Alain Delon, astro da era de ouro do cinema francês, faleceu aos 88 anos.
Em uma declaração oficial, a família do ator disse: “Alain Fabien, Anouchka, Anthony, bem como [seu cachorro] Loubo, estão profundamente entristecidos em anunciar o falecimento de seu pai. Ele morreu em paz, em sua casa em Douchy, rodeado pelos três filhos e pela família”.
Delon sofria com uma fraca saúde física nos últimos anos, principalmente depois de ter tido um infarto em 2019.
Nascido em 1935, Delon trabalhou como ator e produtor, emergindo ao status de não apenas um dos maiores performers do cinema francês, mas do século XX, conquistando aclame e reconhecimento entre os anos de 1960 e 1980 e sagrando-se um sex symbol da sétima arte.
Tendo angariado nada menos que 90 longas-metragens em sua carreira, o astro ganhou notoriedade por produções como ‘Rocco e Seus Irmãos’, ‘O Leopardo’, ‘O Sol por Testemunha’, ‘O Eclipse’, ‘Le Samouraï’ e ‘O Círculo Vermelho’, tendo participado de inúmeros filmes de arte que, agora, são considerados clássicos.
Através das redes sociais, diversos artistas prestaram homenagem a Delon, incluindo a icônica Brigitte Bardot, que disse que a morte do amigo deixou um “vácuo enorme que nada, nem ninguém, conseguirá preencher”.
— Brigitte Bardot (@brigitte_bardot) August 18, 2024
A última grande aparição pública de Delon foi em 2019, em que recebeu a Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes,
Na ocasião, ele disse: “soa como um tributo póstumo, mas da minha vida. Eu vou partir, mas não vou partir sem agradecê-los”.