Em uma revelação surpreendente, o renomado diretor Alex Garland, responsável por sucessos como ‘Ex_Machina: Instinto Artificial’ e ‘Guerra Civil’, admitiu em entrevista ao The Hollywood Reporter que a direção nunca foi seu objetivo principal.
“Eu nunca quis ser diretor”, confessou Garland. “Minha intenção era garantir que minha visão para as histórias fosse preservada, e a única maneira de fazer isso era assumindo o controle criativo completo”.
O cineasta explicou que a experiência de dirigir “‘Ex_Machina: Instinto Artificial’ foi crucial para sua carreira. “Foi um filme logisticamente simples, o que me permitiu focar na narrativa e nos personagens. Tivemos um período curto de filmagens, um elenco reduzido e um ambiente controlado, o que facilitou a execução da minha visão”.
‘Guerra Civil’ está disponível no YouTube.
Em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos, uma equipe pioneira de jornalistas de guerra viaja pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.
O elenco também inclui Cailee Spaeny (‘Priscilla’), Stephen McKinley Henderson (‘Um Limite Entre Nós’), Jesse Plemmons (‘Assassinos da Lua das Flores’)
e Nick Offerman (‘The Last of Us’).
Com 25 críticas publicadas até o momento, o longa conquistou com 88% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
O consenso geral afirma que o longa ressalta, através de cenas perturbadoras e chocantes, uma visão tensa e violenta da incerteza de sobrevivência em uma nação em crise.
Separamos os trechos das principais críticas:
“O constante aumento na tensão e o impressionante estilo documental conseguem capturar o terror brutal e garantem uma experiência cinematográfica de tirar o fôlego.” (Bloody Disgusting)
“Uma experiência sensorial perturbadora, que destaca o caos e o terror da guerra, com cenas tão pesadas, vastas e intensas, que você consegue praticamente sentir o cheiro de pólvora no ar.” (Inverse)
“É um filme que nos faz questionar o quanto de humanidade ainda há dentro de nós, e isso se materializa em um filme provocativo, tenso e monstruoso.” (AV Club)
“‘Guerra Civil’ não aprofunda muito seus personagens ou seu próprio universo, o que nos deixa apenas com cenas limitadas, mas efetivamente tensas – como a capital em chamas, as avenidas desertas e um tiroteio visceral na Casa Branca.” (Guardian)
“Alex Garland pode ter nos entregado um dos filmes mais tensos e viscerais do ano. É um filme que iremos debater por um bom tempo.” (Collider)
“Sem texto explícito, ‘Guerra Civil’ apresenta uma visão sinistra do que poderia acontecer com a nação uma vez que as instituições se tornam sombras de si mesmas.” (The Film Stage)
“Com a performance sólida de Kristen Dunst, ‘Guerra Civil’ é um dos melhores filmes do ano.” (Screen Anarchy)