Sim, é verdade que a maior parte de 2024 já ficou para trás, no retrovisor. Mas o ano ainda guarda algumas surpresas na manga. Com o fim de setembro e início de outubro não é apenas a época mais assustadora que se aproxima com o halloween, propício para os filmes de terror. Falamos também da época de premiações. Outubro, novembro e dezembro são os meses que geralmente são lançados os filmes que visam indicações nos maiores prêmios da sétima arte.
Com a pandemia, encerrou-se a discussão se as obras lançadas diretamente nos streamings seriam elegíveis para nomeações. Desde então, a cada ano temos alguma produção do streaming indicada nas mais variadas categorias. Ou seja, outubro traz o melhor dos dois mundos: filmes assustadores e divertidos para o dia das bruxas, e também filmes de prestígio para as premiações. Confira abaixo algumas produções que selecionamos para você, que chegam ainda este ano nas principais plataformas de streaming.
03.10 – A Hora do Vampiro
Começamos com a parte dedicada ao Halloween, afinal os cinéfilos e fãs de terror esperam o ano todo por isso. O primeiro é um filme que será lançado diretamente no streaming da Warner, o Max, e que viveu uma verdadeira epopeia. A ideia original era lançar nos cinemas, mas os produtores chegaram a engavetar essa adaptação de Stephen King sobre uma cidade repleta de vampiros e quase sumiram com o filme – como já fizeram em outros casos. Ainda bem que finalmente poderemos assistir ao longa no início do mês, abrindo a temporada do dia das bruxas.
03.10 – A Casa Mórbida
A Max não será a única plataforma de streaming a presentear os fãs de terror com um lançamento abrindo a temporada dos sustos. Acontece que a Amazon Prime Video preparou seu próprio prato suculento do medo, com o perdão do trocadilho. Produzido pela Blumhouse, ‘A Casa Mórbida’ traz a vencedora do Oscar Ariana DeBose como protagonista, e apresenta a proposta de misturar terror com a alta gastronomia. Se você acha que a série ‘O Urso’ já é nervosa o suficiente, que tal uma chef abrindo um restaurante em uma casa assombrada?
03.10 – Prenda a Respiração
Primeiro a Max, depois a Amazon, e agora é a vez da Disney+. Sim, embora nos EUA a plataforma ainda seja dividida com a Hulu, onde estão os filmes mais adultos na casa, no Brasil a Star+ chegou ao fim, migrando todo o seu conteúdo para um único lugar: a Disney+. É por lá que o estúdio irá lançar seu mais recente filme de terror, competindo com suas rivais no mesmo dia com um thriller angustiante. Para isso, conta com a ajuda de Sarah Paulson, um verdadeiro tesouro mundial do cinema. Passada nos anos 1930 no interior dos EUA, a história traz um vilarejo assombrado por uma tempestade de areia – e a personagem de Paulson acreditando que um forasteiro se instalou no local.
10.10 – Os Horrores de Caddo Lake
Já pudemos sentir que a competição será acirrada no início de outubro entre a Max, a Amazon e a Disney para novos lançamentos de terror. Antes mesmo de assistirmos a qualquer um destes longas, podemos determinar que o vencedor desta corrida foi mesmo a Max. Isso porque somente ela resolveu estrear dois filmes de terror no intervalo de uma semana na sua plataforma de streaming. Depois do badalado ‘A Hora do Vampiro’, o estúdio traz também este ‘Os Horrores de Caddo Lake’, estrelado por Dylan O’Brien. Passado numa região pantanosa, num local de pessoas humildes, uma força estranha está em vigor na área, mudando a realidade dos moradores.
17.10 – Irmãos
Quem contra-ataca agora é a Amazon, no entanto, em um drama cômico e não em um terror. ‘Irmãos’ vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, e despertou comentários de ser uma espécie de refilmagem não declarada do clássico do humor ‘Irmãos Gêmeos’, com Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito, que tinha como graça irmãos muito diferentes fisicamente. O mesmo ocorre aqui, com Josh Brolin e Peter Dinklage – igualmente vivendo gêmeos. E até mesmo Dinklage interpreta o baixinho golpista da dupla, enquanto Brolin é um sujeito mais ingênuo. Completando o elenco temos Glenn Close como a matriarca e o vencedor do Oscar Brendan Fraser.
