A icônica saga literária de Holly Black e Tony DiTerlizzi, ‘As Crônicas de Spiderwick’, vai ganhar uma nova adaptação – dessa vez a encargo do Disney+. Mas, antes da versão seriada, os romances foram relidos para as telonas com a adorada e um tanto quanto subestimada produção de 2008.
Com direção de Mark Waters, a trama acompanha Jared, um dos três filhos de uma família disfuncional que sempre foi considerado o causador de problemas. Assim, quando coisas estranhas acontecem depois que a família se muda para uma propriedade arruinada, a irmã Mallory, o irmão gêmeo Simon e a mãe pensam que Jared é o responsável por tudo. Na verdade, eles descobrem que criaturas mágicas que vagueiam pelas terras querem o livro mágico que Jared encontrou, um guia sobre criaturas fantásticas, escrito por Arthur Spiderwick.
Trazendo nomes como Freddie Highmore, Sarah Bolger, Mary-Louise Parker e David Strathairn no elenco, a produção arrecadou quase US$163 milhões ao redor do mundo, além de conquistar 81% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Em poucos dias, o filme completará 15 anos desde o seu lançamento e, para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve lista trazendo algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Toda a gama de eventos que ocorre no longa-metragem se estende por apenas um dia.
- Apesar do faturamento proeminente, o ator Nick Nolte tem aproximadamente 4 minutos de tempo de tela adequado, embora sua voz seja ouvida ao longo do filme em outras cenas.
- Este foi o primeiro longa-metragem produzido pela Nickelodeon a ser lançado em formato IMAX.
- Várias incursões da trilha sonora são muito similares ao clássico ‘Gasparzinho – O Fantasminha Camarada’, de 1993. James Horner ficou responsável por compor a música de ambos os projetos.
- Em uma entrevista, Bolger disse que as filmagens levaram cerca de cinco meses para serem finalizadas. Ela disse que ficou “em frente a uma tela azul 24 horas por dia” e que, na maior parte, estava “chutando e cortando coisas que não existiam”.
- Considerando que a personagem de Bolger é perita em esgrima, ela passou cinco semanas em intenso treinamento e três horas com o treinador da equipe de esgrima canadense olímpica quase todos os dias.
- O filme traria uma música original, uma rendição da clássica rima infantil “London Bridge Is Falling Down”, cantada por Jordy Benattar. Entretanto, a faixa eventualmente não foi incluída na trilha sonora.
- Nos livros originais, Arthur Spiderwick, que escreveu o guia das criaturas fantásticas encontrado por Jared, é mantido como refém por elfos, depois de tentar enganá-los. No filme, entretanto, ele foi resgatado por sílfides depois delas terem-no salvado do ataque dos goblins.
- No romance, o perigoso vilão Mulgarath, dublado por Nolte, utiliza uma capa que auxilia em sua figura intimidadora. Na adaptação cinematográfica, ele não usa a vestimenta.