A 20ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto tem tudo para ser marcante! De 25 a 30 de junho, a cidade histórica de Ouro Preto será tomada por uma programação cultural vibrante e gratuita. Além do cinema como protagonista, o evento contará com o já conhecido Cortejo da Arte, shows musicais, DJs, performances, exposições, lançamentos de livros e uma animada festa junina — atrações que transformam a cidade em um grande palco cultural. Se você vai estar por lá durante todo o evento, já anota algumas dicas:

Na noite de abertura da CineOP, dia 26 de junho, às 19:30, na Praça Tiradentes, terá uma performance audiovisual, que revisitará a trajetória marcante do evento celebrando duas décadas de muito amor pelo mundo das artes. Com direção de Chico de Paula, a performance conta com a participação especial dos artistas Adrianna, Anderson Daher, Bruno Alves, Giovanni Santiago, Inês Peixoto, Marcelino Xibil, Patrícia Cardoso e Will Motta.

Na sequência, ainda no dia 26 de junho, às 22:00, a DJ Viviane Barcellos aquece o público antes da aguardada apresentação da cantora baiana Xênia França, vencedora do Grammy Latino 2023. Juntas, elas comandam o palco do Sesc Cine Lounge Show com apresentações vibrantes e cheias de energia.

No dia 27 de junho, algumas homenagens à inesquecível cantora Rita Lee. No Cine-Praça, será exibido o elogiado longa-metragem Ritas, de Oswaldo Santana e, logo depois, no Sesc Cine Lounge Show, a cantora Ana Cañas faz um show inédito: ‘Ana Cañas canta Rita Lee’.

Um dos momentos mais marcantes da CineOP, que celebra 20 anos em 2025, é o tradicional Cortejo da Arte, que acontece no sábado, 28 de junho, às 11:00, com saída da Praça Tiradentes. Reunindo grupos tradicionais e artistas locais, o desfile percorre as ruas de Ouro Preto em uma celebração vibrante da cultura. Quem abre o cortejo é a Banda de Música Senhor Bom Jesus das Flores, fundada em 1972 no bairro Alto da Cruz.

Ainda no sábado, 28 de junho, o Sesc Cine Lounge Show será palco do Baile da Amandona convida Tacy, uma festa dançante que celebra a produção musical feita por mulheres. O repertório passeia por canções clássicas de grandes artistas como Rita Lee e Marília Mendonça.

Pra fechar com chave de ouro, na noite de domingo, dia 29 de junho, a banda Tutu com Tacacá apresenta o show ‘Carimbó paraense com jeitinho mineiro’. O grupo mistura os tambores e ritmos tradicionais do Pará com a musicalidade de Minas Gerais.

Não perca toda a cobertura do Cinepop no CineOP 2025, aqui no nosso site e pelas nossas redes sociais.
