‘Alien: Romulus‘ já está em exibição nos cinemas nacionais e vem recebendo diversos elogios da crítica e do público por conta de seus efeitos práticos.
Usando marionetes, figurinos e truques de câmera, a produção optou por construir o personagem titular à moda antiga, junto com o Facehugger e diversos cenários em vez de usarem as telas verdes.
E, durante uma entrevista para o ComicBook, a protagonista Cailee Spaeny disse que os efeitos práticos tornaram o filme “mais real e mais assustador”.
“Eu acho que isso o torna mais assustador, mais real. Eu sinto que meu cérebro simplesmente sabe quando é CGI. E quando é prático, como o primeiro Jurassic Park, você realmente acredita no que vê. Eu sei que são homens por baixo dos trajes, mas eu acho muito mais assustador porque eles estão bem ali na minha frente.”
Ela continuou:
“Eu espero que o público também sinta isso. Obviamente, foi um prazer para nós como atores. Fede realmente priorizou o que fosse mais fácil para nós, então filmamos cronologicamente, então qualquer coisa que pudesse ser prática, era prática. E também foi uma experiência muito boa colaborar com esses artistas que construíram essas criaturas e trabalharam nos filmes anteriores. Ouvir suas histórias meio que tornou o set muito mais interessante.”
O diretor Fede Álvarez também participou da entrevista e explicou porque priorizou os efeitos práticos em vez dos digitais.
“Isso realmente transcende a discussão de que é impossível fazer algo crível. Efeitos gerados por computador só são vistos na edição… Quando você entra na aventura de fazer um filme, você tem que ter coisas acontecendo às quais o elenco possa reagir e eu possa filmar. O mesmo vale para os cenários, precisamos estar em lugares reais. Eu não escolhi fazer cinema para filmar uma tela verde e lugares vazios que então alguém no mundo da animação vai construir mais tarde.”
Ambientada entre os eventos de ‘Alien, o Oitavo Passageiro‘ (1979) e ‘Aliens, O Resgate‘ (1986), a trama gira em torno de um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada.
Confira as análises:
“Fede Alvarez se superou com seu melhor filme até agora! #AlienRomulus não é apenas uma carta de amor, é um amálgama da franquia alienígena como um todo. Lindo, aterrorizante, macabro, estranho, distorcido, grotesco, sangrento e, acima de tudo, profundamente repleto de referências à mitologia da franquia. Estou um pouco impressionado com o filme inteiro… E, como alguém que não cresceu totalmente com a franquia ‘Alien‘, mas sempre a amou… Estou muito feliz em dizer que amei ‘Alien: Romulus‘. Além disso, NENHUM de vocês está preparado para os 20 MINUTOS finais! JESUS CRISTO!”
Fede Alvarez has outdone himself with his best film yet! #AlienRomulus isn’t just a love letter it’s an amalgamation of the alien franchise as a whole. Beautiful, terrifying, gnarly, weird, twisted, grotesque, gory, & most of all deeply layered with mythology/ideas. I’m a bit… pic.twitter.com/fB48iRnaxU
— Zach Pope (@popetheking) August 13, 2024
“‘Alien: Romulus‘ se apoia fortemente em suas origens de terror para criar uma viagem de emoção implacável e visceral que começa lentamente e aumenta em intensidade até que você fica sem fôlego no final. Desprovido de qualquer profundidade temática, ele incorpora tantas referências e momentos de fan service que muitas vezes se esquece de tentar fornecer algo novo ou profundo. Ainda assim, as performances fundamentadas de Cailee Spaeny e David Jonsson entregam peso emocional suficiente para manter o público envolvido durante o massacre. Definitivamente o mais direto da franquia.”
ALIEN: ROMULUS leans heavily into its horror origins to craft a relentless, visceral thrill ride that starts off slowly and increases in intensity until you’re left gasping for breath by the end. Devoid of any thematic depth, it incorporates so many winks, nods, and moments of… pic.twitter.com/QSKZdj6cwm
— Matt Neglia (@NextBestPicture) August 13, 2024
“Adorei #AlienRomulus. Fascinante do começo ao fim com apostas emocionais surpreendentes e um terceiro ato absolutamente deslumbrante. Álvarez traz imenso estilo e criatividade para a franquia. Os efeitos práticos/cenários reais capturaram o mundo sombrio e corajoso da franquia lindamente. Tenso e assustador, mas nunca exagerado. Graças a Deus, o filme não foi lançado em streaming porque está incrível nas telonas.”
I loved #AlienRomulus. Riveting from start to finish w/ surprising emotional stakes & an absolutely stunning third act. Álvarez brings immense style & creativity to the franchise. The practical effects / real sets captured the dark & gritty world of ALIEN beautifully. Tense &… pic.twitter.com/ko2qESEpe8
— Nikko (@NikkoCaruso) August 13, 2024
“Eu vi #AlienRomulus. É muito bom, às vezes fantástico. Acima de tudo, é um filme lindamente filmado, ótimo trabalho de câmera, Fede Alvarez e o diretor de fotografia Galo Olivares têm um ótimo senso de luz, sombra e cor. Definitivamente um dos filmes mais bonitos do ano.”
