sexta-feira, janeiro 9, 2026

‘Amarela’: Curta-metragem nacional é pré-indicado ao Oscar

Notícias'Amarela': Curta-metragem nacional é pré-indicado ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou recentemente a lista de pré-selecionados para o Oscar 2026, e o Brasil garantiu mais uma vaga na disputa.

O curta-metragem nacional superou uma concorrência acirrada: 201 curtas eram elegíveis este ano. A seleção foi feita pelos membros do Comitê de Documentários da Academia, que reduziram a lista aos 15 finalistas que seguem na disputa.



A lista oficial dos cinco indicados ao Oscar será revelada no dia 22 de janeiro.

Confira os selecionados que concorrem a uma vaga entre os cinco indicados finais:

Além do curta, o longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, eApocalipse nos trópicos, também avançaram como finalistas ao Oscar.

É do Brasil! Variety aposta em indicação de ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura ao Oscar!

Produzido por uma equipe brasileira com ascendência asiática, o filme é o capítulo final de uma trilogia dirigida e escrita por André Hayato Saito, em parceria com a produtora MyMama Entertainment. A série de curtas também inclui ‘Kokoro to Kokoro – De Coração a Coração’ (2022) e ‘Vento Dourado’ (2023).

“A trama acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que vive um conflito de identidade. Enquanto rejeita as tradições de sua família e torce fervorosamente pela Seleção Brasileira na final da Copa do Mundo de 1998 contra a França, Erika sofre uma violência “invisível”, que a faz mergulhar em um mar doloroso de emoções e descobertas sobre pertencer a dois mundos”, diz a sinopse.

  

author avatar
José Guilherme
Jornalista e redator apaixonado por cinema, séries e animes, sempre em busca de boas histórias para contar e compartilhar.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS