‘O Agente Secreto‘ chegou aos cinemas nacionais estreando em primeiro lugar, com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e vários prêmios nos festivais que passou.
Durante sua passagem pelo Festival do Rio, o CinePOP conversou com o astro Wagner Moura – que apareceu na lista de possíveis indicados ao Oscar de Melhor Ator feita pela revista americana Variety.
Wagner revelou o que o atraiu em estrelar o filme:
“O Kléber. Eu conheci Kléber em Festival de Cannes 20 anos atrás. Ficamos amigos. Ele era crítico ainda. Eu comecei a ver os curtas dele. Falei: ‘Caramba, aquele crítico sabe dirigir.’ Aí depois eu vi O Som ao Redor e achei que eu tinha visto os melhores filmes brasileiros de todos os tempos e fiquei doido para trabalhar com ele. A gente foi ficando amigo de 2018 a 2022. A política nos atraiu muito, juntou muito, né? Nós dois sofremos, eu ali com Marighella e ele com as coisas dele. A gente, como é que a gente vai lidar com o que tá acontecendo no Brasil nessa época? Eu acho que o o roteiro de O Agente Secreto vem disso, vem desse momento aí”, afirmou.
Assista a entrevista completa e siga o CinePOP no YouTube:
O The Hollywood Reporter divulgou recentemente suas apostas para os indicados ao Oscar, e entre os principais destaques estão o longa brasileiro ‘O Agente Secreto’ e o astro brasileiro Wagner Moura.
A reportagem aposta em Wagner Moura para uma indicação de Melhor Ator, ao lado de nomes como Leonardo DiCaprio (‘Uma Batalha Após a Outra’), Timothée Chalamet (‘Marty Supreme’), Michael B. Jordan (‘Pecadores’) e George Clooney (‘Jay Kelly’).
Outra categoria em que a reportagem destaca o longa nacional é Melhor Filme Internacional, ao lado de ‘Valor Sentimental’ (Noruega), ‘Foi Apenas um Acidente’ (França), ‘Nenhuma Outra Escolha’ (Coreia do Sul) e ‘2000 Metros Até Andriivka’ (Ucrânia).
Além disso, a reportagem considera ‘O Agente Secreto’ uma ameaça capaz de surpreender, podendo conquistar indicações em categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Roteiro Original (Kleber Mendonça Filho).
Além de Wagner Moura, o elenco conta com grandes nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes.
O longa, que estreou com grande destaque em festivais internacionais, já acumula importantes prêmios, incluindo o FIPRESCI (Prêmio da Crítica Internacional) de Melhor Filme, o Prix des Cinémas Art et Essai – AFCAE (Prêmio de Cinema de Arte), além de troféus de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.
Na estreia mundial, o filme foi aplaudido de pé por 13 minutos, consolidando-se como um dos grandes destaques da temporada.
A estreia nos cinemas nacionais está marcada para o dia 6 de novembro.

