‘Alien’: James Cameron fala sobre possível retorno à franquia

‘Alien’: James Cameron fala sobre possível retorno à franquia



James Cameron talvez queira voltar à franquia Alien. Seguindo o sucesso de O Exterminador do Futuro em 1984, Cameron rapidamente assinou contrato com a Fox para escrever e dirigir o primeiro filme da memorável e clássica série. O diretor mudou a fórmula da “casa mal-assombrada” e transformou o longa em uma narrativa de ação, transformando Ripley (Sigourney Weaver) em um ícone da ficção científica. Aliás, até hoje, o filme é considerado uma das melhores entradas de toda a franquia.

Planos anteriores feitos pelos produtores pretendiam finalizar o universo com um projeto de duas partes, com Ridley Scott voltando para a direção de Alien III’ com roteiro assinado por William Gibson, e Cameron encabeçando Alien IV’, no qual a criatura protagonista voltaria para seu planeta natal. Porém, Cameron não estava interessado e focou em seu próximo projeto, ‘O Segredo do Abismo’. O diretor revelou que planejara roteirizar uma prequela para o início dos anos 2000, porém dessa vez os estúdios resolveram canalizar seus esforços para Alien vs. Predador’.

Desde então, Cameron não havia expressado muito interesse em retornar para a franquia, mas isso pode estar prestes a mudar. Em entrevista ao site IGN, falando sobre sua mais nova obra, Alita: Anjo de Combate, que co-dirigiu com Robert Rodriguez, ele foi questionado acerca de Alien 5’, cujo conceito havia sido criado por Neill Blomkamp e rejeitado por Cameron.

“Estou trabalhando nisso”, ele respondeu, acrescentando que chamaria Blomkamp para trabalhar no projeto.

É claro que não há muitos detalhes sobre esse retorno em potencial, mas, segundo fontes, Alien 5’ traria Ripley, Newt e Hicks de volta para as telonas e recontaria de forma mais crível os controversos eventos de Alien 3’, praticamente ignorando este longa-metragem.

A franquia também já ganhou uma espécie de reboot que não fez tanto sucesso, começando em 2012 com Prometheus e logo depois ganhando a sequência Alien: Covenant’ em 2017, ambos dirigidos por Scott. Porém, dado ao considerável fracasso de bilheteria e de crítica, os planos para as continuações foram engavetados – e agora o panteão galáctico pode ganhar mais uma repaginada.

Aproveite para assistir:


James Cameron está atualmente trabalhando nas sequências de Avatar, que devem deixá-lo ocupado pelo menos até 2025. Além disso, está trabalhando com Tim Miller em O Exterminador do Futuro 6’.

‘Alita: Anjo de Combate’, seu mais novo filme, é ambientado em futuro pós-apocalíptico e centrado em Alita, uma ciborgue que perdeu todas as suas memórias e foi encontrada em um lixão por um médico cibernético que a reconstrói e começa a cuidar dela. Ela, então, descobre que se lembra apenas de uma coisa: a lendária arte marcial robótica conhecida como Panzer Kunst, que a transforma em uma caçadora de recompensas até descobrir segredos de seu passado que podem mudar totalmente sua vida.

O elenco é formado por Rosa Salazar na voz da personagem-título, Christoph Waltz, Ed Skrein, Jennifer Connelly, Mahershala Ali e outros.

Alita: Anjo de Combate está em cartaz nos cinemas brasileiros.



COMENTÁRIOS