A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou recentemente a lista de pré-selecionados para o Oscar 2026, e o Brasil garantiu mais uma vaga na disputa.
O curta-metragem nacional superou uma concorrência acirrada: 201 curtas eram elegíveis este ano. A seleção foi feita pelos membros do Comitê de Documentários da Academia, que reduziram a lista aos 15 finalistas que seguem na disputa.
A lista oficial dos cinco indicados ao Oscar será revelada no dia 22 de janeiro.
Confira os selecionados que concorrem a uma vaga entre os cinco indicados finais:
- ‘Amarela’
- ‘Ado’
- ‘Beyond Silence’
- ‘The Boy with White Skin’
- ‘Butcher’s Stain’
- ‘Butterfly on a Wheel’
- ‘Dad’s Not Home’
- ‘Extremist’
- ‘A Friend of Dorothy’
- ‘Jane Austen’s Period Drama’
- ‘Pantyhose’
- ‘The Pearl Comb’
- ‘Rock, Paper, Scissors’
- ‘The Singers’
- ‘Two People Exchanging Saliva’
Além do curta, o longa ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, e ‘Apocalipse nos trópicos’, também avançaram como finalistas ao Oscar.
É do Brasil! Variety aposta em indicação de ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura ao Oscar!
Produzido por uma equipe brasileira com ascendência asiática, o filme é o capítulo final de uma trilogia dirigida e escrita por André Hayato Saito, em parceria com a produtora MyMama Entertainment. A série de curtas também inclui ‘Kokoro to Kokoro – De Coração a Coração’ (2022) e ‘Vento Dourado’ (2023).
“A trama acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que vive um conflito de identidade. Enquanto rejeita as tradições de sua família e torce fervorosamente pela Seleção Brasileira na final da Copa do Mundo de 1998 contra a França, Erika sofre uma violência “invisível”, que a faz mergulhar em um mar doloroso de emoções e descobertas sobre pertencer a dois mundos”, diz a sinopse.