A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está considerando seriamente reduzir o número de indicados ao Oscar de Melhor Filme em 2016.
Até 2009, eram indicados apenas cinco filmes ao prêmio principal, mas as regras foram modificadas e desde então a Academia indica no máximo dez filmes. Segundo o Hollywood Reporter, uma fração significativa dos votantes agora deseja retomar a antiga política de indicar cinco filmes na tentativa de recuperar o prestígio do Oscar.
Com o aumento no número de indicados, a Academia esperava também impulsionar a audiência da cerimônia, mas seis anos depois o experimento se mostrou um fracasso. Este ano, a transmissão do Oscar nos EUA teve uma queda na audiência de 15% em relação a 2014.
Em 2015, apenas um sucesso de bilheteria estava entre os indicados ao prêmio máximo, ’Sniper Americano’, já que a preferência dos 6.000 membros da Academia continua sendo por filmes de arte. Nos anos anteriores, super arrecadações como ‘Avatar’ e ‘Toy Story 3’ conseguiram indicações a Melhor Filme e, consequentemente, elevar os índices de audiência da cerimônia.
No próximo dia 24, a diretoria da organização vai se reunir para discutir a possível nova mudança no número de indicados.