2020 é um ano bastante interessante para o cinema: apesar da pandemia sem precedentes do novo coronavírus ter colocado em suspensão diversas produções e adiado inúmeros títulos bastante aguardados pelos cinéfilos, vários longas-metragens que influenciaram gerações fazem bodas neste ano, incluindo o controverso e fan-favorite ‘A Casa de Cera’, que chegaria aos cinemas há quinze anos.
Diferente do que muitos pensam, a obra dirigida pelo espanhol Jaume Collet-Serra não é um remake ou uma espécia de sequência da lançada em 1953, ainda mais levando em conta que a história de ambas é muito diferente entre si. O filme de 2005 gira em torno de um grupo de jovens a caminho de um jogo de futebol que é obrigado a pedir ajuda em uma estranha e arrepiante cidade fantasma.Estranhamente o único lugar aberto é o museu de cera local, que logo atrai a atenção dos protagonistas pela perfeição das esculturas. Porém, a verdade logo vêm à tona: as figuras expostas, na verdade, são humanos cujos corpos foram cobertos com cera.
Apesar de não ter sido bem recebido pela crítica especializada à época do lançamento, o longa ganhou uma legião de fãs e um semi-status de cult. Além de ter arrecadado mais de US$70 milhões nas bilheterias mundiais (uma das maiores para o gênero slasher), a obra ajudou a lançar a carreira de nomes proeminentes no cenário jovem, ainda mais por trazer nomes como Jared Padalecki (como Wade), Elisha Cuthbert (Carly), Brian Van Holt (Bo e Vincent) e Paris Hilton (Paige).
E, em homenagem ao longa, o CinePOP preparou uma lista com dez curiosidades sobre a produção que você provavelmente não sabia.
Confira:
1. PARTE DO ELENCO JÁ HAVIA TRABALHADO JUNTO ANTES
Essa não foi a primeira vez que alguns membros do elenco trabalharam juntos. Na verdade, Padalecki e Chad Michael Murray, que interpretou Nick, estrelaram a série ‘Gilmore Girls’ nos anos 2000. Além disso, Padalecki e Hilton voltariam a colaborar em um episódio de ‘Supernatural’ no mesmo ano de estreia do filme – que inclusive faz menção ao terror.
2. PARIS HILTON NÃO FOI A PRIMEIRA ESCOLHA PARA VIVER PAIGE
Antes de Hilton ser elencada como Paige Edwards, a Warner Bros. tinha outros nomes em mente para viver a personagem, incluindo Jennifer Connelly (‘Réquiem para um Sonho’) e Kate Winslet (‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’). O bordão “that’s hot”, inclusive, é dita por vários personagens por essa razão. Vale lembrar que Hilton foi a primeira a ser escalada para o longa.
3. A ESTREIA NO TERROR DE VÁRIOS ATORES
‘A Casa de Cera’ foi um marco bem importante na carreira de alguns membros do elenco, por ser o primeiro filme de terror em que participavam – nesse caso, de Padalecki e Cuthbert.
4. PAPEL DUPLO
Van Holt interpreta o papel duplo de Bo e Vincent Sinclair. O motivo pela grande diferença estética entre ambos os personagens foi o resultado de uma extensa transformação promovida pelo departamento de cabelo e maquiagem.
5. TREINAMENTO INTENSIVO
Nos extras do DVD, Hilton revela que, antes da cena de perseguição envolvendo Paige e o assassino, Vincent, ela subiu e desceu uma escada várias vezes para simular alguém ofegante.
6. ESTREIA NA DIREÇÃO
Poucos devem saber disso, mas ‘A Casa de Cera’ foi a estreia diretorial de Jaume Collet-Serra. O cineasta também é conhecido por outras obras do gênero bastante subversivas, como ‘A Órfã’ (2009) e, mais recentemente, o clamado ‘Águas Rasas’ (2016). Seus próximos projetos incluem ‘Jungle Cruise’ e ‘Adão Negro’, ambos com previsão de estreia em 2021.
7. PROCESSO MILIONÁRIO
Em 2004, durante as filmagens do longa, os estúdios Warner Bros. da Austrália, onde o filme foi rodado, pegou fogo e destruiu uma das atrações da companhia. Um processo de 7 milhões de dólares foi aberto contra o expert em efeitos especiais por negligência. O motivo: uma vela acesa deixada em ambiente perigoso.
8. NEM TUDO ERA FEITO DE CERA
Apesar do realismo gráfico, o longa foi construído com uma mistura de pasta de amendoim e cera para a cena que trazia a cama de cera derretendo. Na sequência, Carly e Nick tentam escapar do serial killer. Nos especiais de bastidores, Cuthbert e Murray lamentaram sobre como era difícil se levantar da cama, gravando várias vezes uma única cena.
9. O FANTASMA DE CERA
No filme, o antagonista Vincent usa uma máscara feita de cera para esconder uma terrível desfiguração causada pelo pai quando era criança. Durante o clímax, a máscara cai (literalmente), revelando suas feições verdadeiras. Pouco depois, o filme corta para um lustre no museu que cai do teto – cuja construção traçou inúmeras comparações com o ‘O Fantasma da Ópera’ (2004).
10. O QUE TERIA ACONTECIDO A BABY JANE?
Nas primeiras cenas de ‘A Casa de Cera’, Carly sai para explorar a bizarra cidade de Ambrose e acaba entrando no cinema local. Lá dentro, o clássico ‘O Que Teria Acontecido a Baby Jane?’, única produção da história estrelada por Bette Davis e Joan Crawford em conjunto, é transmissão. A escolha da exibição não é ao acaso: tanto o filme de 1962 quanto o de 2005 tratam sobre irmãos disfuncionais e seus relacionamentos de dominação e submissão.