I’ve seen #AlienRomulus. It’s very good, sometimes fantastic. Above all, it’s a beautifully filmed movie, great camera work, Fede Alvarez and DOP Galo Olivares have a great sense of light, shadow and colour. Definitely one of the best looking films of the year. pic.twitter.com/cN9UtBFKio
— Michael | Förtsch ️ (@micha) August 13, 2024
“Sujo, corajoso e vívido, #AlienRomulus perde oxigênio enquanto arrasta seu elenco por uma manopla infernal de horrores antigos e novos. O balanço do ato final é admirável, mas é mais impressionante em seu comando de escala, a maneira como é assustadoramente íntimo e melindricamente expansivo. O CGI, no entanto…”
Grimy, gritty, & lived in, #AlienRomulus
loses oxygen as it rakes its cast through a hellish gauntlet of old & new horrors. Final act swing is admirable yet it’s most impressive in its command of scale, the way it’s frighteningly intimate & squeamishly expansive. The CGI tho … pic.twitter.com/Gbw8Gc2RzJ— Zachary Lee (@zacharoni22) August 13, 2024
“Senhoras e senhores, ‘Alien: Romulus‘ é de longe o melhor filme do ano. É o melhor da franquia e pode ser meu novo terror favorito. Mal posso esperar para vê-lo novamente e estou muito animado para que o mundo aproveite esta obra-prima como fizemos esta noite.”
Ladies and Gentlemen, Alien Romulus is by far the best movie of the year. It’s the best in the franchise, and may be my new favorite horror. Can’t wait to see it again and I’m so excited for the world to enjoy this masterpiece like we did tonight. -hat guy (video taken by the… pic.twitter.com/cDLj64ub27
— The Escape Pod Podcast (@EscapePodcastAA) August 9, 2024
“ALIEN: ROMULUS‘ é incrível. Efeitos práticos insanos (uma transformação humano-alienígena verdadeiramente assustadora) e um número musical inesperado no terceiro ato que não tem razão para funcionar, mas funciona completamente. Spaeny grita, luta, dança e canta para entrar no Hall da Fama das Final Girls.”
ALIEN: ROMULUS is incredible. Insane practical effects (a truly wretched human-alien transformation) and an unexpected third act musical number that has no reason to work but completely does. Spaeny screams, fights, dances, and sings herself into the Final Girl Hall of Fame. pic.twitter.com/CoYJ1D9Thi
— Sharon Haircut at the Movies (@HoleAndOates) August 9, 2024
“#AlienRomulus A maldita franquiaestá de volta. Eu estava cética no começo, mas este é facilmente um dos melhores filmes da franquia. Fede Álvarez não decepciona. O design de som e a construção deste mundo estão incríveis. Os efeitos práticos são tão bons que o filme me deu pesadelos.”
#AlienRomulus The bitch is back. Was skeptical going in, but this is easily one of the better films in the franchise. Fede Álvarez doesn’t disappoint. Awesome sound design and world-building. The practical effects are so good that the film gave me nightmares. pic.twitter.com/Z46KNWxYhn
— Jazz Tangcay (@jazzt) August 9, 2024
“VISCERAL e INTENSO. Tem suspense, é ousado e dramático. Uma produção cinematográfica que traz a franquia de volta às suas raízes. Sustos cheios de ação com toques sensuais. Este não é apenas mais um filme de terror, é uma das MELHORES prequelas de todos os tempos! Um final adequado que prepara o que vem a seguir. Fede Álvarez define a saga ‘Alien‘ para uma nova geração e até supera o ‘Aliens’, de James Cameron, e o ‘Alien’ original de Ridley Scott. Este é um horror cinematográfico em níveis sem precedentes, um banquete para a alma. Dê a ele todos os filmes alienígenas que ele deseja!”
Fede Álvarez defines the Alien saga for a whole new generation & even surpasses the heights of James Cameron’s Aliens & Ridley Scott’s original Alien. This is cinematic horror on unprecedented levels, a feast for the soul. Give him all the alien movies he desires! #AlienRomulus pic.twitter.com/z4n6rTMCTX
— Atom (@theatomreview) August 9, 2024
“#AlienRomulus é um dos filmes do ano, meu Deus. O ato final mais insano de um filme que eu acho que já vi.”
#ALIENROMULUS is one of the movies of the year omg..
The most insane final act of a film I think I’ve ever seen.. pic.twitter.com/Px8rhwFqAn
— Big Screen Berkan (@BigScreenBerkan) August 9, 2024
Recentemente, a 20th Century Studios divulgou um que traz a personagem Isabela Merced lutando pela sobrevivência.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
Enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo.
O longa será ambientado entre os eventos de ‘Alien, o Oitavo Passageiro‘ (1979) e ‘Aliens, O Resgate‘ (1986), e já recebeu a aprovação de ninguém menos que Ridley Scott e James Cameron, os lendários diretores por trás dos clássicos originais.
O elenco conta com Cailee Spaeny, Isabela Merced, David Jonsson, Archie Renaux, Spike Fearn e Aileen Wu.
Ridley Scott, diretor do longa original e das pré-sequências, serve como produtor.