‘A Voz de Hind Rajab’: Índia barra lançamento de filme indicado ao Oscar por questões políticas com Israel

O longa-metragem A Voz de Hind Rajab, dirigido por Kaouther Ben Hania e indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026, teve seu lançamento barrado na Índia. A decisão partiu do Central Board of Film Certification (CBFC), o órgão de censura local, que alegou motivações políticas para impedir a exibição da obra, segundo informou o distribuidor regional à Variety.

De acordo com Manoj Nandwana, chefe da distribuidora Jai Viratra Entertainment, sediada em Mumbai, o CBFC justificou o bloqueio afirmando que o filme é “muito sensível” e que sua estreia poderia “prejudicar a relação diplomática entre Índia e Israel”.

O contexto político é acentuado pela recente aproximação entre as duas nações: o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, realizou uma visita histórica a Israel no fim de fevereiro, consolidando laços econômicos e tecnológicos. Este movimento marca um afastamento da tradicional política externa indiana de apoio irrestrito à causa palestina.

“Eu disse a eles: a relação entre Índia e Israel é tão forte que é absurdo pensar que este filme vai abalá-la”, desabafou Nandwana, ressaltando que a obra já foi lançada em países como EUA, Reino Unido, França e Itália sem incidentes diplomáticos.

‘A Voz de Hind Rajab’: Astro não comparecerá ao Oscar e explica o motivo; Entenda!

O filme narra a impactante história real de uma menina palestina de 5 anos que ficou presa em um carro sob ataque em Gaza e, posteriormente, foi encontrada morta. Antes de chegar à temporada de premiações, a produção teve uma estreia triunfante no Festival de Veneza, onde foi aplaudida de pé por 20 minutos e conquistou o prestigiado Leão de Prata.

Este não é um caso isolado no cenário indiano. No ano passado, o CBFC também bloqueou o lançamento de Santosh, da diretora Sandya Suri, mesmo após o projeto ter recebido incentivos governamentais para ser filmado no país.

A distribuidora planejava lançar A Voz de Hind Rajab em 6 de março, aproveitando o fôlego antes da cerimônia do Oscar, marcada para o dia 16. No entanto, sem a liberação do órgão regulador, o público indiano permanece sem acesso ao filme.

Crítica | A Voz de Hind Rajab – ÓTIMO Candidato da Tunísia ao Oscar é um Soco no Estômago

Notícias

Rebecca Gayheart quer RETORNAR em reboot de ‘Lenda Urbana’

Em entrevista ao Deadline, Rebecca Gayheart ('Um Crime Entre...

Bruce Campbell afirma ter apenas 5 anos de vida após diagnóstico de câncer

Em entrevista ao podcast The Adam Carolla Show, Bruce Campbell, conhecido...

Saiba quantos MINUTOS de cenas a mais terá ‘Vingadores: Ultimato Encore’

Faltam apenas algumas semanas para o relançamento de 'Vingadores:...

Netflix revela ter usado IA Generativa em cerca de 300 programas

Enquanto o uso de Inteligência Artificial em Hollywood continua...

10 FILMES ÓTIMOS para colocar na sua lista da semana!

10 FILMES ÓTIMOS para colocar na sua lista da...

Só FILMAÇO! 10 obras que fazem qualquer dia sem graça valer a pena

Tem alguns dias que, após nossas obrigações profissionais, paramos...
José Guilherme
José Guilherme
José Guilherme é jornalista formado e apaixonado por boas histórias desde a infância. Atua na cobertura de cultura desde 2023, com foco em cinema, séries e animes. Entusiasta do audiovisual, também valoriza boas conversas tanto quanto grandes narrativas.