terça-feira, abril 23, 2024

A Evolução do MCU – Caminhos do Tesseract

Baseado num artefato icônico dos quadrinhos, o Tesseract é um dos maiores responsáveis pela consolidação do Universo Cinematográfico da Marvel. Nas HQs, ele é chamado de Cubo Cósmico, e não é uma Joia do Infinito, mas uma invenção tecnológica da I.M.A., capaz de realizar desejos. Nos cinemas, ele surge como um Tesouro mágico do Arsenal de Odin e acaba se revelando uma singularidade universal, chamada Joia do Infinito. De sua primeira aparição até aqui, descobrimos um pouco mais sobre sua história. E como ela envolve diversas Eras da Marvel, decidimos contar essa trama de forma cronológica.

Como mostrado em Guardiões da Galáxia (2014), o Tesseract é uma das Seis Joias do Infinito. Forjadas por Entidades Anciãs antes mesmo do Big Bang, essas pedras reúnem as principais forças universais e só podem ser portadas por criaturas incrivelmente fortes e resistentes. Usadas por alguns celestiais para criar o Caos, as gemas foram colocadas em receptáculos que limitassem seu poder e espalhadas pelo Universo pós-Big Bang para evitar que fossem reunidas e causassem mais estrago se caíssem nas mãos erradas.

A Joia do Espaço foi colocada em um Cubo com aparência de cristal, que é iluminado pela energia espacial liberada pela gema. Não se sabe exatamente como ela foi parar em Asgard, mas como visto em Thor (2011), durante suas expedições à Midgard (Terra), em 968, o Tesseract é deixado em Tønsberg, na Noruega, onde fica sob vigília constante de um guardião humano. Essa é uma função passada de geração para geração, que mantém o Cubo protegido e alheio às ameaças do Universo até 1942, quando o nazista Johann Schmidt, líder da sub-divisão nazista chamada H.I.D.R.A., invade o vilarejo, destrói as estruturas e assassina o Guardião após ele revelar a localização da Joia.

Nas mãos de Johan, que viria a assumir a identidade de Caveira Vermelha, o Tesseract vira uma fonte de energia para suas armas nazistas. Avançando junto aos eventos da Segunda Guerra Mundial, o Caveira Vermelha começa a sofrer pequenas derrotas para seu agora arqui-inimigo, o Capitão América. Em sua cartada final, mostrada em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011),  o Caveira Vermelha decide bombardear os Aliados, mas segura o Tesseract com suas próprias mãos e acaba sendo teletransportado para o planeta Vormir. Nisso, o Cubo derrete o piso do avião e fica perdido no mar.

Em 1945, numa das buscas de Howard Stark pelo corpo desaparecido do Capitão América, o playboy milionário encontra o Tesseract no fundo do mar e o leva para estudo. Seu trabalho com a Joia foi fundamental para o desenvolvimento tecnológico da humanidade e, curiosamente, salvou a vida de seu filho, Tony Stark. Nos anos 60, Howard inicia o Projeto Pegasus em parceria com a SHIELD, mas deixa o trabalho inacabado.

Em 1989, a Dra. Wendy Lawson assume o Projeto Pegasus e cria um Motor capaz de alcançar a velocidade da luz. Energizado pelo Tesseract, o motor seria a chave para impedir o avanço do Império Kree pelo universo. Porém, em sua viagem de teste, a nave foi derrubada por Yon-Rogg e sua Força Estelar, resultando na morte de Lawson, que era a Capitã Mar-Vell disfarçada, e no nascimento da poderosa Capitã Marvel (2019).

Em 1995, a Capitã Marvel descobre que o Tesseract havia sido guardado na nave de Mar-Vell, na órbita terrestre. A Flerken Goose, uma raça alienígena cujo estômago absorve energia e se parecem bastante com os gatos terráqueos, engole o Tesseract e retorna para a Terra junto de Nick Fury. No escritório do Agente, Goose vomita a Joia e Nick deixa o tesseract guardado nos arquivos da SHIELD.

Não deixe de assistir:

Conforme visto em Homem de Ferro 2 (2010), Nick Fury encontra os arquivos de Howard Stark sobre o cubo e os entrega a um desesperado Tony Stark, envenenado pelo Paládio presente no repulsor que o mantinha vivo. Com os projetos e estudos do pai, Tony “descobre” um novo elemento na Tabela Periódica baseado no Tesseract. Apelidado por ele de “BadAssium”, esse elemento salva sua vida e mostra a Nick que o artefato é a chave para uma fonte de energia limpa e renovável.

Baseado nisso, ele reativa o projeto Pegasus e convida o Doutor Erik Selvig para encabeçar os trabalhos, como é mostrado na pós-créditos de Thor (2011). Só que Loki, irmão de Thor, usando a Joia da Mente, controla o Dr. Selvig e o obriga a construir um portal para que o Deus da Trapaça pudesse chegar à Terra e executar seu plano de invasão.

Em 2012, na sede secreta do Projeto Pegasus, o Dr. Selvig ativa o portal e Loki faz a travessia. Na Terra, ele destrói toda a sede e usa a Joia da Mente para controlar o Gavião Arqueiro e fugir com o Tesseract. Com Os Vingadores (2012) reunidos, o Dr. Bruce Banner passa a estudar uma forma de localizar o cubo no Aeroporta-Aviões da SHIELD.

Após uma série de eventos, Loki abre um portal para a entrada dos Chitauri e começa sua invasão. Eles causam muita destruição, mas são derrotados na Batalha de Nova York pelos Vingadores. No fim, Loki e o Tesseract são conduzidos a Asgard por Thor. Enquanto o Cubo voltaria para a Sala de Tesouros de Odin, Loki viria a ser julgado e encarcerado pelo Pai de Todos.

Na Sala de Troféus, o  Tesseract permanece em segurança até 2017, quando os eventos de Thor: Ragnarok (2017), que culminam na destruição total de Asgard pelo Demônio do Fogo – Surtur, fazem com que Loki leve o Tesseract clandestinamente à bordo da Nave de Sobreviventes Asgardianos.

Em 2018, Thanos destrói a nave, realizando uma verdadeira chacina com os sobreviventes, pega o Tesseract para si, quebra o receptáculo e acopla a Joia do Espaço a sua Manopla do Infinito. Ele mata Loki à sangue frio e acredita ter matado Thor. Saindo da nave, ele parte em busca das outras Joias, dando início a Vingadores: Guerra Infinita (2018). Usando a Joia do Espaço para se locomover, ele derrota os Vingadores e Os Guardiões da Galáxia em seu planeta natal, Titã, e vem para a Terra, onde ele consegue a última Joia do Infinito e estala os dedos, dizimando metade das vidas no Universo.

Sua próxima aparição é em Vingadores: Ultimato, que estreia em 25 de Abril de 2019.

Ansiosos?

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS