domingo, abril 28, 2024

Amazon Prime Video | As GRANDES Franquias do Cinema Disponíveis na plataforma

A sétima arte é feita de grandes filmes inesquecíveis, daquele tipo que os cinéfilos não cansam de assistir repetidas vezes e chegam até mesmo a decorar seus diálogos icônicos. Essa é a paixão inexplicável que nos move e nos fascina. Melhor ainda quando podemos repetir a experiência de nossos filmes favoritos a alongando para além de uma única produção. E como isso é possível? Bem, continuando a história em outro filme. São as chamadas sagas ou franquias. Embora ainda existam aqueles que torcem o nariz para continuações (sim, eles estão por aí), é inegável que algumas sequências se tornam tão memoráveis e queridas quantos os filmes originais. Fora isso, é inegável também o poder que uma boa trilogia, ou franquia, tem de cativar seus fãs.

Pensando nisso, resolvemos seguir com nossa série de dicas nos streamings mais famosos, olhando agora para as maiores franquias contidas na Amazon Prime Video – para os fãs se deliciarem. Confira abaixo.

De Volta para o Futuro

Começamos com a que é provavelmente a trilogia mais querida da história do cinema. Sim, eu sei que muitos irão contestar e até dizer que é heresia, tendo em mente a trilogia ‘O Poderoso Chefão’. Mas em matéria de diversão e entretenimento, ‘De Volta para o Futuro’ talvez só seja equiparada a ‘Indiana Jones’. O que você acha? É justamente por isso que elegemos ‘De Volta para o Futuro’ para inaugurar nossa matéria, sendo uma pedida indispensável na Amazon para ver e rever até cansar. Tudo começou em 1985, num filme que tinha tudo para dar errado, e quase deu. Os realizadores lutavam por um sucesso e chegaram a filmar muito do longa tendo Eric Stoltz como protagonista. Até que, de forma sem precedentes, pararam tudo e regravaram praticamente do zero com Michael J. Fox, que estava preso à série de TV ‘Caras e Caretas’. O resto é história.

007 – James Bond

A Amazon marcou um golaço quando comprou a MGM e adquiriu toda a sua filmografia de encher os olhos de qualquer cinéfilo. Assim, garantiu o direito de exclusividade, por exemplo, da franquia 007, a mais duradoura da história do cinema. São nada menos do que 25 filmes, ao longo de 61 anos. Muitos fãs atuais sequer estavam vivos, aliás a maioria não estava. Tudo começou em 1962 com ‘007 Contra o Satânico Dr. No’. De lá para cá foram seis intérpretes para o maior agente secreto da coroa britânica, James Bond, sendo o último o truculento Daniel Craig, recentemente aposentado após cinco filmes. Agora, enquanto esperamos um novo ator ser eleito para o papel, que tal relembrar aquele filme esquecido da franquia, ou melhor ainda, uma maratona com todos eles? São muitas eras, muitas modas e costumes, muitos carros com tecnologia de ponta, muitos apetrechos e, claro, muitos vilões e mulheres exuberantes. Esse é o charme da franquia que ditou tendência para o gênero.

Rocky

Outra franquia muito adorada que caiu no colo da Amazon quando a empresa adquiriu a MGM foi a saga do lutador da Filadélfia conhecido como garanhão italiano, Rocky Balboa – o papel que definiu a carreira do astro Sylvester Stallone. O ator escreveu o filme e lutou com unhas e dentes para conseguir protagonizar. É muito dito que a vida de Stallone ecoa a de seu personagem mais famoso. Ambos estavam por baixo até suas vidas se cruzarem, recebendo assim uma oportunidade de ouro para brilhar. Stallone era um ator desempregado, vendendo o almoço para comprar a janta. Até que decidiu escrever o roteiro que viria a se tornar um dos melhores filmes de todos os tempos. O drama de esporte sobre um boxeador fracassado, que recebe a chance de demonstrar seu valor e não a deixa escapar. ‘Rocky’ levou o Oscar de melhor filme em 1977, e gerou uma franquia de cinco filmes até 2006. Em 2015, Rocky e Stallone se tornariam coadjuvantes para uma nova franquia, o derivado Creed (também disponível no acervo da Amazon, é claro), que vai muito bem, obrigado, com o terceiro filme lançado este ano.

Inspetor Poirot

Não deixe de assistir:

Uma das novidades na filmoteca da Amazon é esta franquia clássica baseada nos livros da autora de suspense número 1 do mundo, Agatha Christie. Atualmente, os filmes dirigidos por Kenneth Branagh se tornam sucesso a cada nova investida, criando para as novas gerações o chamado ‘Agathaverso’, cuja ligação é a presença do próprio Branagh no papel principal do detetive mais brilhante da cultura pop, o bigodudo Hercule Poirot. Após o sucesso de ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ (2017), nem mesmo a pandemia conseguiu frear o sucesso de ‘Morte no Nilo’ (2022) – além da polêmica de um dos atores. Esse ano, o diretor lança ‘A Noite das Bruxas’, terceiro filme da nova saga de Poirot agora nas mãos da Disney / Fox. Voltando algumas décadas no passado, nos deparamos com a primeira grande investida no livro ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, ainda em 1974. Dirigido pelo icônico Sidney Lumet, o filme traz Albert Finney como Poirot, e um elenco mais que renomado, com as presenças de Sean Connery, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Anthony Perkins, Vanessa Redgrave e Jacqueline Bisset, por exemplo.

Na “continuação”, intitulada ‘Morte Sobre o Nilo’, de 1978, Peter Ustinov assume o papel de Poirot e o filme passa a ter direção de John Guillermin (de ‘Inferno na Torre’ e ‘King Kong’). O elenco consegue ser ainda melhor, com nomes como Bette Davis, David Niven, Mia Farrow, Angela Lansbury, Maggie Smith, Olivia Hussey e Lois Chiles. Agora é torcer para que a Amazon disponibilize também as outras investidas de Ustinov no personagem, nos filmes ‘Assassinato num Dia de Sol’ (1982) e ‘Encontro Marcado com a Morte’ (1988).

John Wick

Agora pulamos para uma franquia moderna, mas igualmente muito querida pela geração mais nova. O astro Keanu Reeves conseguiu reinventar sua carreira mais uma vez, ao dizer sim para o papel do matador de poucas palavras e muita ação. Infelizmente, a Amazon não disponibiliza todos os filmes da franquia em seu acervo. Quem sabe um dia? Por enquanto só os dois primeiros estão no catálogo, esperamos que em breve a plataforma possa lançar os dois últimos, incluindo o recente quarto filme, ‘Baba Yaga’. Tudo começou em 2014, quando criminosos russos cometeram o terrível erro de matar o filhotinho de cachorro que a falecida esposa do protagonista havia dado a ele, após invadirem sua casa, o espancarem o deixando para morrer, e roubarem seu carro.

O matador então tira suas armas concretadas do chão e parte numa vingança sem limites à família russa do crime. No segundo filme, de 2017, um criminoso italiano exige que John Wick pague uma dívida que tem com ele, e quando o protagonista se recusa, o vilão ardiloso coloca uma recompensa em sua cabeça. Essa caçada faz Wick se voltar contra a própria organização que o acolheu por muitos anos. Sim, é tiro, porrada e bomba até dizer chega.

Bill & Ted

Se você é fã de Keanu Reeves, mas prefere uma franquia mais amena e cômica para se divertir, então a Amazon também oferece o que você procura. Além de ‘John Wick’, a plataforma também disponibiliza em seu catálogo a trilogia completa de ‘Bill & Ted’. Tudo começou em 1989, com ‘Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica’, comédia adolescente amalucada que se tornou cult e virou o primeiro chamariz da carreira de Reeves. Ele e Alex Winter vivem dois jovens descerebrados e fanáticos por rock n roll – assim como todo adolescente da época. O sucesso que ‘De Volta para o Futuro’ fez, incentivou a criação de mais uma comédia sobre viagem no tempo. Aqui ao invés de um adolescente, tínhamos dois viajando no tempo. E ao invés de uma máquina do tempo em um DeLorean, temos uma máquina do tempo em uma cabine telefônica.

Antes mesmo da continuação de 1991, com ‘Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo’, a popularidade da dupla fez gerar uma série em desenho animado em 1990, dublada pelos próprios atores. A sequência no cinema foi ainda mais insana, com os protagonistas morrendo e encontrando com a morte, assim como em ‘O Sétimo Selo’ (1957), de Ingmar Bergman. Fora isso, a dupla é substituída por robôs. Em 2020, vinte e nove anos depois de sua última aparição em tela, a dupla, agora na meia idade, retornou para uma nova aventura, intitulada ‘Bill & Ted – Encare a Música’, numa trama que envolve também as filhas deles. A Amazon disponibiliza os três filmes.

Robocop

Hoje, a marca ‘Robocop’ anda meio apagada para as novas gerações. É preciso tirar do papel o quanto antes uma nova produção com o personagem, seja nos cinemas ou em alguma série, para que os mais novos conheçam esse icônico personagem dos anos 80. É claro que sempre teremos o filme original, uma verdadeira obra-prima do gênero, do diretor Paul Verhoeven, que combina violência extrema com crítica social de maneira perfeita. Aliás, o primeiro filme tinha o humor tão ácido, que funcionava também como sátira. Mas a verdade é que ‘Robocop’ é mesmo um baita filme de ação. Essa foi outra aquisição certeira da Amazon quando comprou a MGM – agora o estúdio precisa tirar do papel um novo projeto com o policial meio homem, meio máquina. A trilogia original está toda na plataforma, só faltou mesmo o subestimado remake do nosso José Padilha.

As Tartarugas Ninja

Essa é outra franquia que já teve diversas encarnações e este ano lança uma animação bem estilosa, a fim de revigorar os adolescentes ninja que são mutantes na forma de tartarugas humanoides. Quem cresceu nos anos 80 e 90 guarda com muito carinho os nomes de Leonardo, Rafael, Donatello e Michelangelo, os heróis de uma série de desenho animado que foi sensação – para dizer no mínimo. Foi justamente essa paixão dos fãs que impulsionou a New Line Cinema a tirar do papel o primeiro live-action deste universo, lançado em 1990. O clima aqui, no entanto, emulava o apresentado no ano anterior em ‘Batman’, de Tim Burton, que fez escola e se tornou fenômeno de bilheteria. Ou seja, ao contrário dos cartoons, o filme de ‘As Tartarugas Ninja’ era sombrio e violento, e falava sobre crianças cometendo crimes.

Os pais reclamaram, é claro, e assim a continuação de 1991 recebia um tratamento mais amigável e infantil, mas mesmo assim conseguiu manter viva a diversão das criaturas comedoras de pizza. Já o terceiro filme, bem, digamos apenas que serviu para enterrar essa encarnação da franquia com uma trama enfadonha sobre viagem no tempo para a era feudal do Japão, sem qualquer ligação com os personagens ou o que os fãs queriam ver. O pensamento é que foi só para poupar despesas mesmo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS