sábado, abril 27, 2024

Especial Jogos Vorazes | Os MELHORES personagens da icônica saga distópica

Ano após ano, a franquia multimidiática ‘Jogos Vorazes’ angaria mais fãs ao redor do mundo – seja pelos ótimos personagens arquitetados, seja pela potente narrativa distópica que abre espaço para discussões muito importantes nos dias de hoje, como fascismo, autoritarismo, egolatria e capitalismo.

Recentemente, a saga criada por Suzanne Collins ganhou um novo capítulo com ‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ – que nos levou 64 anos antes dos eventos protagonizados por Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e que nos apresenta a Lucy Gray Baird (Rachel Zegler) e a uma versão mais nova de Coriolanus Snow (Tom Blyth), ambos engolfados na terrível 10ª edição dos Jogos.

E, para finalizar nosso especial sobre a franquia, preparamos uma lista com os sete melhores personagens desse vibrante cosmos – que tenham aparecido tanto nos livros, quanto nos filmes. Vale lembrar que não estamos levando em consideração a índole das personas, e sim seus arcos e de que forma foram construídos para a narrativa.

Confira abaixo a nossa lista e conte para nós qual o seu favorito:

7. PEETA MELLARK

A princípio em segundo plano, Peeta Mellark insurgiu como um dos personagens mais amados e mais bem desenvolvidos de todo o universo ‘Jogos Vorazes’ – conquistando os leitores e os espectadores através de um arco cruel e profundo que, trama após trama, acrescentou mais camadas à sua persona.

Interpretado por Josh Hutcherson nas adaptações cinematográficas, Peeta foi um dos tributos da 74ª edição dos Jogos e uniu-se a Katniss de tal maneira que ambos foram declarados vitoriosos. Entretanto, após retornarem para o Massacre Quaternário, ele foi capturado pelas forças do Presidente Snow, torturado e levado a acreditar que Katniss era a vilã de toda a história.

6. DRA. VOLUMNIA GAUL

Descrita como fria, criativa, calculista e cruel, a Dra. Volumnia Gaul (levada às telonas pela vencedora do EGOT Viola Davis) é uma experiente cientista que começou sua carreira como obstetra, e logo percebeu que essa profissão não lhe daria reconhecimento, tornando-se uma cientista especializada em táticas de guerra.

Não deixe de assistir:

Responsável por coordenar os mentores do 10ª Jogos Vorazes, Dra. Gaul também é instrutora na Universidade da Capital, embora às vezes também prestasse serviços à Academia – uma escola secundária de elite na Capital para os filhos dos ricos e poderosos do país. Ela também criou várias mutações distorcidas em um laboratório subterrâneo, que também foram utilizadas dentro dos Jogos. Além disso, também é conhecida por sua falta de empatia e compaixão pelos tributos, vendo-os apenas como peões em um jogo de xadrez.

5. EFFIE TRINKET

Na trilogia original, Effie Trinket apareceu pela primeira vez ao anunciar os nomes de Katniss Everdeen e Peeta Mellark como os tributos do Distrito 12 para a 74ª edição dos Jogos Vorazes – e, nas telonas, ela foi encarnada com perfeição por Elizabeth Banks, fosse com os figurinos exagerados, a maquiagem exuberante ou com a profunda personalidade mascarada por uma subserviência cega à Capital e a Snow (temendo o que pudesse acontecer à ela.

Entretanto, Effie possui um dos arcos mais interessantes de toda a trama e merece lugar na nossa lista: após desenvolver laços fortes com Katniss, Peeta e, principalmente, com Haymitch Abernathy, ela se juntou à rebelião e percebeu os diversos crimes cometidos pela Capital – jurando ajudar a depor Snow e a restaurar a paz em Panem.

4. LUCY GRAY BAIRD

Lucy Gray Baird, que foi escolhida como a tributo feminina do Distrito 12 para a 10ª edição dos Jogos Vorazes, foi introduzida em ‘A Canção dos Pássaros e das Serpentes’ e, nutrindo de inúmeras referências com Katniss à medida que construiu seu próprio arco, tornou-se uma das melhores personagens do cosmos arquitetado por Collins – principalmente por sua personalidade rebelde, artística e apaixonante.

Lucy Gray, interpretada com maestria por Rachel Zegler no filme, pertence a um grupo de artistas conhecido como o Bando, que viajava por Panem antes do estabelecimento oficial dos distritos e não pôde mais fazer apresentações sem autorização prévia. Ela e Coriolanus Snow (Tom Blyth) constroem laços quase indestrutíveis após ser designada como seu tributo, mas, quando seu amado trai a confiança de todos, ela resolve acertar as contas e construir uma armadilha para ele. A personagem, inclusive, foi inspirada pelo poema de mesmo nome assinado por William Wordsworth.

3. HAYMITCH ABERNATHY

Antes de Katniss e Peeta vencerem a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Haymitch Abernathy foi coroado como um dos únicos ganhadores a representarem o Distrito 12 – tendo sido o último sobrevivente do Segundo Massacre Quaternário. Depois de sua vitória, Haymitch se afundou na letargia do álcool para fazê-lo esquecer, dia após dia, os atos que foi obrigado a cometer em nome da Capital.

Servindo como mentor da dupla supracitada, ele resolveu se aliar a Alma Coin, do Distrito 13, para incitar a Segunda Rebelião e garantir que Katniss colocasse um fim na tirania de Snow de uma vez por todas. Nos cinemas, Haymitch foi encarnado com maestria por Woody Harrelson, que o recheou de trejeitos apaixonantes e cômicos para fornecer ainda mais profundidade ao personagem.

2. CORIOLANUS SNOW

O principal antagonista da saga ‘Jogos Vorazes’ é um dos personagens mais odiosos existentes na memória recente da cultura pop. Interpretado por Donald Sutherland na quadrilogia original e por Tom Blyth na pré-sequência ‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’, o símbolo máximo da Capital e dos próprios Jogos é um impiedoso e cruel homem que não pensa duas vezes antes de colocar os Distritos no lugar onde merecem estar – submetidos aos vencedores de uma Guerra Civil que já ocorreu há quase oito décadas.

Incapaz de compreender a alteridade que existe em Panem, Snow pensa apenas no poder que precisa manter e no status que garantiu às pessoas da Capital. Aliás, mesmo quando jovem, ele já demonstrava atos de sociopatia extremos, levando-a a perder o grande amor de sua vida, Lucy Gray Baird, e condenando-o a cometer atos impensáveis para reiterar sua autoridade (como desfigurar a própria prima, Tigris, por achá-la bonita demais).

1. KATNISS EVERDEEN

De fato, nenhum outro personagem poderia ocupar o topo da nossa lista.

Katniss Everdeen tornou-se um símbolo não apenas de resistência dentro do cosmos arquitetado por Suzanne Collins e pela Lionsgate (esta nos cinemas), como foi emulada diversas vezes ao redor do mundo, consagrando-se como um zeitgeist metadiegético que representava a luta dos oprimidos contra os opressores. Nas telonas, a personagem foi interpretada por Jennifer Lawrence, que ganhou aclame por sua performance e que conseguiu transcrever todos os trejeitos da protagonista dos livros aos cinemas.

Na trama, Katniss é uma jovem garota do Distrito 12, o mais pobre dos Distritos que pertencem a Panem, e se voluntaria como tributo para salvar a irmã mais nova, Primrose Everdeen, de ser escolhida como uma das competidoras da próximas edição dos Jogos Vorazes. Ao posicionar-se contra a tirania do Presidente Snow, ela se transmuta em um símbolo de resistência e é perseguida por seus algozes constantemente.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS