A atriz Amy Poehler, estrela de ‘Parks and Recreation’, recentemente fez duras críticas ao Oscar, condenando a Academia por ignorar as comédias na maior premiação do cinema.
Conforme a Variety, em conversa com o ator Benedict Cumberbatch, Poehler acusou a premiação de constantemente negligenciar filmes do gênero.
“Se você consegue fazer comédia, consegue fazer qualquer coisa. Eu realmente acredito nisso”, afirmou Cumberbatch, ao que Poehler respondeu: “Claro! Você não precisa me convencer, querido!”.
Ela então desabafou sobre a falta de reconhecimento: “Todo ano no Oscar, todo mundo da comédia é ignorado, e só os filmes sérios sobem lá para receber prêmio após prêmio. É um absurdo completo! Porque comédia não é fácil. E preciso dizer: tanto você quanto a Olivia [Colman] são capazes de fazer os dois”.
Embora o Oscar tenha começado a aceitar filmes com elementos cômicos nos últimos anos, as comédias puras, sem um tom dramático, continuam sendo deixadas de lado.
Um exemplo recente foi ‘Barbie’, de Greta Gerwig, que recebeu oito indicações, mas não levou o prêmio de Melhor Filme.
Gerwig e Margot Robbie, surpreendentemente, ficaram de fora das categorias de Melhor Direção e Melhor Atriz. Outros casos semelhantes incluem as comédias ‘Entre Facas e Segredos’ e ‘Missão Madrinha de Casamento’, que só receberam indicações de roteiro.
