A atriz Alicia Vikander relembrou recentemente o filme ‘A Garota Dinamarquesa’ e afirmou que, dez anos após o lançamento, a produção “já parece extremamente ultrapassada”.
Conforme o Deadline, a vencedora do Oscar destacou: “Sou a primeira a dizer que já parece extremamente ultrapassada, o que considero algo positivo. Naquela época, foi um ponto de virada, pois ao menos trouxe [o tema das vidas transgênero] para a discussão. Espero que, de certa forma, tenha servido como um despertar e aberto caminho para que a arte abordasse esses temas”.
Na trama, Eddie Redmayne interpretou Lili Elbe, uma das primeiras mulheres trans a passar por uma cirurgia de redesignação de gênero. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar, enquanto Vikander conquistou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante.
Dirigido por Tom Hooper e baseado no romance homônimo de 2000 escrito por David Ebershoff, o longa acompanha a vida de Lili Elbe e sua esposa, a pintora Gerda Wegener.
Vale lembrar que, em 2021, Redmayne revelou arrependimento por ter aceitado o papel. Em entrevista ao The Times de Londres, declarou: “Não, eu não aceitaria esse papel hoje. Fiz aquele filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro. A discussão maior sobre as frustrações em torno da escalação acontece porque muitas pessoas ainda não têm um lugar à mesa. É preciso haver equilíbrio, caso contrário continuaremos a ter esses debates”.
Mesmo antes da estreia, em 2015, o ator já havia comentado a polêmica sobre sua escalação como uma mulher trans.
“Espero que chegue o dia em que haja mais atores e atrizes trans interpretando papéis trans, mas também papéis cisgênero. E espero, como todo ator deseja, que possamos interpretar qualquer tipo de papel, desde que seja feito com integridade e responsabilidade”, afirmou na época.