24.10 – Canário Negro
A musa Kate Beckinsale parece não envelhecer, e se disséssemos que esse filme é do mesmo ano do primeiro ‘Anjos da Noite’, certamente muitos acreditariam, pois a atriz parece igualzinha nos dois filmes – embora exista um intervalo de 21 anos entre os dois. Beckinsale já havia estrelado o filme de ação ‘Jolt’ para a Amazon em 2021, e agora ela volta em uma nova parceria com a plataforma, no papel de uma agente renegada, precisando trair sua agência a fim de libertar o marido sequestrado. No elenco, temos um dos últimos trabalhos do saudoso Ray Stevenson.
22.11 – Blitz
Agora temos os filmes que são voltados para premiações. No mês de novembro temos a estreia de ‘Blitz’, novo trabalho de Steve McQueen, diretor de ’12 Anos de Escravidão’, com lançamento prometido na AppleTV+. Aqui, o diretor comanda a jovem talentosa Saoirse Ronan em um trabalho que pode render à atriz uma nova indicação ao Oscar. Ronan topa um trabalho mais maduro, interpretando uma mãe pela primeira vez em sua carreira. A trama se passa em Londres durante a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi bombardeada pela Alemanha. Ronan fará de tudo para proteger o seu pequeno filho. Como as aspirações aqui são de Oscar, resta saber se no Brasil o filme receberá um lançamento nas telonas.
Bônus 1: Maria (11/12)
Outro que já começa a cheirar a Oscar desde que foi exibido em sua estreia no Festival de Veneza é a mais recente produção do diretor chileno Pablo Larraín. Quem estrela é a musa máxima Angelina Jolie, que pode concorrer ao Oscar mais uma vez, já que se entrega de corpo e alma ao retrato da grande cantora Maria Callas, e recebeu aplausos de pé. Larraín é conhecido por levar suas atrizes até o Oscar com biografias muito femininas: foi o caso com Natalie Portman em ‘Jackie’, e Kristen Stewart em ‘Spencer’. Agora é a vez de Jolie. O longa é prometido para a Netflix, mas deverá passar pelo circuito, mesmo que reduzido, nos cinemas antes.
Bônus 2: Emilia Pérez (13/11)
Assim como os dois itens acima, não sabemos exatamente quando este filme irá chegar no streaming por aqui no Brasil. Acontece que ‘Emilia Pérez’ é um filme que passou no circuito de festivais, tendo estreado em Cannes e chegando este mês para a abertura do Festival do Rio. O filme é um musical e conta a incrível história de uma advogada ajudando um chefão de um cartel de drogas mexicano a se tornar a mulher que ele sempre sonhou em ser. Quem já viu diz que é um dos melhores do ano, e já gera comentários de que estará no Oscar. Nos EUA, chega à Netflix em novembro, porém, por aqui no Brasil o público terá que esperar um pouquinho mais, já que visando o maior prêmio da sétima arte, a Paris Filmes promete o longa somente no início de fevereiro de 2025.
Bônus 3: A Garota da Vez
Terminando a lista temos mais um caso curioso, como os últimos acima. ‘A Garota da Vez’ é a estreia na direção da sempre ótima Anna Kendrick, que também atua como a protagonista do longa. Um thriller para lá de gélido, esta é outra ótima pedida para a data. A história baseada em acontecimentos reais mostra um serial killer que escolhia suas vítimas saídas de aparições em programas de namoro na TV – comum nos anos 1970, época em que o filme se passa. ‘A Garota da Vez’ estreia na Netflix dos EUA no dia 18, porém, no dia 10 chega aos cinemas brasileiros trazido pela Diamond Films, depois de passar pelo Festival do Rio. Sim, é sempre bom ver um filme na telona ao invés de em casa.