Quem é que nunca ouviu falar sobre as teorias da conspiração sobre as mensagens subliminares sexuais escondidas nas animações da Disney?
Uma das imagens mais compartilhadas entre o público estaria presente em um suposto cartaz de ‘O Rei Leão‘, já que o focinho de Simba parece formar uma mulher seminua de costas.
Obviamente, a imagem é falsa, assim como tantas outras… É o que declarou o animador Tom Bancroft durante uma entrevista para o canal Corridor Crew.
Bancroft trabalhou em ‘O Rei Leão’ e ‘Mulan’ para a Disney e foi questionado sobre o assunto.
Em resposta, ele disse que:
“Às vezes acrescentamos algumas coisas em animações, mas todas elas são inocentes, são referência a outros filmes, nomes, personagens, mas nada obsceno. Essas teorias às quais todo mundo se apega são aquelas sobre mensagens sexuais, certo? Quase todas são falsas, e podemos falar sobre isso em outra hora.”
Bancroft acrescentou que a Fera, de ‘A Bela e a Fera‘ aparece como um brinquedo em ‘Aladdin’, em uma cena em que a câmera faz uma panorâmica de uma pilha de animais de brinquedo, que também inclui o cachorro de um dos animadores.
Mas por que Bancroft disse ‘quase todas‘?
Um caso bem documentado em que realmente havia algo intencionalmente ofensivo em um desenho animado da Disney foi ‘Bernardo e Bianca‘, de 1977.
A cerca de 38 minutos de filme, enquanto Bianca e Bernardo voam pela cidade em uma lata de sardinha, eles passam por uma janela, na qual uma mulher de topless pode ser vista ao fundo.
A Disney reconheceu o erro e recolheu milhões de cópias do filme em VHS no ano de 1999, mas porta-vozes do estúdio disseram que não foi um animador que pôs a imagem propositalmente, e sim alguém de uma empresa terceirizada durante a pós-produção.
A veracidade na fala do porta-voz foi confirmada, já que as cópias do filme pó-produzidas pela própria Disney não incluíam a imagem.
Confira a entrevista de Bancroft: