InícioMatérias'Abracadabra', 'Pânico' e os Filmes dos Anos 90 que estão Bombando nesse...

‘Abracadabra’, ‘Pânico’ e os Filmes dos Anos 90 que estão Bombando nesse Halloween!


Outubro é o mês mais divertido do ano para muitos. E não só para os fãs de terror. Como todos sabem, outubro é o mês do Halloween, no Brasil conhecido como “dia das bruxas”. Uma celebração tradicional nos EUA, o Halloween emplacou no Brasil também há pelo menos umas duas décadas. No fundo, é apenas mais uma desculpa para a diversão, para festas, eventos e decorações. Tudo com o clima de terror: morcegos, abóboras, gatos pretos, bruxas, vampiros e fantasmas.

Para os cinéfilos, a data é propícia para assistir produções do gênero, mas não necessariamente apenas filmes de terror – como também obras de suspense, fantasia, ficção científica e até mesmo comédia. Tudo desde que exista um elo com o assustador, com o medo e com o susto. Assim, em uma nova série de matérias, resolvemos apresentar para você os filmes com temática de Halloween que estão bombando nessa temporada – os separando por décadas, continuamos pelos anos 1990. Confira abaixo.

 



Pânico (1996)

Pânico’ é outra excelente pedida para o Halloween que parece nunca sair de moda. Ajuda e muito o fato de o filme ter acabado de chegar ao acervo da Netflix, em versão remasterizada em 4K, afinal tudo o que cai na Netflix vira ouro – ainda mais se tratando de um filme já muito querido. Só quem estava vivo na época compreendo o sucesso que o filme teve, virando sensação entre os adolescentes quando saiu no mercado de vídeo, e revivendo o gênero do slasher de forma gloriosa. Foi ‘Pânico’ a porta de entrada de toda uma geração nos filmes de terror. Por isso seremos eternamente gratos.

Abracadabra (1993)

Não tinha como ser diferente! ‘Abracadabra’ se tornou sinônimo do Halloween. Isso porque o filme reflete muito do que a data representa e além de tudo, usa como temática justamente o dia das bruxas. É um filme família, leve e divertido, ou seja, recomendado para todos, desde a vovó, até o papagaio e o periquito. Crianças mais novas podem assistir sem problemas. A história de três bruxas cômicas que voltam à vida na década de 90 e não conseguem entender o tempo em que estão, se tornou cult – ao ponto de gerar uma continuação 29 anos depois.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

O ano de 1993 foi um dos mais suculentos quando o assunto é o Halloween. Para ser um filme propício para a data não basta ser um filme de terror, é preciso ter a cara da época e ser abraçado pelos fãs. Muitos filmes que se tornam emblemáticos para o dia das bruxas sequer são de terror. É o caso com ‘Abracadabra’ e é também o caso com este item, ‘O Estranho Mundo de Jack’, uma produção de Tim Burton. Animação em stop-motion, o filme é uma mistura de Halloween com Natal, apresentando o personagem Jack Esqueleto, que por anos foi associado ao dia das bruxas, mas que deseja assumir no lugar do Papai Noel, confundindo as duas datas.

A Família Addams (1991)

Certos filmes parecem ter nascido para serem celebrados no Halloween. Mais do que filmes de terror. Isso porque o terror é um gênero específico, que você assiste sozinho, com um amigo ou com a namorada. Mas não é recomendado para todos os públicos. Já um filme como ‘A Família Addams’, pode ser apreciado pelos mais novos (que irão se divertir horrores) e não é pesado demais para os mais velhos (os vovôs e os titios). Apesar de ter a cara de Tim Burton, os Addams chegaram às telonas em grande estilo numa superprodução dirigida por Barry Sonnenfeld.

Da Magia à Sedução (1998)

Surpreendentemente, este longa esquecido por todos tem voltado aos holofotes nos últimos tempos. Na época de lançamento nos cinemas, o filme chamou mais atenção por unir em tela duas das maiores estrelas daquela época, as então jovens Sandra Bullock e Nicole Kidman. Na trama, elas interpretam duas irmãs bem diferentes, vindas de uma família peculiar de bruxas. E sim, essa é uma comédia romântica sobre uma família só de mulheres, ditas bruxas. O que vem chamando atenção sobre o filme é um anúncio recente de que ganhará uma continuação tardia. Já imagino que a trama deverá envolver as filhas das protagonistas.

Drácula de Bram Stoker (1992)

Francis Ford Coppola veio ao Brasil promover seu mais novo trabalho, o ambicioso e megalomaníaco ‘Megalópolis’. Coppola, é claro, será para sempre eternizado no hall dos maiores diretores de todos os tempos, graças à trilogia ‘O Poderoso Chefão’ – alguns dos maiores filmes da sétima arte. ‘Apocalipse Now’, drama sobre a Guerra do Vietnã também pode estar na lista. E chegando em quarta posição na filmografia do cineasta, em termos de popularidade, muitos apontariam ‘Drácula de Bram Stoker’. O longa fez um baita sucesso em seu lançamento e segue muito atual para o Halloween.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Por falar em filmes perfeitos para o Halloween, um dos que mais merecia o prêmio é este ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’. Aliás, toda a filmografia de Tim Burton tem um lugar especial na data. O diretor é a cara do dia das bruxas. Depois de aparecer como produtor de ‘O Estranho Mundo de Jack’, o filme que os fãs mais procuraram para esta temporada assustadora foi o longa estrelado por Johnny Depp, que marcou a terceira parceria do ator com o cineasta. Uma história clássica americana, acompanhamos um detetive vindo de Nova York para investigar misteriosas mortes em uma cidadezinha do interior, no ano de 1799, que podem estar ligadas com o sobrenatural.

Gasparzinho (1995)

Assim como os primeiros itens da lista, agora chega um filme recomendável para toda a família – que tem tudo a ver com a temática do Halloween. Afinal, criaturas sobrenaturais como vampiros, lobisomens e monstros dominam esta época. Assim como as bruxas. Mas não podemos esquecer dos fantasmas. Recém-saído da produção de ‘Os Flintstones’, Steven Spielberg resolvia levar outro desenho animado antigo para as telonas na forma de uma superprodução. ‘Gasparzinho – O Fantasminha Camarada’ fala sobre um menino fantasma que termina sempre assustando todos ao redor, apesar de suas boas intenções. Ao contrário de seus irmãos assombrados.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Não podíamos terminar a lista sem esse que é considerado “o” filme de suspense dos anos 90. ‘O Silêncio dos Inocentes’ é também um dos melhores filmes da história da sétima arte – e foi o último vencedor do chamado “big five” no Oscar, com os prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator e atriz. Jodie Foster estrela como a agente novata do FBI Clarice, mas quem rouba todas as cenas (apesar de não aparecer tanto assim) é Anthony Hopkins como psicopata aprisionado Hannibal, um dos maiores vilões do cinema, que ganhou três continuações e uma série de TV.

A Família Addams 2 (1993)

Terminando a matéria temos a continuação de ‘A Família Addams’. É importante valorizar uma continuação, pois é dificílimo criar a sequência de um filme de sucesso e fazer com que a nova obra também tenha relevância. Em muitos casos, o mais comum é ficar apenas com o original. Mas o sinal de uma boa continuação é quando ela segue sendo mencionada lado a lado com sua produção original. É o caso com ‘A Família Addams 2’, que muitos fãs inclusive consideram melhor que o primeiro filme. O time original retorna, e recebe a adição de um bebê para a família, uma babá homicida e um acampamento para Wandinha e Feioso, que rouba muito dos holofotes.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS