Como fizemos com Capitã Marvel, essa é uma série especial sobre os quadrinhos do Shazam! e algumas figuras importantes ao longo dos 80 anos de vida do personagem. Para iniciar esse especial, comecemos com o próprio Shazam, que nasceu para o mundo como Capitão Marvel. Confiram!
Criado nos quadrinhos em 1939 e ganhando protagonismo em 1940, o Capitão Marvel foi um sucesso de vendas da Fawcett Comics. Polêmico desde a origem, o Capitão foi criado por C.C. Beck e Bill Parker no meio da Era de Ouro dos Super-Heróis. Nascido como “Capitão Trovão” e posteriormente chamado Capitão Marvel, ele chegou a vender três vezes mais que o Grande nome da época: O Superman.
Revoltada com o sucesso do personagem, a National Comics (futura DC Comics) entrou com um processo pesado contra a Fawcett, afirmando que seu herói era um “plágio descarado” do Superman. A batalha judicial durou anos, até que a Fawcett, em 1972, vendeu os direitos para a DC Comics. Agora chamado Shazam, graças à patente da Marvel sobre o nome do Capitão Marvel (designado ao Kree Mar-Vell), o herói escarlate ganhou uma revista própria que durou “apenas” 35 edições.
Por questões judiciais, e vendas não tão boas, o agora Shazam! – e toda sua família – ficou na geladeira até 1991, quando os direitos da Fawcett foram 100% reconhecidos como propriedades da DC. Aliás, é nos anos 90 que o herói atinge seu ápice na DC. Considerado um dos melhores quadrinhos de todos os tempos, a saga Reino do Amanhã traz um embate memorável entre o Capitão e o Superman. Embalado pelos traços hiperrealistas de Alex Ross, a luta que anteriormente havia ocorrido fora dos quadrinhos agora estampava páginas de um duelo colossal entre os dois gigantes.
ORIGEM:
A origem do herói é simples, mas marcante. Billy Batson, um adolescente órfão, distribuía jornais quando foi atraído para um túnel de metrô. Nele, Billy vê 7 estátuas horrorosas, representando os 7 Pecados Capitais. Ao final, um velho Mago à procura de seu substituto conta sua história para o menino, que grita o nome do Velho e herda seus poderes.
PODERES:
Os poderes do Capitão Marvel são oriundos de várias divindades históricas e podem ser resumidos no nome do Mago que o deu suas habilidades:
Salomão deu sua Sabedoria;
Hércules deu sua Força;
Atlas cedeu sua Resistência;
Zeus cedeu seu Poder;
Aquiles concedeu sua Coragem;
Mercúrio concedeu sua Velocidade.
Juntando tudo isso, temos SHAZAM! O nome que deve ser gritado para que o Campeão da Humanidade, Billy Batson, deixe de ser um garoto e vire o ser humano mais poderoso de todos.
Shazam! estreia em 4 de Abril de 2019