a grupos como N*SYNC e Backstreet Boys.
“CAROLINA”, Taylor Swift (2022)

Filme: Um Lugar Bem Longe Daqui
Aliando-se novamente a Aaron Dessner, cujo toque especial na produção transmuta a melodia em uma mística aventura recheada de segredos a serem descobertos, Taylor Swift nos carrega a um caudaloso e narcótico rio do qual não queremos sair com ‘Carolina’, música-tema de ‘Um Lugar Bem Longe Daqui’. E, certamente, é a irretocável poética presente na composição, estampada com rimas inteligentes e uma cadência envolvente, que nos relembra do paixão que sentimos por essa artista tão espetacular que conhecemos.
“CAN’T CATCH ME NOW”, Olivia Rodrigo (2023)

Filme: Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Olivia Rodrigo vem se consagrando como uma das maiores vozes da nova geração, apresentando uma nova camada do cenário mainstream música após música. Uma das qualidades mais chamativas da performer é sua capacidade de transformar experiências íntimas em reflexões universais – como foi o caso de “Can’t Catch Me Now”, uma irretocável balada folk que escreveu para ‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ em uma declamação de empoderamento e de liberdade.
“HOLD ON TIGHT”, aespa (2023)

Filme: Tetris
O filme ‘Tetris’ estreou em março de 2023 na Apple TV+ e, além da instigante história, veio acompanhado de uma trilha sonora impecável – incluindo a faixa original “Hold on Tight”, do grupo sul-coreano aespa. A faixa explode no melhor do synth-pop dos anos 1980, pincelada com tons que fazem parte do próprio jogo. O resultado é simplesmente espetacular, com todos os elementos que esperaríamos desse grupo e uma infusão dançante e impactante que precisa estar na sua playlist.