InícioDestaqueAndor | Antes dos novos episódios, relembre a 1ª temporada da série...

Andor | Antes dos novos episódios, relembre a 1ª temporada da série estrelada por Diego Luna


A franquia sci-fi Star Wars é uma das mais conhecidas e prestigiadas da história do entretenimento – apesar de altos e baixos pelos quais a saga passou. E, dentro desse universo em constante expansão, a série Andor desponta como uma de suas melhores entradas e, sem sombra de dúvida, a melhor produção televisiva de uma jornada intergaláctica que ainda tem muito a nos contar.

A temporada de estreia da atração chegou ao catálogo do Disney+ em 2022 e, logo de cara, conquistou a crítica e os fãs ao redor do planeta através de uma narrativa mais madura, melancólica e política. É claro que o espectro crítico delineado por George Lucas há tantas décadas serviu de base para que inúmeras histórias ganhassem vida, mas nada foi feito com tanta paixão e tanto apreço quando esta obra estrelada por ninguém menos que Diego Luna em um dos melhores papéis de sua carreira. E, agora que o segundo ciclo está a dias de ser lançada na plataforma de streaming, é sempre bom relembrarmos os principais eventos dos episódios predecessores.



O enredo funciona como pré-sequência de Rogue One: Uma História Star Wars e acompanha Cassius Andor (Luna) antes de se tornar um dos membros mais poderosos e pragmáticos da aliança rebelde que luta contra a expansão autoritária e fascista do Império. Aqui, conhecemos suas origens no planeta Kenari e de que forma ele foi resgatado por dois saqueadores, Maarva (Fiona Shaw) e Clem (Gary Baadle), que esquadrinhavam uma nave abatida até cruzarem caminho com uma criança assustada e que provavelmente seria exterminada pelas forças imperiais, ao ser tomada como responsável pela morte de oficiais governamentais. Adotando-o e criando-o como filho, Cassius cresce como um ladrão e um autônomo caçador de recompensas que deseja apenas garantir a própria sobrevivência.

Porém, ao se encontrar com o misterioso Luthen Rael (Stellan Skarsgard), ele percebe que esse cliente em potencial, que lhe dará créditos o suficiente para recomeçar a vida longe dos olhos do Império e da vigilância em que está por estar ligado com a morte de dois funcionários, é na verdade um dos membros da resistência galáctica que, pouco a pouco, arquiteta um plano para desestabilizar seus algozes. A princípio averso e cínico para com a revolução, crente de que quaisquer esforços serão eventualmente subjugados, Andor aceita a missão que lhe é dada – manejar um cargueiro espacial que irá retirar um mês inteiro de salário dos oficiais – apenas com a promessa de uma grande quantia.

Mas, como bem sabemos, as coisas não permanecem na simplicidade que imaginamos: conforme a caçada por sua cabeça aumenta, Cassius percebe que pessoas que ama estão sendo ameaçadas – incluindo Maarva e a engenhosa mecânica Bix (Adria Arjona), uma antiga amiga e aliada que se vê presa nos planos perversos do Império. De maneira mais distante, a resistência em que Andor é jogado é financiada pela Senadora Mon Mothma (Genevieve O’Reilly), que finge prestar serviços ao Império, mas reúne informações e recursos aos rebeldes como forma de reviver uma democracia assassinada à queima-roupa e desmantelar as bases que estruturam um governo que chegou ao poder pelo medo, pelo pânico e pelo poderio militar.

A história não apenas narra o ponto de vista dos rebeldes e estende-se para antagonistas mortais que são materializados pela presença magnética de Denise Gough e Kyle Soller. Soller dá vida a Syril Karn, inspetor-adjunto que atua em Preox-Morlana, um conglomerado corporativo responsável por um setor comercial onde Cassius vive e se torna o “inimigo público número 1”. Karn trabalha para os serviços de segurança desse conglomerado e está determinado a capturar o protagonista após descobrir que ele matou dois funcionários da segurança da Pre-Mor no rochoso e avermelhado planeta conhecido como Ferrix. Syril sente uma extrema necessidade de impressionar e preencher um vazio em si mesmo – ou seja, ascender ao topo de qualquer área em que esteja (no caso, a restrição e o controle totais).

Gough, por sua vez, interpreta Dedra Meero, uma ambiciosa e estratégica supervisora que trabalha para a Agência de Segurança do Império sob as curtas rédeas do metódico e calculista Partagaz (Anton Lesser). Dedra tem uma intuição forte e é a primeira a perceber que grupos rebeldes estão se reunindo e ganhando forças ao perceber que ataques profusos, mas bem calculados, acontecem em pontos distantes do domínio imperial – e que a lança em uma missão de desafiar seus supervisores e provar que estava certa. Eventualmente, Syril e Dedra cruzam caminho em uma inesperada ação de empatia que fortalece seus laços e os prepara para o segundo ciclo.

Em meio a inúmeras reviravoltas, a ideia principal da temporada de estreia é mostrar que as múltiplas facções rebeldes não estão trabalhando juntas, e sim uma contra a outra como modo de demonstrar poder – esquecendo-se de quem é o verdadeiro inimigo e abrindo espaço para casualidades que fomentam ainda mais o desejo de vingança. Maarva, por exemplo, falece de uma doença física enquanto Cassius está preso em Narkina 5, onde conhece o impetuoso Kino Loy (Andy Serkis); em seu funeral, Maarva deixa uma mensagem holográfica para seus companheiros e conhecidos, mostrando que o roubo do cargueiro do qual seu filho participou deve ser usado como exemplo de combate às forças imperiais – e dando início a uma revolta civil que coloca subordinados do Império, incluindo Dedra e Syril, em perigo.

Mas isso não é tudo: após escapar da prisão de Narkina 5 e procurando expor o injusto sistema prisional do Império, Andor retorna para Ferrix para o funeral de Maarva, descobrindo que Bix foi capturada e torturada pela Agência de Segurança a fim de contar a seus algozes tudo o que sabia sobre Andor e o misterioso comprador que o aliou aos rebeldes. O que Cassius não imaginava é que estava caminhando direto para uma armadilha orquestrada por Dedra e a guarnição local – com a ideia de capturá-lo para mais informações sobre o plano dos rebeldes.

Porém, esse não foi o único obstáculo enfrentado pelo protagonista. Utilizando a emboscada do Império como cobertura, Luthen planeja o premeditado assassinato de Cassian, com medo de que, durante seu tempo na prisão, ele tenha se rebelado contra a resistência e possa, a qualquer momento, revelar segredos valiosos para os inimigos. É a partir daí que a mensagem de Maarva é exibida, dando início à revolta e abrindo brechas para que Cassian resgate Bix e a mande para um lugar longe de Ferrix, onde estará a salvo, e Syril salve Dedra. Em um último enfrentamento, Cassian revela que sabia das intenções de Luthen e lhe dá uma alternativa: matá-lo ou deixá-lo entrar, de vez, na luta da Aliança Rebelde contra o Império.

Lembrando que a próxima temporada de Andor estreia em 22 de abril.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS