A diretora Maggie Gyllenhaal falou abertamente sobre os desafios de produção de seu próximo longa, ‘A Noiva!’. Em entrevista à Variety, ela revelou como o processo de exibições-teste do estúdio questionou o retrato da violência e da violência sexual na obra, levantando debates sobre gênero e sensibilidade artística.
Gyllenhaal compartilhou que, por se tratar de uma grande produção de estúdio, o filme passou por rigorosas sessões de teste com o público em shoppings, uma experiência inédita para ela.
“Há violência sexual. Há violência. Como é um grande filme de estúdio, nós o testamos e retestamos. Fizemos grandes sessões em shoppings, onde as pessoas iam assistir, algo do qual eu nunca tinha participado antes, nem como atriz nem como diretora. Foi fascinante. E uma das questões levantadas foi a violência: é violento demais? Eu estava conversando sobre isso com uma amiga, que disse, e ela não estava sendo reducionista, ‘Será que, se você fosse um homem fazendo esse filme, teria recebido a mesma reação?’“, afirmou.
“Uma das questões levantadas foi: é violento demais? Uma amiga me questionou se, caso eu fosse um homem dirigindo esse filme, a reação teria sido a mesma”, refletiu a cineasta.
A Warner Bros. solicitou que parte da violência fosse atenuada após o feedback do público.
“O que vocês verão já está um pouco mais moderado do que o original”, explicou Gyllenhaal.
No entanto, ela garantiu que lutou para que a violência não fosse banalizada: “Uma das coisas importantes para mim é que toda pessoa que morre ou é ferida, ao menos por um momento, nós a conhecemos. Existe a versão ‘Stormtrooper’ de matar pessoas, em que elas usam máscaras brancas e você nem sabe quem são. E existe a versão em que cada morte tem uma consequência e um custo, cada uma delas”.
Sobre as críticas às cenas de violência sexual, a diretora foi enfática ao defender a necessidade de abordar o tema com realismo, por mais incômodo que seja.
“Quero falar sobre isso porque foi outro ponto pelo qual fui questionada nas exibições-teste. Algumas mulheres disseram: ‘Eu não quero ver uma mulher sendo violada’. E eu também não quero ver isso. No entanto, essa é uma realidade marcante na cultura em que vivemos, enquanto eu montava este filme, quantos casos brutalmente perturbadores de violência contra mulheres aconteceram no mundo. Se vamos mostrar isso, precisamos mostrar de uma forma difícil de assistir, porque é horrível. Se você conhece meu trabalho, desde Secretária, quando eu tinha 22 anos, sabe que é um tema sobre o qual reflito há muito tempo. Tenho certeza de que fui cuidadosa ao tratar desse assunto, e ainda assim será difícil de assistir. Acho que podemos lidar com isso”, explicou.

Jessie Buckley ganha vida nas novas imagens de ‘A Noiva!’, reboot de ‘A Noiva de Frankenstein’
‘A Noiva!’ é uma releitura de A Noiva de Frankenstein, escrita e dirigida por Gyllenhaal. O longa conta com um elenco de peso, incluindo Jessie Buckley, Christian Bale, Penélope Cruz, Annette Bening, Jake Gyllenhaal e Peter Sarsgaard.
“A Noiva! se passa em Chicago na década de 1930 e acompanha a história de origem da Noiva, uma jovem assassinada que ganha vida novamente. Sua trágica morte é encomendada pelo monstro do cientista Frankenstein que, solitário, pede por uma companhia para a Dr. Euphronius. Os dois, então, trazem de volta à vida uma jovem e, assim, nasce uma nova criatura: a Noiva. Logo, a jovem descobre um mundo marcado por obsessões e violência, além de se envolver num romance selvagem e explosivo”, diz a sinopse.
O filme tem estreia programada para o dia 6 de março.

